Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

PCR CAPACITA BARRAQUEIROS PARA A COLETA SELETIVA NO CARNAVAL

Cerca de 50 barraqueiros que trabalharão durante o Carnaval no comércio de bebidas e alimentos, receberam, na manhã desta quinta-feira (05), uma capacitação sobre a separação de materiais recicláveis. A ação promovida pela Prefeitura do Recife pretende diminuir, principalmente, o descarte de latinhas, garrafas, embalagens, pratos e talheres de plástico nos pólos de animação.

Ao longo da sensibilização, o grupo de vendedores recebeu dicas sobre os procedimentos corretos para separar o lixo reciclável, inclusive, de materiais como óleo, cujo reaproveitamento era desconhecido pela maioria do público participante. Outro tema abordado durante a palestra foi a relação com os catadores. “O lixo reciclável é o que sustenta as famílias desses agentes, por isso, é importante que todos os comerciantes separem e doem o material para os catadores”, ressaltou, durante a palestra, a gerente de Articulação Social da Emlurb, Sandra Magnata.

O comerciante informal, Jorge Sena instalará um quiosque no Pólo Mangue durante o Carnaval. Até então, o barraqueiro não costumava praticar a coleta seletiva no ambiente de trabalho, mas agora, ele promete que fará a separação. “Além de deixar nosso espaço mais limpo, é uma ajuda para os catadores que trabalham no Carnaval. Farei minha parte e também incentivarei os outros comerciantes a separarem o lixo”, garante Sena.

A Prefeitura ainda desenvolverá outras ações para estimular a coleta seletiva ao longo dos dias de folia. Serão instalados 20 Pontos de Entrega Voluntária no Centro da cidade e uma equipe de 10 agentes ambientais orientará catadores, comerciantes e foliões sobre a separação do lixo nos pólos de animação. “O volume de resíduos recicláveis cresce significativamente durante o Carnaval. Por isso, estamos mobilizando desde os barraqueiros e catadores até as empresas recicladoras a fim de estimular a coleta seletiva em nossa cidade”, destaca o gerente de Coleta Seletiva da PCR, André Penna.

Procon-Recife, Dircon e CTTU – Na seqüência da capacitação com os comerciantes, a diretora do Procon-Recife, Cleide Torres, repassou informações para os presentes sobre seus direitos e deveres durante o Carnaval. Entre os assuntos abordados pela diretora, foram discutidos a proibição de consumação mínima e a não cobrança para a utilização de mesas e cadeiras, que estão em área pública. “É um trabalho educativo que é importante para todos os vendedores e consumidores”, ressaltou Cleide Torres. A diretora do órgão municipal também esclareceu outras dúvidas sobre relações de consumo no período do carnaval e disponibilizou o telefone 0800 281 1311 do Procon-Recife para outros esclarecimentos e/ou reclamações.

No momento seguinte, foi a vez dos representantes da Diretoria de Controle Urbano – Dircon orientarem os trabalhadores sobre a utilização das barracas. No encontro, foi informado o valor da licença de funcionamento que é de R$ 108,23, e deve ser paga na sede da 1o Regional da Dircon (Rua do Progresso, nº 239, na Boa Vista). Para a entrega do documento, é preciso que o responsável pela barraca ou carrinho compareça na regional com a cópia dos documentos de identidade e CPF. Segundo o assessor de fiscalização da Dircon, André Barbosa, o órgão estará com equipes 24 horas por dia nos quatro dias de festa, atendendo as demandas dos comerciantes.

Também foi informado aos presentes que, no local de comércio, só será permitida a publicidade do patrocinador oficial do Carnaval do Recife, a AMBEV, e proibida a utilização de equipamentos sonoros. “Um depósito da Dircon será instalado no pólo de animação para o recolhimento dos produtos apreendidos não autorizados. Aqueles perecíveis, segundo determinação legal, serão doados imediatamente; já os outros, só serão entregues na quinta-feira (26), após o Carnaval”, informou André Barbosa. Por fim, os comerciantes receberão informações sobre o esquema da entrada de produtos nos pólos de animação do Bairro do Recife e outras informações sobre o trânsito durante o carnaval por um representante da CTTU.

Matérias Relacionadas
- Locutores recebem capacitação para o Carnaval
- Barraqueiros recebem capacitação sobre coleta seletiva
- Infra-estrutura e alimentos em foco na capacitação dos comerciantes
- Prefeitura patrocina CD em tributo a Enéas Freire
- Camarotes para o Galo da Madrugada à venda
- Pátio tem gravação de DVD, bloco lírico e Retratando o Carnaval
- Comerciantes recebem dicas de gestão financeira para o Carnaval
- Prefeito divulga programação do Carnaval 2009
- Terça Negra em clima de noites pré-carnavalescas
- Eliminatória do Rei e Rainha do Municipal chega ao Mercado da Encruzilhada
- PCR capacita comerciantes para o Carnaval 2009
- Beleza, tradição e frevo no pé marcaram votação no Mercado da Boa Vista
- 45º Baile Municipal inova com desfile de finalistas
- Prefeitura vende camarotes em shoppings centers
- Segunda noite de concurso elege melhores bandeiristas do Carnaval 2009
- Pátio apresenta programação carnavalesca
- Clubes carnavalescos serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária
- Usuários da Academia da Cidade caem no passo em prévia de carnaval
- Candidatos a Rei Momo são pesados no Pátio de São Pedro
- Camarotes para o Galo da Madrugada à venda


Enviar    Imprimir