Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PCR CAPACITA COMERCIANTES PARA O CARNAVAL 2009

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, iniciou na manhã desta segunda-feira (02), uma capacitação com os comerciantes que trabalharão no Bairro do Recife durante o Carnaval 2009. Participaram da sensibilização, que prossegue até esta quinta (05), no auditório Capiba (15º andar do edifício sede da PCR), representantes de associações de barraqueiros, grupos e fórum de empreendedores. O primeiro tema abordado foi o de Economia Solidária. O público recebeu informações sobre a importância de se organizarem para poder defender suas necessidades e propostas.

Segundo o diretor de Economia Popular e Solidária, Mário Gomes, a capacitação é muito importante para que haja um diálogo entre a Prefeitura e os comerciantes. “Todos os anos realizamos esses encontros com o objetivo de estabelecer essa relação com os empreendedores que atuam no carnaval. Serão 149 barracas de bebida, comida, artesanato e customização no Bairro do Recife, que irão gerar 512 empregos diretos e cerca de 850 indiretos”, informou. O comerciante José Lauro Bezerra, de 53 anos, espera conseguir bons lucros durante a festa. “É o período do ano que mais arrecado. Tenho uma expectativa muito boa para este ano. Trabalho no ramo em todo o Nordeste, mas no carnaval, meu ponto de venda é o Recife”, disse ele que  comercializa bebidas há mais de 15 anos.

Num segundo momento, os participantes receberam orientações de representantes da secretaria municipal de Assistência Social a respeito do combate ao trabalho infantil durante os festejos. De acordo com a assessora do gabinete da pasta, Gabriela Cordeiro, a prefeitura irá montar pontos nos quais os pais e responsáveis poderão deixar as crianças, evitando situações de risco e vulnerabilidade. “Serão quatro pontos, no Bairro do Recife (Armazém 11), Pátio de São Pedro, Ibura e Chão de Estrelas. Nesses locais, meninos e meninas de 6 a 12 anos serão acompanhados por educadores e outros profissionais e participarão de oficinas lúdicas de dança, percussão, pintura, artes plásticas, entre outras”.

Além dos pontos nos pólos de carnaval, a creche municipal Albérico Dornelas, que funciona no 1º andar do edifício-sede, receberá as crianças de 0 a 6 anos, e mais duas equipes itinerantes atuarão visitando os outros locais com programação. No sábado (21), dia do Galo da Madrugada, haverá dois pontos de apoio para receber as crianças, no Pátio do Carmo, funcionando das 6h às 18h, e na rua da Imperatriz, das 12h às 18h. No Armazém 11, os horários de atendimento são: quinta (19), sexta (20) e sábado (21) de Carnaval das 19h a 01h, e domingo (22), segunda (23) e terça (24), das 16h às 04h. Já nos bairros do Ibura e em Chão de Estrelas, o serviço vai atuar do domingo (22) à terça (24), das 19h a 01h. Assim que chegarem aos locais de atendimento, as crianças serão cadastradas e participarão das atividades divididas por idade.

A capacitação com os comerciantes prossegue durante toda a semana. Nesta terça (03), serão tratados os temas gestão de negócios (Banco do Povo) e produção de alimentos (Vigilância Sanitária). Na quarta (04), serão debatidos os assuntos localização das barracas, pela Secretaria de Cultura, e distribuição de bebidas, com um representante da Ambev. Na quinta (05), serão abordados os temas de reciclagem de resíduos sólidos (Emlurb), leis do uso do solo e fiscalização (Dircon), e trânsito (CTTU).

Matérias Relacionadas
- Eliminatória do Rei e Rainha do Municipal chega ao Mercado da Encruzilhada
- Beleza, tradição e frevo no pé marcaram votação no Mercado da Boa Vista
- 45º Baile Municipal inova com desfile de finalistas
- Prefeitura vende camarotes em shoppings centers
- Segunda noite de concurso elege melhores bandeiristas do Carnaval 2009
- Pátio apresenta programação carnavalesca
- Clubes carnavalescos serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária
- Usuários da Academia da Cidade caem no passo em prévia de carnaval
- Candidatos a Rei Momo são pesados no Pátio de São Pedro
- Camarotes para o Galo da Madrugada à venda
- Pátio de São Pedro com programação restrita a dois dias
- Bloco Nem com Uma Flor se prepara para o Carnaval
- Coletiva com café da manhã divulga detalhes do 45º Baile Municipal do Recife
- Prefeito apresenta a decoração do Carnaval Multicultural do Recife 2009
- Biblioteca Popular de Afogados inicia oficina de frevo
- Maracatu Sol Nascente ensaia com Naná Vasconcelos
- Oficinas de frevo recebem novos alunos até o dia 30 de janeiro
- Inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha prosseguem nesta sexta
- Continua inscrições para Porta-Estandartes, Mestres-Sala e Porta-Bandeiras
- Inscrições para Concurso de Passistas encerram na sexta


Enviar    Imprimir