Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DO RECIFE

O prefeito João Paulo Lima e Silva recebe, nesta quinta-feira (22), às 10h, o título de cidadão do Recife em sessão solene na Câmara de Vereadores. A comenda foi outorgada pelo decreto legislativo nº 324/06 do presidente da Casa, Josenildo Sinésio. João Paulo, responsável pela gestão da capital pernambucana há quase oito anos, nasceu em Olinda.

A cerimônia será aberta com a apresentação do espetáculo “Poetas do Recife” – nome do ano letivo de 2008 da rede de ensino da cidade. Nesse momento, 13 animadores culturais contarão, em forma de música e teatro, trechos de obras de 10 nomes expressivos da poesia de Pernambuco. Os textos, que estão sendo estudados nas salas de aula, fazem parte do projeto “Circuito da Poesia”. Antes da entrega da medalha, haverá a exibição de um vídeo sobre a trajetória política do prefeito, que também será saudado com um arranjo especial do hino nacional brasileiro – concebido pelo maestro Ademir Araújo -, além de homenagens de poetas.

Consta ainda da programação a apresentação conjunta dos maestros Spok e Forró, num duo de sax e trompete, e leitura de um texto do escritor Raimundo Carreiro pela atriz Geninha Rosa Borges e pelo próprio autor. Após a condecoração, o cantor Claudionor Germano cantará o Hino do Recife, com acompanhamento da orquestra de Ademir Araújo.

“Essa homenagem é fruto do trabalho que João Paulo tem prestado a esta cidade. Desde sua vida sindical, antes de ser político partidário, ele já buscava melhores condições de vida para a população”, afirmou Josenildo Sinésio. O presidente da Câmara ressaltou que a gestão do prefeito voltou o olhar para todos os recifenses. “Ele enfrentou problemas vivenciados pelos moradores de palafitas e dos morros, modificando, qualitativamente, a vida dessas pessoas.”

Além do vereador Josenildo Sinésio, devem estar presentes na sessão solene, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o presidente da Assembléia Legislativa, Guilherme Uchôa; o primeiro-secretário da Câmara Municipal, vereador João Arraes; presidentes de tribunais e outros parlamentares do Estado.

Serviço:
Local - Plenário da Casa José Mariano, da Câmara Municipal do Recife;
Endereço - Rua Princesa Isabel, nº 410, Boa Vista;
Data – 22 de maio;
Horário - 10h.

Roteiro do espetáculo “Poetas do Recife”:
1- Música/percussão – início da apresentação com texto falando sobre os poetas do recife e a Rede Municipal de Ensino;
2- Declamação de trechos de obras de Manuel Bandeira (Café com Pão), Luiz Gonzaga (Mas Doutor uma Esmola), João Cabral de Melo Neto (O Rio), Chico Science (pout-pourri de músicas), Joaquim Cardozo (Recife de Outubro), Carlos Pena Filho (Na Avenida Guararapes), Solano Trindade (Sou negro e Eita Negro), Antônio Maria (trilogia de sua obra), Ascenso Ferreira (Loanda, Loanda onde Estou), Capiba – músicas Madeira do Rosarinho e De Chapéu de Sol Aberto pelas Ruas.

João Paulo Lima e Silva: Uma História de Lutas e Vitórias

João Paulo Lima e Silva, 55 anos, primeiro prefeito reeleito da história do Recife, nasceu em Olinda, na família do cobrador de ônibus Manoel Messias Lima e Silva e da dona-de-casa Maria de Lourdes Lima e Silva, já falecidos. É casado com Luzia Jeanne com quem tem três filhos: João Paulo Filho, Helder, Pedro, e uma neta, Ana. Tem formação técnica em Edificações e Mecânica (pela Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães – Etepam) e cursa Economia na Faculdade Boa Viagem.

Na vida e na política, João Paulo trilhou uma trajetória de luta pelos ideais socialistas de um mundo mais justo e solidário. Sua atuação começou na época da ditadura militar, engajando-se nos movimentos sociais como a Juventude Católica Operária (JOC) e, posteriormente, a Ação Católica Operária (ACO). No bairro do Ibura, onde construiu parte da sua história de luta, foi presidente da Associação de Moradores.

Em 1978, João Paulo foi incentivado pelo mestre Paulo Freire, recebendo uma bolsa de estudos pelo Centro de Estudos da América Latina. Ele participou de cursos de capacitação em Política Sindical na França, Itália, Bélgica, Espanha e em Portugal. Na volta ao Brasil, João Paulo se engajou no movimento sindical, na época em grande efervescência política com as manifestações do ABC Paulista, e se filiou ao Partido Comunista Revolucionário (PCR).

Sua forte atuação no movimento sindical, inicialmente organizando a oposição metalúrgica e, depois, como membro da diretoria do Sindicato da categoria, o conduziu à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, que, na época, chegou a contar com 10 mil filiados. João Paulo foi o primeiro presidente da Central Única dos Trabalhadores no Estado, além de ser um dos fundadores da CUT nacional.

Em 1979, João Paulo ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores no Estado. Em 1988, é eleito o primeiro vereador do PT no Recife, com 2.723 votos. Dois anos depois, ele conquistou o mandato de deputado estadual, com 11 mil votos. Nessa legislatura, João Paulo passa por um dos momentos mais difíceis da sua vida. Em solidariedade a luta pela posse da terra dos moradores de Sítio Grande, entra em conflito com a Polícia e tem três costelas quebradas e um dos pulmões perfurado. Ele se recupera e, em 1992, disputa sua primeira eleição para o executivo, candidatando-se a prefeito de Jaboatão dos Guararapes.

Em 1994 ele sai das urnas como o deputado estadual mais votado da história de Pernambuco, com cerca de 50 mil votos. Em 1996, foi candidato a prefeito do Recife, ficando em terceiro lugar na disputa. Dois anos depois, disputa uma nova vaga no legislativo estadual, sendo, novamente, o candidato mais votado de Pernambuco, ultrapassando os 50 mil votos. Na Casa José Mariano, teve destacada atuação como presidente da Comissão de Defesa da Cidadania.

Nas eleições municipais de 2000, João Paulo é o candidato da Frente de Esquerda do Recife, tendo como seu vice, o médico Luciano Siqueira (PCdoB). Numa disputa muito acirrada, João Paulo é eleito, no segundo turno, tornando-se o primeiro prefeito operário da história do Recife, com 382 mil 988 votos. Em 2004, candidata-se novamente e vence no primeiro turno, com 56,11% dos votos válidos (458 mil 846 votos), sendo vitorioso em todas as zonas eleitorais da cidade. A eleição torna-se um marco na cidade com a primeira reeleição de um prefeito na história do Recife.

A trajetória do prefeito João Paulo também é marcada pela sua eleição para a presidência da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em 2005, entidade que congrega prefeituras de todo o Brasil. Em 2007, ele é reeleito para o cargo, durante a 49ª Reunião Geral da FNP, que aconteceu em março daquele ano, no Recife. A nova diretoria tem mandato de 2 anos. À frente da FNP, João Paulo tem uma atuação destacada na condução da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e na articulação e defesa dos interesses municipais junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.


Matérias Relacionadas
- Prefeito participa da avaliação do Plano de Educação em Brasília
- Prefeito anuncia mais investimentos e entrega novo trecho da Orla
- João Paulo recebe diretores do BNDES
- Grupo Wal-Mart apresenta projeto social para a Bomba do Hemetério
- João Paulo anuncia restauração do Parque das Esculturas de Francisco Brennand


Enviar    Imprimir