Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

NOVA SEDE DO MAP É ENTREGUE À POPULAÇÃO DO RECIFE

O prefeito do Recife, João Paulo, abriu oficialmente, na noite desta sexta-feira (21), a nova sede do Museu de Arte Popular (MAP), com projeto museográfico de Janete Costa e Roberta Borsoi. O novo MAP é formado pelas casas 45 e 49 do Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, e conta com espaço educativo, biblioteca, exposições temporárias e reserva técnica. A solenidade aconteceu na casa 49, quando foi aberta uma exposição de longa duração, com curadoria de Janete Costa. O museu funcionará com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A necessidade de se ter um museu de arte popular com a importância que tem o MAP, principalmente agora com sua requalificação, faz parte da nossa política de ação cultural que, além de preservar equipamentos da Prefeitura do Recife, procura dar incentivos à cadeia produtiva local, comemorou João Paulo. O prefeito ressaltou que durante seus oito anos de gestão procurou sempre valorizar a cultura local através de ações como o aumento do prêmio para os vencedores do Concurso de Música Carnavalesca Pernambucana de R$ 500,00 - como era quando assumiu a PCR - para R$ 30 mil; ou ações como o aumento das subvenções para as agremiações carnavalescas e a antecipação dessas subvenções; enfim, o investimento crescente na cultura recifense que chegou a atingir, no ano passado, 4% do orçamento total do município. Falta agora uma articulação com a rede hoteleira para que turistas do mundo inteiro possam vir ao Recife e conhecer melhor a nossa cultura, completou o prefeito.

O Museu de Arte Popular salvaguarda um dos mais significativos patrimônios da arte popular, com mais de 400 obras, em cerâmica, madeira e tecido, que fazem referência à geografia da produção artística de todos os estados do Nordeste, explicou o gerente do MAP, Alexandre Amorim. Suas coleções datam dos anos 1960 a 1980, com destaque para Mestre Vitalino, Zé Caboclo, José Antônio Vieira, Severina Batista, Antônia Leão, Benedito, Bigode, Biu Santeiro, Nhô Caboclo, Ana das Carrancas, Zé do Carmo, Nuca, Louco, As Marias do Juazeiro, Nino, José Duarte, entre outros mestres da arte popular.

Vinculado à Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), o museu foi criado em 1986, com os acervos da então Galeria Metropolitana do Recife, hoje Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães; da Galeria Nega Fulô, da pesquisadora Sílvia Coimbra; e com um conjunto de obras do Mestre Vitalino, doado pelo Bandepe Clube. Com a reinauguração do MAP, o Pátio de São Pedro ganha mais um espaço dentro do projeto da Prefeitura do Recife de transformá-lo num complexo cultural que vai atrair tanto o público local quanto os turistas de fora, garantiu o secretário de Cultura do Recife, João Roberto Peixe. Estiveram presentes à solenidade também, o presidente em exercício da FCCR, Fernando Costa e o diretor de equipamentos culturais da PCR, Fernando Augusto, entre outros nomes que compõe a Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Matérias Relacionadas
- Grupos de maracatu e afoxés louvam a Terça Negra
- Espaço Travessia realiza II Mostra de Artes e Conhecimento
- Projeto Memória Tá Na Rua integra Festival Recife do Teatro Nacional
- PCR recebe projetos para 10º Concurso de Roteiros
- Recife ganha nova sede do Museu de Arte Popular
- Iputinga recebe mostra do Centro de Memória do bairro
- Parque com atrações diversificadas neste fim de semana
- Lançamento de livro marca Mês da Consciência Negra
- Pátio apresenta diversas atrações neste fim de semana
- 11º Festival Recife do Teatro Nacional começa hoje
- Músicos debatem projetos culturais no Jogo Aberto
- Aberta exposição Coleção Vicente Murillo La Greca de Fotografia
- CFAV realiza II Ciclo de Palestras
- PCR anuncia resultado do concurso de artes cênicas
- Murillo La Greca apresenta Coleção de Fotografia
- Confira a programação dos teatros para este final de semana
- Sítio Trindade com várias atrações para toda família
- Centro Apolo Hermilo estréia sétima edição do Aprendiz Encena
- 5ª edição do Recife Jazz Festival reúne músicos no Recife Antigo
- Museu da Cidade altera horário de funcionamento


Enviar    Imprimir