Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

FESTIVAL RECIFE DO TEATRO NACIONAL É AVALIADO PUBLICAMENTE

A avaliação pública do 11º Festival Recife do Teatro Nacional, promovido pela Prefeitura do Recife, aconteceu na noite desta segunda-feira (01), no Teatro Apolo, no Bairro do Recife. Aberta à participação da classe artística e do público em geral, a avaliação é um espaço para que os participantes possam tecer críticas, comentários e sugestões para as próximas edições do Festival. Estiveram presentes o secretário de Cultura do Recife, João Roberto Peixe; o curador do festival, Kil Abreu; a coordenadora geral do Festival, Lúcia Machado, entre outros.

A avaliadora desta edição foi a doutora em Artes Cênicas e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Hebe Alves, que depois de ter acompanhado todo o festival teve a missão de avaliar o evento. O Festival Recife do Teatro Nacional é de uma grandiosidade que qualquer tentativa de avaliá-lo não contempla a sua importância, elogiou Hebe Alves, que traçou um perfil completo sobre os doze dias do festival que teve o patrocínio da Eletrobrás e Chesf, e apoio do Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura; Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade - UFPE); Centro Josué de Castro; e Livraria Cultura.

De 19 a 30 de novembro, o festival mostrou um panorama da atual produção cênica nacional, focando no coletivo de teatro, com 51 apresentações de 17 espetáculos teatrais, dos quais quatro pernambucanos e 13 de outros estados. Um público de 15.171 pessoas prestigiou a 11ª edição do evento que teve como homenageada a atriz pernambucana Geninha da Rosa da Borges, que aos 86 anos acompanhou de perto os eventos especiais e espetáculos bem como a avaliação de ontem.

Seguindo a política cultural de descentralização das ações da Prefeitura do Recife, o festival promoveu 18 apresentações nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs), contemplado todas as 18 microrregiões da cidade. A programação ainda contou com quatro oficinas gratuitas direcionadas ao aperfeiçoamento dos artistas locais e seminário que debateu temas atuais sobre do cenário do teatro brasileiro contemporâneo.

Entre os avanços desta edição do festival, a coordenadora Lúcia Machado destacou a bilheteria central, que disponibilizou ingressos para o público no Centro Apolo-Hermilo desde o dia 22 de novembro em dois turnos, pela manhã e à tarde, e uma melhor articulação com a Secretaria Municipal de Educação para a qual foram reservados 1.640 convites destinados aos alunos de escolas municipais. Ainda temos metas a atingir que são as bilheterias informatizadas, um ponto de convivência e debates sobre os espetáculos com os grupos convidados, admitiu Lúcia Machado. Já o secretário de Cultura, João Roberto Peixe, declarou que a avaliação do Festival Recife do Teatro Nacional é um espaço democrático para se ouvir críticas e sugestões da classe artística e do público em geral. A avaliação é uma prática saudável que contribui para que ano a ano possamos corrigir as lacunas e avaliar o que precisa ser acrescentado ao evento.

Matérias Relacionadas
- Maracatu Cambinda Estrela lança CD no Terça Negra
- Concurso Prêmios Literários 2008 anuncia vencedores
- III Semana de Cultura encerra atividades
- Sítio Trindade oferece programação para toda a família
- Rádio Popular leva arte pernambucana ao Mercado da Boa Vista
- Ritmos regionais encerram Sítio Cultural neste domingo
- Jovem guarda, pastoril e ciranda animam o Pátio de São Pedro
- Estação Arte comemora os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos
- Ritmos regionais encerram Sítio Cultural neste domingo
- Refinaria Multicultural oferece programação para toda família
- Espetáculos Descentralizados chegam ao último dia
- Som da Mata Norte no Estação Arte desta sexta
- Parque apresenta Por uma Vida um Pouco Menos Ordinária
- Biblioteca de Casa Amarela ganha sala de informática
- João Paulo anuncia programação do Natal em coletiva
- PCR recebe propostas de atrações para Carnaval 2009
- Secretária Lygia Falcão recebe o cantor Lenine
- Sala de Informática da Biblioteca de Casa Amarela é inaugurada
- Grupos de maracatu e afoxés louvam a Terça Negra
- Nova sede do MAP é entregue à população do Recife


Enviar    Imprimir