Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITO ACOMPANHA FESTAS EM PÓLOS DE SÃO JOÃO

O prefeito João Paulo acompanhou de perto os festejos juninos nessa segunda-feira (23). Primeiro, foi ao Pólo Arsenal e em seguida, ao Sítio Trindade. Acompanharam o prefeito o secretário de Cultura, Roberto Peixe, a secretária de Gestão Estratégica e Comunicação, Lygia Falcão, o presidente da Fundação de Cultura, Fernando Duarte, o vereador Jurandir Liberal e o ex-secretário de planejamento, João da Costa.

O Pólo Arsenal, o prefeito assistiu a parte do show de Biliu de Campina próximo ao palco. O artista agradeceu ao prefeito o resgate da cultura popular no São João. “A iniciativa deve ser seguida em todo o Nordeste”, disse Biliu no palco. No final do show, o artista presenteou o prefeito com CDs autorais.

Em seguida, o prefeito foi convidado por Silvério Pessoa para tocar ganzá em uma das músicas do show – Nas Terras da Gente. A música retrata memórias, histórias e lugares do Recife.

Depois do Arsenal, o prefeito João Paulo foi para o Sítio Trindade. Acompanhou parte do show de Caju e Castanha e visitou o espaço do Sítio. No parque de diversões, brincou na barraca de tiro ao alvo e comeu pipoca. Também cumprimentou algumas pessoas que estavam acompanhando a festa.

Logo após, foi até o camarim cumprimentar os artistas. Com Santanna, participou da oração dos músicos antes de entrar no palco. “Estou feliz em participar desse São João, que ainda não é o maior, mas é o melhor do mundo. Foi preciso muita coragem política para não se render aos apelos da mídia e mostrar ao povo a cultura popular. É uma festa para toda a família. O slogan – Recife tem São João e valoriza a tradição – tem que ser mantido”, disse Santanna.

Para o prefeito João Paulo, a festa está consolidada. “Valeu o esforço de oito anos de gestão e ter conseguido trazer de volta os festejos juninos para a cidade. Recife já é uma nova capital do forró, principalmente devido a descentralização da festa. Hoje, o modelo já está sendo copiado por outras cidades de Pernambuco e do Nordeste”, declarou o prefeito.

A Prefeitura soube resgatar e valorizar uma cultura que estava se perdendo. A festa de São João já era feita pelas famílias em pequenas proporções. Conseguimos fazer com que a brincadeira ficasse mais gostosa”, completou a secretária Lygia Falcão.

Nesta quarta-feira (24), o prefeito João Paulo não participa dos festejos juninos. Estará em Brasília assinando dois convênios com o Governo Federal: um no valor de R$ 67 milhões, para obras de saneamento e habitação da segunda etapa da Via Mangue, e outro no valor de R$ 47 milhões, para obras de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Matérias Relacionadas
- Rap e embolada na mistura de ritmos do Arraial do Sítio
- Ciranda de Lia de Itamaracá dita ritmo no Sitio da Trindade
- Arraial do Sitio Trindade recebe Santanna
- Cascabulho e Genaro e Walkíria levantam público no Arraial do Sítio
- Passos e Forró Afiado animam público do Sítio
- Feirinhas do Prodarte movimentam Arraial do Sítio Trindade
- Trios de Forró e banda junina iniciam a festa do Arraial Sítio da Trindade
- PCR realiza serviços no Sítio da Trindade
- Marchinhas e baiões são destaque no Sítio
- Circo Rataplan diverte a criançada
- Quadrilhas infantis no Sítio da Trindade
- Maciel Melo agita a Arraial do Arsenal neste domingo
- Domingo de festa no Arsenal do Forró atrai grande público
- Praça do Arsenal é palco para a magia do mamulengo
- Muito forró encerra programação do domingo no Pátio
- Prefeitura distribui 800 camisinhas no Arraial do Pátio de São Pedro
- Arraial do Pátio de São Pedro recebe Manga Rosa e Toinho Vanderley
- Lene Rodrigues e Trio Cangaceiro do Nordeste animam Arraial do Pátio
- Prefeito João Paulo prestigia Arraial do Sítio da Trindade
- Silvério Pessoa levanta público no Sítio da Trindade


Enviar    Imprimir