Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

TEATRO DO PARQUE COMEMORA 93 ANOS

Nesta sexta-feira (29), um dos mais importantes equipamentos culturais da Prefeitura do Recife comemora os 93 anos de existência, completados no último dia 24. O Teatro do Parque abre suas portas para gestores culturais, entidades, artistas, produtores culturais, jornalistas e população em geral, às 19h, para festejar a data. Além dos convidados, a direção do teatro reservou 450 lugares para o público que quiser prestigiar o evento e os convites podem ser retirados, gratuitamente, nas bilheterias do teatro, a partir das 17h30 do dia do evento.

A programação de aniversário teve início na última quarta (27), com o concerto oficial da Banda Sinfônica da Cidade do Recife (BSCR), que está comemorando seu cinqüentenário no próximo dia 7 de outubro. Na noite desta sexta-feira (29), a programação será bem extensa. A partir das 19h, o público poderá apreciar circenses na entrada e hall do teatro. Em seguida, será lançado o livro Cine-teatro do Parque: Um Espetáculo à Parte, da historiadora Leda Dias. O livro, fruto de um trabalho de pesquisa iniciado em 2006 e finalizado em 2007, é resultado do projeto da gerente de Serviços do Teatro do Parque, Niziani Miotto, e é o primeiro registro sistematizado da história desse importante espaço cultural. A autora estará no local para um momento de autógrafos.

Também fará parte da noite comemorativa, o espetáculo O Avesso do Passo, da Companhia de Dança da Escola Municipal de Frevo, Maestro Fernando Borges. A apresentação tem concepção, direção e coreografias de Célia Meira, trilha sonora e direção musical do Maestro Forró, e cenário e figurinos de Marcondes Lima. O espetáculo foi concebido para homenagear o Frevo e passeia pelas várias idades e facetas do ritmo por meio de um roteiro que mescla dança, teatro e música.

Em seguida, no jardim do teatro, serão exibidos três documentários. O primeiro é Parque: espetáculo tropical, de 1992, com direção Geral de Marcílio Brandão, direção de produção de Anselmo Alves, reportagem de Rose Maria e Mara França. O documentário é uma realização da Fundação de Cultura Cidade do Recife e Câmara 4, e tem 21 minutos de duração. O segundo documentário a ser exibido é Inauguração da Pinacoteca Municipal Vicente do Rego Monteiro, filme em super 8, realizado em 11 de março de 1975, pelo cineasta Douglas Tabosana, por ocasião da inauguração da pinacoteca que o Teatro do Parque abrigou, e que futuramente, originaria o MAMAM. O filme estava perdido e um rolo foi localizado durante a pesquisa com Enéas Alvarez, que dirigiu o 1º Cinema Educativo do Brasil, instalado no Teatro do Parque em 1973. O terceiro documentário da noite será 80 anos do Teatro do Parque, de 1995, que é uma clipagem de tele-reportagens cedidas ao Teatro do Parque por Romildo Moreira.

Ao final da cerimônia será servido um coquetel, ao som do grupo Vates e Violas e Sérgio Cassiano.

Histórico - Construído pelo comerciante português Bento de Aguiar, que investiu 200 contos de réis e entregou a decoração da casa aos pintores Henrique Elliot e Mário Nunes, o prédio do Teatro do Parque é todo em art-nouveau e foi cuidadosamente projetado para oferecer mais conforto ao público de uma cidade tropical. Em 24 de agosto de 1915, foi inaugurado com a apresentação da Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas. Grandes companhias brasileiras passaram pelo palco do teatro, como as de Vicente Celestino e Alda Garrido, e as primeiras peças da parceria Samuel Campelo - Valdemar de Oliveira. Na época do cinema mudo, os filmes eram acompanhados por músicos que, depois, fizeram nome, como o maestro e compositor Nelson Ferreira.

O Parque fez parte, também, da consagração do cinema falado. De 1929 a 1959, o espaço foi arrendado ao grupo Luiz Severiano Ribeiro e lançava filmes da Disney e chanchadas brasileiras. Mas, graças à pressão da classe teatral, o prefeito Pelópidas da Silveira o desapropriou e promoveu uma reforma completa. A reinauguração aconteceu em 13 de setembro de 1959, com a peça Onde Canta o Sabiá, com direção de Hermilo Borba Filho. Em 1973, um convênio entre a gestão municipal e o Instituto Nacional de Cinema, o Parque foi transformado no primeiro cinema educativo permanente no Brasil.

Em 2002, já na gestão do prefeito João Paulo, o Parque teve o seu equipamento de cinema todo modernizado. Em 2006, a Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) comprou um novo equipamento de iluminação e o teatro também recebeu doação da Funarte. Ainda em 2006, foram trocadas as alcatifas das escadarias e em 2007, executado boa parte do Projeto do Sistema Contra Incêndio. Na Manutenção de 2008, foi trocado 40 % do madeiramento do palco, recuperada a Caixa D'água Superior e as Vitrines do Hall, entre outros melhoramentos. Segundo a gerente de Serviços do Teatro do Parque, Niziani Miotto, o local é um espaço de toda a sociedade recifence. Com seu charme e estilo, o Parque é um teatro almejado por todos devido a sua estrutura; totalmente climatizado, com novecentos lugares e uma ótima localização, tem uma programação eclética e cinema de qualidade a preço popular, afirma Niziani.

No verão, o Parque oferece em seu jardim o Projeto Intervalos, que proporciona uma interação do artista regional com o publico que transita em seus arredores. E apóia, também, os projetos Janeiro de Grandes Espetáculos, Todos Verão Teatro, Mostra Brasileira de Dança, Projeto Seis e Meia, entre outros.

O Teatro do Parque, hoje, abriga a Banda Sinfônica da Cidade do Recife e continua promovendo sessões de cinema a preços populares, iniciativa elogiada nacionalmente. Seu palco continua aberto às apresentações de artes cênicas e música, e o jardim e o hall abrigam exposições das mais diversas.

Serviço:
Aniversário do Teatro do Parque – 93 Anos
Local - Teatro do Parque - Rua do Hospício, 81 - Boa Vista;
Dia - 29/08/2008 (sexta-feira);
Hora - 19h;
Entrada - Convites disponíveis na bilheteria do Teatro.

Matérias Relacionadas
- Bandas são destaques na programação do Pátio de São Pedro
- Blues do El Mocambo embala o projeto Estação Arte
- Auditório da Biblioteca de Afogados é reinaugurado
- Alunos surdos apresentam espetáculo na Fundaj
- 3ª Recitata tem início nesta quinta na rua da Moeda
- Teatro Barreto Júnior é entregue ao público recifense
- Banda Sinfônica realiza seu 5° Concerto Oficial no Parque
- Aberta mostra sobre Josué de Castro no Museu da Cidade
- Biblioteca Popular de Afogados reinaugura auditório
- Avesso do Passo inaugura novo Barreto Júnior
- III Mostra Recife de Fotografia traz seleção profissional e amadora
- Prefeitura divulga programação da 2ª Semana de Fotografia do Recife
- Banda Sinfônica inicia comemoração dos 50 anos
- PCR inicia 2ª etapa da reforma do Parque das Esculturas
- Apolo-Hermilo entra na sétima edição do Aprendiz Encena
- Fundação de Cultura apóia produção de CD
- Confira a programação dos teatros municipais para esta semana
- PCR divulga selecionados para concurso de música carnavalesca 2008/2009
- PCR divulga programação da 2ª Semana de Fotografia do Recife
- João Paulo abre o 6º Festival Recifense de Literatura


Enviar    Imprimir