Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

ÓRGÃO E SECRETARIAS


Direitos Humanos e Segurança Cidadã - Através da Gerencia de Livre Orientação Sexual – GLOS, coordenará a atividade junto com as outras secretarias e órgãos municipais, alem de trabalhar durante toda a organização da Parada. Também será divulgada a campanha Recife Sem Homofobia, com encaminhamento de uma carta a os moradores e às Redes Hoteleiras onde o ato percorrerá, no bairro de Boa Viagem. Por intermédio da Diretoria de Segurança Cidadã, também apoiará o manifesto com o Ônibus da Cidadania, levando serviços referentes ao desenvolvimento econômico sustentável e serviço de orientação a violação dos Direitos Humanos para a cidadania LGBT no âmbito de Recife. A Secretaria também contribuirá com materiais gráficos, faixas, camisetas e água.

Mulher - Num estande localizado no Segundo Jardim de Boa Viagem, a Secretaria Especial da Mulher, em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, marca presença na 10ª Parada da Diversidade de Pernambuco realizando uma pesquisa para obter o perfil das mulheres lésbicas da cidade do Recife. Serão avaliadas questões como a profissão e a naturalidade, se são vítimas de violência e se conhecem a Lei Maria da Penha. O resultado da pesquisa será divulgado em março do próximo ano, durante o Seminário de Mulheres Lésbicas. A Secretaria Especial da Mulher pretende viabilizar políticas sugeridas pelo próprio segmento.

Cultura – A Secretaria de Cultura, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), é responsável pela contratação dos artistas locais que animam o evento e por toda estrutura de palco, luz e produção. São 50 profissionais trabalhando na 10ª Parada da Diversidade de Pernambuco. A partir das 9h, na Pracinha de Boa Viagem, uma orquestra formada só por mulheres, a Lourdinha Nóbrega, fará a animação do público antes da saída dos trios. Já no Parque Dona Lindu, a concentração contará com apresentações da banda Swing do Pará e cantoras da noite LGBT como Fabiola Alves, Lia Morais, Michele Monteiro, Andréa Luiza. Também haverá apresentações de Drag Queens como Kira Simon, Ashlei Fly, Lohane Fly, Kayla Fly e Rita Pavone. A cantora Wanessa Camargo sobe ao palco a partir das 12h. A saída dos dez trios elétricos e da Frevioca está prevista para as 13h, do Parque Dona Lindu. A caminhada segue até a Padaria Boa Viagem. A novidade deste ano é o cortejo de abertura com grupos de cultura popular: orquestra de frevo do Clube Seu Malaquias, passistas campeões de Pernambuco, bonecos gigantes, pernas de pau, escola de samba Galeria do Ritmo, Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte e Maracatu de Baque Virado Leão da Campina. Serão disponibilizados 40 banheiros químicos: 12 no Parque Dona Lindu e 28 ao longo da Avenida Boa Viagem.

Turismo - Durante a edição 2011 da Parada da Diversidade, a Secretaria de Turismo do Recife realizará pesquisa de opinião quantitativa sobre o perfil do público. No levantamento, serão analisados dados como local de origem, idade, grau de instrução e renda familiar. Serão aplicados 500 questionários. Além disso, serão questionados a motivação, o tempo de permanência, o tipo de hospedagem e o meio de transporte utilizado. O mercado LGBT movimenta R$ 150 bilhões por ano no Brasil e o público é conhecido por viajar uma média de quatro vezes ao ano.
Saúde - Cerca de 60 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife atuarão diretamente no evento. Estarão presentes principalmente profissionais da Coordenadoria de DST/Aids e Hepatites Virais e do Mais Vida, programa de redução de danos pelo consumo de álcool, fumo e outras drogas. Os técnicos atuarão tanto na distribuição de itens como preservativos e sachês de gel lubrificante e na entrega de material educativo. As equipes também encenarão esquetes teatrais sobre uso de entorpecentes. Toda a mobilização será acompanhada por um trio elétrico, animado por um DJ, que animará o público e repassará informações sobre assuntos como prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, Aids e hepatites virais. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará de prontidão pelo fone 192.

Geraldão – A diretoria de Lazer e Cidadania do Geraldão irá promover a Tarde de Lazer sem Homofobia. A programação começa às 14h do sábado (17) com a realização de oficinas de vôlei, skate, dança, jogos populares, circo, percussão e a intervenção de educadores de teatro dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL). Ainda haverá apresentações culturais e um aulão de dança.

Juventude – No domingo (18), durante a Parada da Diversidade, uma equipe da Secretaria de Juventude do Recife fará a distribuição de material educativo.

Assistência Social – A Secretaria de Assistência Social estará presente disponibilizando uma equipe para fotografar e garantir o vídeo de toda a 10ª Parada da Diversidade de Pernambuco.

Dircon - A Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) também atuará durante a Parada da Diversidade, em Boa Viagem. A partir das 8h, 177 servidores, entre fiscais e homens da Gerência de Apreensão – GEAP, estarão a postos para garantir o controle da ocupação do espaço de todo o desfile. A Dircon fará o controle do comércio informal, a fiscalização da publicidade irregular, o licenciamento dos equipamentos que serão utilizados durante a parada e na liberação do uso do solo. Os fiscais permanecerão na Avenida Boa Viagem até o final do desfile, por volta das 17h.

CTTU – Mais de 200 agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) irão fiscalizar o trânsito e organizar a circulação de veículos durante todo o trajeto da 10ª Parada da Diversidade. Os agentes de trânsito irão trabalhar divididos em turnos, das 6h até as 22h.

Matérias Relacionadas
- Habitacional recebe oficinas de Direitos Humanos e de Convivência Segura e Feliz
- PCR promove Plenária Temática de Negros e Negras
- Prefeitura realiza Plenária Temática LGBT
- Plenária Temática do OP elegerá ações prioritárias LGBT nesta sexta-feira (26)
- Projeto Juventude Digital inicia novas turmas
- Prefeitura do Recife participa do lançamento do Comitê de Memória, Verdade e Justiça
- PCR realiza plenária da pessoa com deficiência
- Prefeitura do Recife realiza Semana da Anistia de Pernambuco
- Seminário Estatuto da Igualdade Racial e o Plano Plurianual acontece no Recife
- Prefeitura do Recife apoia oficina para discussão da Igualdade Racial
- Jovens expõem suas criações na 2ª Conferência Municipal de Juventude
- Prefeitura do Recife participa do Encontro Nacional de Gestores da Política da Pessoa Com Deficiência
- Recife participa da 3ª Reunião Nacional sobre as Guardas Municipais
- Gestores da PCR participam de oficinas sobre Adolescentes em Situação de Exploração Sexual
- Integrantes do projeto Juventude Digital participarão de passeio pelos rios do Recife
- Prefeitura do Recife concorre ao Selo Pró-equidade de Gênero e Raça
- Prefeitura do Recife realiza palestra de abertura na XV Semana Jurídica de Petrópolis - RJ
- Pré-Conferência irá eleger delegados para a 2ª Conferência Municipal da Livre Orientação Sexual
- Prefeitura participa da discussão sobre campanha de reconhecimento voluntário de paternidade
- Alunos da RPA-1 recebem certificados de conclusão


Enviar    Imprimir