Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

COMERCIANTES RECEBEM DICAS DE GESTÃO FINANCEIRA PARA O CARNAVAL

Empreendedores de alimentação e bebidas que vão comercializar produtos no Carnaval Multicultural do Recife 2009 participaram, na manhã desta terça-feira (3), no auditório Capiba, no 15o andar da sede da Prefeitura do Recife, de uma capacitação sobre gestão de negócios. O objetivo da sensibilização, que é promovida pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, é fomentar o comércio como uma importante fonte de renda e um forte instrumento de identidade cultural.

Dessa forma podemos nivelar as informações para todos os participantes. Estamos aproveitando a oportunidade para também levantar discussões e construir a lista de formação de preços e localização”, disse a técnica de associativismo da Diretoria de Economia Popular e Solidária, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Paula Marinho.

Os comerciantes receberam dicas de como administrar os investimentos e os produtos para ter controle dos gastos, para assim evitar desperdícios e possíveis perdas de clientela. “Eles precisam ficar atentos aos custos pré-operacionais, ou seja, os que eles precisam arcar antes do começo das festividades. Como exemplo, o material para preparar o produto, transportes, limpeza e pintura dos boxes”, explicou a coordenadora de capacitação do Banco do Povo, Josineide Souza.

Para isso cada participante recebeu uma tabela para auxiliar o trabalho, inclusive com dicas de movimento de caixa. “O que é de fundamental importância para ter controle de toda a entrada e saída da empresa”, alertou Souza.

Há nove anos comercializando alimentos e bebidas no Recife Antigo, o vendedor José Alberto dos Santos diz que a capacitação é importante. “Como trabalhamos na informalidade, é essencial participar, pois, é uma forma de ampliarmos os nossos conhecimentos”. O colega Jorge Sena concorda. “Pode parecer repetitivo, mas sempre nos deparamos com novidades, como, por exemplo, quando há riscos de doenças, como a dengue. Sem contar que são sempre oportunidades de vermos os erros anteriores e os corrigir com o auxilio dos profissionais da prefeitura”, acrescentou o vendedor do Pólo Alfândega.

O evento prossegue até a próxima quinta-feira (05). Nesta quarta-feira (04), serão discutidos os assuntos de localização das barracas, com a Secretaria de Cultura, produção de alimentos (Vigilância Sanitária) e distribuição de bebidas, com um representante da Ambev. No encerramento, serão repassados os temas de reciclagem de resíduos sólidos (Emlurb), leis do uso do solo e fiscalização (Dircon) e trânsito (CTTU).

Matérias Relacionadas
- Prefeito divulga programação do Carnaval 2009
- Terça Negra em clima de noites pré-carnavalescas
- Eliminatória do Rei e Rainha do Municipal chega ao Mercado da Encruzilhada
- PCR capacita comerciantes para o Carnaval 2009
- Beleza, tradição e frevo no pé marcaram votação no Mercado da Boa Vista
- 45º Baile Municipal inova com desfile de finalistas
- Prefeitura vende camarotes em shoppings centers
- Segunda noite de concurso elege melhores bandeiristas do Carnaval 2009
- Pátio apresenta programação carnavalesca
- Clubes carnavalescos serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária
- Usuários da Academia da Cidade caem no passo em prévia de carnaval
- Candidatos a Rei Momo são pesados no Pátio de São Pedro
- Camarotes para o Galo da Madrugada à venda
- Pátio de São Pedro com programação restrita a dois dias
- Bloco Nem com Uma Flor se prepara para o Carnaval
- Coletiva com café da manhã divulga detalhes do 45º Baile Municipal do Recife
- Prefeito apresenta a decoração do Carnaval Multicultural do Recife 2009
- Biblioteca Popular de Afogados inicia oficina de frevo
- Maracatu Sol Nascente ensaia com Naná Vasconcelos
- Oficinas de frevo recebem novos alunos até o dia 30 de janeiro


Enviar    Imprimir