Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

NANÁ VASCONCELOS INICIA MARATONA DE ENSAIOS PARA ABERTURA DO CARNAVAL MULTICULTURAL DO RECIFE
15:49 Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2012

A primeira agremiação a receber o percussionista para o ensaio dos batuqueiros foi o maracatu Encanto da Alegria que há 10 anos participa do show de abertura do Carnaval
O grupo de maracatu Encanto da Alegria, oriundo do bairro da Mangabeira, Zona Norte do Recife, teve o privilégio de receber o músico pernambucano Naná Vasconcelos, na noite desta quinta-feira (19), durante o primeiro ensaio de preparação para a tradicional abertura do Carnaval Multicultural do Recife. O encontro aconteceu no Mangabeira Futebol Clube e contou com a participação efusiva  da comunidade. Ao todo, Vasconcelos fará 10 encontros com 10 nações diferentes de maracatu de baque virado, que deverão estar afinados para o dia 17 de fevereiro, quando farão um cortejo pelas ruas do Bairro do Recife anunciando a chegada do Carnaval.

Contabilizando as 10 nações com todos os seus integrantes são cerca de 500 a 600 músicos. Para Naná Vasconcelos, a experiência de tocar com tanta gente junta é muito reveladora da generosidade do povo pernambucano. “Imagine você pegar essa quantidade de nações e torná-las uma só nação por um dia. Fazê-las abrirem mão de suas peculiaridades. Você faz isso no Rio de Janeiro? Consegue botar as escolas de samba para saírem juntas? Não consegue, é impossível. Isso só acontece aqui no Recife”, afirmou o percussionista, enaltecendo a diversidade cultural do nosso povo. O importante para o regente dos batuqueiros é tão óbvio quanto poético: “a ideia aqui é celebrar as diferenças e exaltar as similaridades”

O salão do Mangabeira Futebol Clube ficou cheio para receber o peso das alfaias do maracatu do Encanto da Alegria. O rugido podia ser ouvido de longe, mas era dentro do antigo clube de futebol e atual clube de dança, que o ritmo afro-brasileiro convidava o público a cair no passo. Entre um ajuste e outro dos batuqueiros com Naná Vasconcelos, as pessoas iam se soltando. O servente de obra, Jalison José da Silva, era um dos mais animados da noite. “O Carnaval começou, agora ninguém me segura. Isso aqui é energia, é a força da tradição”, afirmou com entusiasmo.

O maracatu Encanto da Alegria é um Ponto de Cultura da cidade e promove diversas atividades de inclusão social na comunidade. São oficinas de percussão, bordado, adornos típicos do maracatu e confecção de alfaias. Segundo o presidente da agremiação, Clóvis Cosme dos Santos, os jovens aguardam ansiosos o momento de participar da abertura do Carnaval. “Há 10 anos fazemos parte do grupo especial que faz a abertura do Carnaval com Naná. Para nossos músicos é a hora de aprender com ele e de se realizar tocando”, afirmou o gestor do grupo.

Este foi o primeiro de 10 encontros, que também acontecerão na Rua da Moeda e no Marco Zero, no Bairro do Recife, com a participação de convidados como afoxés, escolas de samba e caboclinhos. Além do maracatu Encanto da Alegria, farão parte do cortejo de abertura do Carnaval as nações de maracatu Aurora Africana, Encanto do Pina, Leão da Campina, Oxum Mirim, Raízes de Pai Adão, Estrela Brilhante Porto Rico, Cambinda Estrela e Gato Preto. Os ensaios com Naná Vasconcelos são gratuitos.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Carnaval do Recife inspira obras e dita moda
- Naná Vasconcelos realiza ensaio na sede do maracatu Encanto da Alegria
- Prefeitura do Recife inicia credenciamento da imprensa para cobertura do Carnaval
- Pré Amp divulga bandas que disputam vaga na final
- Teatro é opção para o fim de semana
- Primeira Terça Negra do ano tem atração nacional
- Escola de Frevo oferece Oficinas de Maquiagem
- Rodas de frevo esquentam recifenses e turistas para o Carnaval
- Museus do Recife oferecem atividades lúdicas e oficinas para crianças e adultos nas férias
- Conselho da Juventude realiza primeira Escuta de Carnaval com a Fundação de Cultura do Recife
- PCR inscreve candidatos ao título de Rei e Rainha do Carnaval 2012
- Fundação de Cultura oferece oficina circense
- Primeiro ensaio de Naná Vasconcelos e batuqueiros dá largada para Carnaval do Recife
- Queima da lapinha marca encerramento do ciclo natalino do Recife
- Cenografia natalina do Recife começa ser retirada neste sábado (07)
- Prefeitura do Recife apoia a palestra sobre astrologia Stellium 2012
- Teatros Municipais recebem o Janeiro de Grandes Espetáculos
- Exposição sobre Oscar Niemeyer é uma ótima opção de passeio nas férias
- Naná Vasconcelos comanda primeiro ensaio do Carnaval do Recife
- Começam inscrições para o Sistema de Incentivo à Cultura 2012


Enviar    Imprimir