Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PESCADORES DE BRASÍLIA TEIMOSA E PINA REALIZAM PROCISSÃO DE SÃO PEDRO

Centenas de pessoas participaram no último domingo (29), da Procissão de São Pedro da Colônia de Pescadores Z-1 do Pina. A programação de celebrações em torno do padroeiro dos pescadores iniciou ainda pela manhã, com uma salva de tiros fogos de artifício e, às 8h, uma missa campal na Igreja Coração Imaculado de Maria. Às 14h15, o andor com a imagem de São Pedro deixou a pequena capela, localizada dentro da Colônia Z-1 de Brasília Teimosa, e percorreu de carro as principais ruas do bairro até chegar à Vila Moacir. Assim que saiu do santuário, onde permanece durante todo ano, o santo foi bastante aplaudido pelos pescadores, moradores e fieis que acompanhavam o evento.

Para o pescador Ediniz Nunes, atual presidente da Colônia Z-1 de Brasília Teimosa, a procissão é um momento para os profissionais, que tiram o sustento do mar, têm para renovar a fé. “É uma oportunidade de fazer seus pedidos, depositando muita fé, pois as suplicas são sempre atendida”, disse. Segundo religioso da paróquia, frei Severino Berlamino, “São Pedro representa a devoção popular na vida da Igreja Católica”.

Dona Maria Severina da Silva, de 75 anos, participa há 38 das celebrações de São Pedro em Brasília Teimosa. Cabe a dona Maria e as outras senhoras pertencente ao apostolado Sagrado Coração de Jesus, a função de preservar a imagem do santo e de enfeitá-lo para o grande dia da procissão. “São Pedro, além de ser padroeiro dos pescadores também protege toda nossa comunidade”, afirmou.

Após cerca de três quilômetros de caminhada pelo bairro, o andor chegou até a segunda parte da procissão, quando a imagem foi colocada num barco e seguiu por mar até o Armazém 3 do Porto do Recife. O embarque do santo padroeiro dos pescadores foi marcado pela emoção dos participantes com muitas palmas, fogos e orações. Mais de 30 embarcações acompanharam o trajeto marítimo. Ao retornarem para terra, a procissão voltou até a capela da Colônia Z-1.

No palco montado no bairro pela Prefeitura do Recife, as festividades em torno de São Pedro continuaram por toda a noite. Apresentaram-se no espaço, vários grupos de dança da comunidade como: Grupo de Danças Pra Pular e Grupo de Idosas As Sereias, além de atrações de forró, ciranda, coco, entre outras.

Histórico - A Procissão de São Pedro no Recife tem mais de 50 anos. Segundo os pescadores, a celebração iniciou quanto um pescador chamado Assis, assistiu a mesma homenagem ao santo no Rio de Janeiro e resolveu trazer a tradição para Pernambuco. Nos primeiros anos, a reverência a São Pedro era feita numa jangada.

Matérias Relacionadas
- Confira a programação dos teatros municipais para esta semana
- Fundação de Cultura lança coletânea de contos juninos
- Último ensaio geral do Quadrilhão Junino – 2008 acontece neste sábado
- Forró rola solto nos arraiais do São João do Recife neste sábado
- Banda Sinfônica se apresenta no edifício-sede da Prefeitura
- Confira a programação dos teatros municipais para esta semana
- Concurso de Música Carnavalesca abre inscrições
- Banda Sinfônica realiza seu terceiro concerto oficial de 2008
- Meio ambiente em discussão no palco do Educação para o Teatro
- Leitores assistem filmes nas bibliotecas municipais
- Festival de Dança inscreve até o dia 20
- Pianista comemora 80 anos em concerto com a Sinfônica nesta quarta
- Terça Negra realiza última edição de junho
- Cinema do Parque recebe 3º Festival do Audiovisual Ação Mulher
- Espetáculo reúne mestres de pífanos e mamulengos
- Culinária Afro-Brasileira em exposição no Museu da Cidade
- Prefeitura do Recife apóia a Marcha para Jesus 2008
- Sítio Trindade tem programação para o público infantil neste domingo
- Projeto O Solo do Outro inscreve até dia 20 deste mês
- São João leva forró aos arraiais do Recife nesta quinta-feira


Enviar    Imprimir