Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

CONEXÃO 17 LEVA CULTURA E LAZER PARA 5 MIL PROFESSORES MUNICIPAIS

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife promove, nesta quinta-feira (17), um grande evento cultural envolvendo os 5 mil docentes da rede de ensino - professores, dirigentes e vice-dirigentes de escolas, coordenadores pedagógicos e coordenadores de creches. Realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Conexão 17 – Ano III vai ocupar, das 13h às 17h, os principais espaços culturais da cidade, a exemplo dos teatros, museus e cinemas municipais, além de auditórios e institutos privados.

O circuito cultural da Conexão 17, dentro do Ano Letivo 2008 – Poetas do Recife destacará o poeta recifense Solano Trindade, que se estivesse vivo completaria 100 anos no próximo dia 24. Solano é um dos 12 poetas homenageados pela Prefeitura do Recife com esculturas de tamanho natural, dentro do circuito dos poetas recifenses. Ele terá a inserção de seus poemas em todos os 17 eventos previstos.

“Realizada pela terceira vez consecutiva, a Conexão 17 vai marcar a abertura da Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino, no segundo semestre do Ano Letivo Poetas do Recife”, explica a secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Maria Luiza Aléssio. Segundo ela, o principal objetivo do evento “é inserir os profissionais da rede na vida cultural da cidade, destacando a cultura como elemento essencial para compor os trabalhos docentes”.

Programação - A programação terá início às 13h no cinema da Fundaj/Derby, com a exibição do filme “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, indicado para representar o País no Oscar 2008, como melhor filme estrangeiro. Às 14h, começa o circuito dos museus, com visitações simultâneas aos equipamentos Murillo La Greca, no Parnamirim; Cidade do Recife, no Forte das 5 Pontas; Ricardo Brennand, na Várzea; Museu do Estado, no bairro das Graças; e de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam, na Boa Vista. Nesse circuito, os professores também vão percorrer centros culturais Benfica e Banco Real, no Centro, além da Casa do Carnaval, Museu Luiz Gonzaga e a filial do Mamam, todos no Pátio de São Pedro, em Santo Antonio.

Às 15h, será a vez das apresentações de teatro, música, dança e literatura, que terão como palco os auditórios do Senai e Senac, ambos em Santo Amaro; do Colégio Vera Cruz, nas Graças; da Faculdade de Administração da UPE, na Madalena; e do Sesc Casa Amarela, além dos teatros do Colégio Salesiano, de Santa Isabel, Parque, Apolo, Valdemar de Oliveira e Sesc Santo Amaro. O Conexão 17 também prevê atividades artísticas em dois terreiros da cidade. São eles: Oba Ogunté – Sítio do Pai Adão, em Água Fria, e no terreiro da Nação Xambá, em Olinda.

Um dos destaques será a apresentação, a partir das 15h, no Teatro de Santa Isabel, na Praça da República, do espetáculo de dança “As Andanças do Divino”, com o Balé Popular do Recife. Na área de música, a apresentação do Coral Edgar Moraes, no mesmo horário, no Teatro do Parque, na Boa Vista, também promete colocar os educadores presentes pra dançar ao som dos tradicionais frevos de bloco. A peça “Outra Vez Era Uma Vez”, será o destaque nas artes cênicas. A apresentação acontece, a partir das 15h, no Teatro Valdemar de Oliveira, situado na Praça Oswaldo Cruz.

A partir das 17h30, os 5 mil educadores vão se encontrar, no Pátio de São Pedro, no centro, para uma grande confraternização, com direito a muita ciranda, forró, coco de roda, maracatu e frevo. A festa vai contar com a presença da secretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria Luiza Aléssio, e será comandada pela Bandinha Musical da Gerência de Animação Cultural da Diretoria de Ensino (GAC), além da Banda Del Rey, que toca os principais sucessos do Rei Roberto Carlos.

Com exceção da confraternização final, no Pátio de São Pedro, que deve contar com a participação de todos os professores, o número de participantes dos 16 eventos descentralizados vai depender da capacidade segura de ocupação dos espaços escolhidos.
Matérias Relacionadas
- Atletas de Taekwondo viajam para São Paulo com apoio da PCR
- 1ª Copa Geraldão de Kickboxing supera as expectativas de público
- Prefeitura promove 1ª Copa Geraldão de Kickboxing
- Convênio cria escolinha de hóquei sobre patins para crianças do Recife
- Geraldão terá escolinha de hóquei sobre patins
- Festival da Juventude do ProJovem chega à Macaxeira
- Futebol Participativo Feminino 2008 Inicia rodada neste final de semana
- Torneios esportivos e apresentações culturais movimentam Festival do Projovem
- Geraldão recebe festival da Juventude do ProJovem
- Moradores da Imbiribeira ganham centro de esporte e lazer
- PCR inaugura área de lazer e constrói conjunto habitacional na Imbiribeira
- Prefeitura promove Festival de Teatro dos Círculos Populares
- Jogos Populares agitam quadras da Praia de Boa Viagem
- Teatro Santa Isabel recebe mães do Bolsa-Escola
- Jogos Populares reúne estudantes da rede municipal em Boa Viagem
- Prefeito participa da Corrida das Pontes
- João Paulo participa da largada da Corrida das Pontes do Recife
- Festival de Jogos Populares reúne estudantes da rede municipal
- Corrida das Pontes do Recife encerra inscrições nesta sexta
- Famílias de Abençoada Por Deus ganham festa junina


Enviar    Imprimir