Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA INCORPORA NOVAS FAMÍLIAS AO PROGRAMA BOLSA ESCOLA MUNICIPAL

A Prefeitura do Recife promoveu, na tarde desta sexta-feira (21), no auditório de sua sede, no Bairro do Recife, uma palestra educativa para mães e pais de 303 crianças e jovens, na faixa etária dos seis aos 15 anos, que passam a ser beneficiados pelo Programa Bolsa Escola Municipal a partir deste mês. Elas foram recepcionadas pela diretora de Apoio Social à Educação (Dase), Tereza Sato, que falou sobre os objetivos, direitos e obrigações das famílias inscritas.

A recepção aconteceu num clima de muita alegria, já que as novas beneficiárias integram uma lista de espera elaborada no início da 1ª gestão do prefeito João Paulo. “Essas 200 famílias recebidas hoje vão substituir aquelas que deixaram o programa por algum motivo justo, como faltas às aulas não justificadas de seus filhos e filhas, mudança para outra cidade ou quando o estudante ultrapassa o limite de 15 anos de idade exigido pelo programa”, explicou Sato.

Durante o encontro, que foi encerrado com um lanche de boas-vindas, as novas beneficiárias ficaram sabendo, por exemplo, que o pagamento da bolsa de estudo visa incentivar a permanência dos estudantes nas escolas municipais. O incentivo financeiro, o maior pago do Pais, é de meio salário-mínimo para quem tem um filho matriculado na rede de ensino da PCR, ou de até um salário integral (R$ 415,00) para quem tem a partir de dois filhos.

As mães ou os responsáveis legais também foram orientados sobre a necessidade de acompanhar o dia a dia dos alunos, se estão fazendo as tarefas de casa, além do que pode ou não ser feito como os recursos repassados.

A dona de casa, Sandra Almeida dos Santos, de 31 anos, moradora do Vasco da Gama, no noroeste da cidade, tem dois filhos estudando na Escola Municipal Octávio Meira Lins, no mesmo bairro. Desempregada, ela mora só com três filhos e vende pipoca e água mineral para sobreviver. “Estou muito contente, pois agora vou poder comprar um beliche para Mateus (13 anos) e Thainá (11 anos) e melhorar a alimentação da minha família”, disse, com emoção, garantindo que sempre acompanha o ensino de seus filhos, “e agora vou poder me dedicar muito mais”.

Além da transferência de recurso social, o programa oferece, desde 2003, espetáculos culturais gratuitos no Teatro de Santa Isabel para mães, pais e alunos beneficiados. A partir de 2006, elas também tiveram direito a educação ambiental, com passeios pelos estuários da cidade no Barco-Escola Águas do Capibaribe. As famílias também são estimuladas a inscrever-se em cursos profissionalizantes oferecidos pela rede municipal de ensino.

Matérias Relacionadas
- Estudantes do ProJovem reformam escolas comunitárias em dois bairros
- Bolsa Escola Municipal recebe novos beneficiários
- Escolas Municipais participam de Caminhada no dia da Consciência Negra
- Escolas discutem relações étnico-raciais na formação profissional
- Mães do Bolsa Escola Municipal passeiam no Barco Escola
- Alunos participam de debate sobre violência
- Idosos visitam o IRB
- Beneficiários do Bolsa Escola passeiam pelo Rio Capibaribe
- Professoras participam de encerramento de curso
- PCR terá novo Centro de Formação para professores
- Professores participam de curso de literatura
- Começam as matrículas entre escolas e creches da rede de ensino
- PCR leva adultos e idosos ao Instituto Ricardo Brennand
- II Encontro de Práticas Pedagógicas reúne professores
- Estudantes participam de 3º ensaio geral da Cantata Natalina - 2008
- Prefeitura promove encontro de práticas pedagógicas na UFPE
- Escola Compositor Capiba é inaugurada com muita festa
- Prefeitura homenageia parceiros da educação
- Moradores de Areias comemoram a nova sede da Escola Chico Mendes
- Teatro Santa Isabel recebe mães do Bolsa-Escola


Enviar    Imprimir