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Educação, Esporte e Lazer

PROFESSORES DO PROJETO TECENDO O SABER CONCLUEM FORMAÇÃO CONTINUADA

Para muitos adolescentes, jovens e adultos que não puderam dar continuidade à sua formação educacional, programas como o Educação de Jovens e Adultos (EJA), que oferece formação do ensino fundamental no turno da noite, é um estímulo imprescindível na retomada do processo de aprendizado. Desde maio do ano passado, o projeto Tecendo o Saber foi implementado em algumas dessas turmas, levando um conhecimento de forma diferenciada aos quase 600 alunos atendidos.

O projeto é resultado de um convênio firmado entre a Fundação Roberto Marinho, Fundação Vale do Rio Doce, Ministério da Educação e no Recife e implementado em algumas escolas do Recife pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

Próximo ao encerramento do último módulo, em maio, os educadores envolvidos participaram na noite desta sexta-feira (11), da quarta e última etapa da formação continuada, iniciada em agosto de 2007 e voltada ao aprimoramento das didáticas implementadas em sala de aula. Os encontros aconteceram no auditório da Escola Estadual Sizenando Silveira (IEP), no centro do Recife, desde a última segunda-feira (7) com a participação de 29 educadores das 27 escolas participantes.

Coordenado pela Gerência de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, o projeto Tecendo o Saber é um estímulo para muitos professores, como Regina Ana da Silva, que vê sua própria história refletida em muitos de seus alunos. Para ela, o processo de alfabetização ocorreu apenas aos 16 anos, em meados da década de 70, quando saiu do sítio de seus pais, no agreste do Estado, para as salas de aula, através de um programa de aprendizado voltado para jovens e adultos na mesma situação. “Programamos as atividades aplicadas em sala de aula para a realidade dos alunos, que trabalhando em grupo se envolvem mais e o resultado é um interesse maior pelas aulas”, comentou a pedagoga, que trabalha com uma turma de 20 alunos na Escola Municipal Karla Patrícia, no bairro de Boa Viagem.

As salas de aula funcional em regime de tele-salas, com a aplicação de apostilas, elaboradas para os quatro módulos do projeto, além da exibição de alguns vídeos, que abrangem todas as disciplinas previstas para o ensino fundamental. A proposta pedagógica se baseia no pensamento e na teoria de Paulo Freire, numa perspectiva de valorização da história de alunos e professores, incentivando o diálogo e a problematização na construção coletiva do conhecimento.

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