Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

VICE-PREFEITO PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO GALO

O maior bloco de rua do planeta, o Galo da Madrugada, inaugurou sua nova sede administrativa na noite desta terça-feira (02), numa grande festa que reuniu artistas, autoridades, agremiações e foliões. A data marcou o aniversário do fundador do bloco, o carnavalesco Enéas Freire, falecido no dia 09 de junho deste ano, que foi homenageado com o nome do novo espaço, batizado de Palácio Enéas Freire. Na mesma noite, foi inaugurado o Instituto Passo de Anjo (IPA), coordenado pelo maestro Spok.

A solenidade de inauguração foi prestigiada pelo vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, pelos secretários João Roberto Peixe (Cultura), Lygia Falcão (Gestão Estratégica e Comunicação Social), Samuel Oliveira (Turismo) e pelo coordenador do Carnaval Multicultural do Recife, André Brasileiro. Representando o Galo da Madrugada estavam o presidente Rômulo Menezes, acompanhado do filho e da esposa de Enéas Freire, Gustavo Travassos e Maria do Carmo Travassos. Vários artistas pernambucanos como Silvério Pessoa e Santana também compareceram à inauguração.

Em relação às inaugurações, Luciano Siqueira foi só elogios. “Duas belas idéias que surgem juntas, lado a lado, para difundir, promover, renovar e recriar a nossa cultura a partir de uma de suas manifestações mais puras que é o frevo”, comentou. Segundo Lygia Falcão, a inauguração privilegia um dos mais tradicionais blocos da cidade. “O Galo tem a cara do frevo. É uma referência no carnaval do Recife. Esse novo espaço ajudará a divulgar a nossa cultura e será importante para receber turistas que querem conhecer a história do Galo e do carnaval do Recife”, afirmou. Já André Brasileiro destacou a sintonia do espaço com a gestão municipal. “É mais um espaço que dialoga completamente com a política cultural da Prefeitura do Recife, na valorização de nossas manifestações culturais”, disse.

Ainda no período da tarde, houve o desfile do estandarte do Galo, seguido de passistas, maracatu, caboclinho, maracatu rural e dos blocos das Ilusões, O Bonde entre outros. Já à noite, por volta das 20h, o som dos clarins convocou o público para o corte da fita inaugural, que foi precedido pela saudação do boneco gigante de Enéas Freire, confeccionado pelo artista Silvio Botelho, e pela evolução do estandarte oficial do bloco, que depois seria fixado no interior do palácio. Após o corte da fita, o pároco do bairro de São José abençoou o novo espaço. Fechando a noite, foi apresentado um show inédito, coordenado por Gustavo Travassos, que interpretou a nova música do bloco “Palácio do Galo”, do compositor Fernando Azevedo. Por fim, todos os artistas presentes prestaram homenagem a Enéas Freire, acompanhados pela Spok Frevo Orquestra. Em seu discurso, o presidente do Bloco, Rômulo Menezes, falou sobre a importância da inauguração. “Estamos entregando para o povo e os artistas da cidade mais uma casa de valorização da cultura”, falou.

O novo espaço, que funcionará no número 984 da rua da Concórdia, em frente ao coreto da Praça Sérgio Loreto, ocupa uma área de 1.000 metros quadrados e abrigará a sede administrativa, um setor de museu e uma loja para venda de souvenir. O projeto é assinado pela arquiteta Arineê Fulco, pelo engenheiro José Schvartz e pelo decorador Mário Baô. Segundo Mário, toda a decoração da casa foi inspirada no espírito carnavalesco. “Fiz referência ao próprio carnaval pernambucano, com muita alegria e explosão de cores”, explicou.

IPA – O instituto Passo de Anjo (IPA) atenderá as comunidades carentes da região como Coelhos e Coque, com diversos projetos de cunho social, cultural e musical e iniciará as atividades em janeiro de 2009. No local serão oferecidos cursos gratuitos de música, flauta doce, canto e interpretação para crianças de 07 a 10 anos. A coordenação da casa será do maestro Spok. Para Silvério Pessoa, a inauguração do instituto consolida o frevo como Gênero de genética pernambucana, associando a parte pedagógica. “É uma iniciativa pioneira que pode gerar novos músicos e dançarinos”, disse.

Enéas Freire – Um dos fundadores do Galo da Madrugada e o primeiro presidente do bloco. Nasceu em 02 de dezembro de 1921, no Pátio do Terço, bairro de São José. Filho do comerciante e tenente Enéas Garcia Freire e da dona de casa Bernadina de Lima Alves Freire, Enéas iniciou sua vida carnavalesca em 1934, quando criou sua primeira agremiação, a troça mista Papagaio Louro, que teve curta duração. Anos depois ajudou na fundação dos Estudantes de São José e acompanhou o clube Vassourinhas. Casou-se em 1946 com Maria do Carmo Travassos, fundadora e presidente do Bloco das Ilusões, com quem teve quatro filhos: Gustavo, Mauro, Antônio Carlos e Ana Nery. O presidente-emérito do Galo deixou também oito netos, que junto com amigos fazem parte da diretoria da agremiação.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza seminário sobre 'Memória e Mudança Social'
- PCR apresenta o Presépio dos Irmãos Valença
- Festival Recife do Teatro Nacional é avaliado publicamente
- Maracatu Cambinda Estrela lança CD no Terça Negra
- Concurso Prêmios Literários 2008 anuncia vencedores
- III Semana de Cultura encerra atividades
- Sítio Trindade oferece programação para toda a família
- Rádio Popular leva arte pernambucana ao Mercado da Boa Vista
- Ritmos regionais encerram Sítio Cultural neste domingo
- Jovem guarda, pastoril e ciranda animam o Pátio de São Pedro
- Estação Arte comemora os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos
- Ritmos regionais encerram Sítio Cultural neste domingo
- Refinaria Multicultural oferece programação para toda família
- Espetáculos Descentralizados chegam ao último dia
- Som da Mata Norte no Estação Arte desta sexta
- Parque apresenta Por uma Vida um Pouco Menos Ordinária
- Biblioteca de Casa Amarela ganha sala de informática
- João Paulo anuncia programação do Natal em coletiva
- PCR recebe propostas de atrações para Carnaval 2009
- Secretária Lygia Falcão recebe o cantor Lenine


Enviar    Imprimir