Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

FESTIVAL SESI BONECOS APRESENTA O UNIVERSO DOS BONECOS AOS RECIFENSES

Após quatro anos o projeto Sesi Bonecos retornou ao Recife e daqui dá início a uma caravana que percorrerá outras cinco capitais do Nordeste (Salvador, Aracaju, Maceió, João Pessoa e Fortaleza). Até o domingo (09), a capital pernambucana conhecerá atrações inéditas e inusitadas do festival que hoje é considerado um dos maiores do mundo no gênero. Com patrocínio do Sesi e apoio da Petrobrás, Vale do Rio Doce e Bradesco, a temporada no Recife terá apresentações no Teatro Santa Isabel até esta sexta-feira (07), em dois horários as 19 e 21 horas, e, neste sábado (08) e domingo (09), estará no Marco Zero, a partir das 16h30.

Além de ser a primeira cidade a ser visitada este ano, Recife também foi a única que recebeu atrações internacionais do projeto Sesi Bonecos do Mundo. Ao todo serão 35 espetáculos, sendo 15 de cinco companhias internacionais e as outras 20 apresentações de 13 companhias nacionais. Seis grupos pernambucanos marcarão presença no evento. No sábado (08) e domingo (09), será a vez do Marco Zero se transformar em uma ilha da fantasia, com um cenário todo interativo para que as pessoas entendam as diversas formas de se manipular uma marionete.

No sábado, o grupo Nação Zumbi apresentará uma performance com bonecos dentro do espetáculo “Fome de Tudo”. Outro grande destaque do Festival será um dragão de 50 metros, que contracenará com os Bonecos Gigantes de Silvio Botelho. Cada parte da figura mitológica é levada por uma pessoa. Em sua apresentação, o dragão se mistura às pessoas na platéia. Ainda terão os bonecos da Divina Comédia (RS), que cabem na palma da mão e o Grupo Contadores de Estórias, com uma temática adulta, recheada de histórias sobre suicídio, masturbação, gravidez e o envelhecimento. No mesmo comboio, também estão o “Romance do Vaqueiro Bendito”, do Distrito Federal, a “Caixa”, do Le Grand Manipule (França).

“Sangue Bom”, com roteiro e direção de Miguel Vellinho, é uma história de amor tragicômica entre o vampiro de um castelo e uma bela jovem, com tendências suicidas, que sofre a interferência de um caçador de vampiros. Sem palavras, o espetáculo mistura elementos do desenho animado, dos filmes de terror e da literatura gótica. Entre tantas atrações, o projeto também embarca em sua viagem nordestina o festejado grupo mineiro Giramundo, o paulista Rafael Leidens (Estrelas do Brasil) e o Circo Minimal (RS), cuja principal atração é uma galinha que canta ópera.

O mestre-de-cerimônias oficial do projeto Sesi Bonecos é peça construída pela técnica “luva com varas”. A mão do artista é introduzida por dentro, para manipular a cabeça e o corpo. Varetas de aço são usadas nas extremidades das mãos e movimentam os braços. Seu temperamento é divertido e eloqüente. Ele é uma espécie de garoto-propaganda do festival.

Oficinas – O projeto, ainda, ofereceu oficinas gratuitas para interessados em desvendar esse mundo mágico. Foram três cursos. O primeiro, o “Boneco quadro a quadro”, teve como objetivo apresentar a criação de um filme stop motion (técnica de animação em que objetos são fotografados em progressão de movimentos). A segunda oficina versou sobre “Máscaras, Bonecos, Formas e Objetos”, que busca despertar um novo olhar sobre o inanimado e suas possíveis relações. O terceiro curso tratou da arte de “Bonecos Passo a Passo”, que apresentou o processo de criação de um boneco ao acabamento.

Percurso – Após as apresentações no Recife, quatro carretas e seis caminhões circularão nas estradas do Nordeste, com a missão de levar a magia do teatro de bonecos para mais cinco cidades nordestinas. Além de 60 toneladas de equipamentos, a caravana transporta centenas bonecos para a montagem. Em sua 5ª edição, o projeto já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas, incluindo públicos das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Neste ano, com várias novidades, o Sesi Bonecos vai percorrer 3.284 quilômetros para promover apresentações e oficinas em Recife, Salvador (15 e 16), Aracaju (22 e 23), Maceió (29 e 30), João Pessoa (6 e 6/12) e Fortaleza (13 e 14/12). “O festival é um espaço de estímulo para a inteligência. Seja para fazer rir, para fazer chorar, para divertir ou para refletir”, afirma Lina Rosa, curadora e idealizadora do projeto. O Sesi Bonecos traz um sortimento de nacionalidades, abordagens e estilos nunca visto, com encenações para crianças e adultos.

Matérias Relacionadas
- Teatros municipais divulgam programação para esta semana
- Teatros municipais apresentam programações diversas
- Parque abriga homenagem à poeta Ana Cristina César
- Educação para o Teatro especial para adultos nesta terça
- Teatro do Parque apresenta Projeto Intervalos nesta sexta
- Teatros municipais divulgam programação para esta semana
- Barreto Júnior apresenta "Outra vez, era uma vez"
- Prefeitura leva garotada ao Teatro do Parque
- Teatros municipais divulgam programação deste fim de semana
- Confira a programação dos teatros municipais para esta semana
- A Árvore de Júlia em cartaz no Teatro Barreto Júnior
- Recife sedia edição nordestina do Próximo Ato 2008
- Teatros municipais apresentam programação semanal
- Teatros municipais apresentam programação semanal
- Os Soltos do Teatro estréia no Hermilo
- Curador avalia espetáculos locais neste fim de semana
- Curador vem ao Recife avaliar produções teatrais locais
- Curador do Festival Recife de Teatro Nacional vem à cidade
- Teatros apresentam espetáculos, lançamentos e festival
- Projeto Intervalos de volta à cena no Teatro do Parque


Enviar    Imprimir