Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE PROJETO DE RECICLAGEM DE ÓLEO
15:38 Quarta-feira, 31 de Agosto de 2011

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, participou da cerimônia de lançamento do projeto “Recicle! Preserve o Rio Jiquiá”, durante a tarde desta terça-feira (30). O evento promovido pela Associação de Preservação do Meio Ambiente da Mustardinha (APMAM), em parceria com a Escola Municipal Antônio Brito Alves, localizada no bairro da Mustardinha, tem o apoio da Prefeitura do Recife e contou com a participação de mais de 400 alunos e professores do centro educacional. O lançamento aconteceu durante o encerramento da Feira Ambiental promovida pela instituição de ensino.

O projeto “Recicle! Preserve o Rio Jiquiá” tem o objetivo de reciclar o óleo que habitualmente é descartado nas pias de cozinhas ou restaurantes, transformando-o em sabão e sabonete. Com isso, além de evitar que o resíduo entupa os canos e canaletas da localidade, irá impedir que chegue até os canais que desembocam no Rio Jiquiá, preservando, dessa forma, o Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife tem como missão colocar a pauta da ciência e tecnologia como assunto do dia para todos os recifenses. É fazer com que o conhecimento científico, produzido e acumulado nas universidades e institutos de pesquisa, possa ser de fato utilizado na solução do problema do dia-dia da população. E nesse programa de reciclagem de óleo o conhecimento está sendo aplicado com ênfase em dois objetivos. O primeiro é o de conscientizar pessoas de que resíduos da produção de alimentos podem ser reaproveitados, gerando renda para a população. O segundo motivo, e mais nobre, é o cuidado com o Meio Ambiente”, comentou o secretário.

Kátia Veras, uma das idealizadoras do projeto e conselheira tutelar da Região Político-Administrativa 5 (RPA 5), explicou que uma das motivação para a realização do “Recicle! Preserve o Rio Jiquiá” foi a criação de uma atividade que ensinasse aos jovens a terem mais responsabilidade ambiental, tirando-os da ociosidade por meio de uma nova atividade econômica.

Wiliane de França, 12 anos, uma das estudantes que participará das oficinas que fazem parte do projeto, falou do seu interesse no “Recicle! Preserve o Rio Jiquiá”: “Estou fazendo parte do projeto porque desejo aprender mais sobre como preservar o Meio Ambiente”. A jovem comentou ainda que pretende dar continuidade ao trabalho de preservação por meio da reciclagem do óleo utilizado em cozinhas.

Para essa reciclagem de óleo de cozinha, será montada uma cooperativa com os 30 jovens, com faixa etária de 12 a 16 anos, cadastrados no Bolsa Família, que participarem das oficinas de Fabricação de sabão e sabonete, de Grafitagem e de História, Importância e Preservação do Canal do ABC e do Rio Jiquiá. Os cursos são gratuitos e acontecerão durante quatro meses na Escola Municipal Antônio Brito Alves e no Centro Social Urbano da Mustardinha. Os artigos de limpeza ficarão expostos nos pontos comerciais do bairro da Mustardinha que apoiam a iniciativa.

 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife realiza inscrições para cursos de qualificação profissional
- Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- O Teste
- Prefeitura do Recife entrega a escolas municipais kits para análise do pH da água
- Prefeitura do Recife distribui kits para análise da água nas escolas municipais
- PCR entrega certificados aos concluintes de curso sobre empreendedorismo
- Prefeitura do Recife apoia projeto de reciclagem de óleo
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa da V Conferência da Mulher
- Prefeitura realiza reunião para definir indicadores que serão incluídos no Observatório do Trabalho
- Prefeitura inicia ações da Semana do Empreendedor de Casa Amarela
- Prefeitura do Recife promove a Semana do Empreendedor em Casa Amarela
- Prefeitura do Recife participa do 38º CONAP
- Prefeitura do Recife patrocina o 38º CONAP
- Secretário de Desenvolvimento Econômico visita Centro Público de Caranguejo Tabaiares
- Secretário de Ciência e Tecnologia visita o Centro de Recondicionamento de Computadores
- Prefeitura do Recife promove curso destinado aos empreendedores do Município
- Banco do Povo levou informações sobre créditos aos empreendedores de Beberibe
- Banco do Povo Volante chega ao bairro de Beberibe
- Prefeitura do Recife promove concurso de vídeo em celular para estudantes da rede municipal
- Prefeitura do Recife participa do Encontro SEBRAE de Negócios


Enviar    Imprimir