Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SEMINÁRIO COMEMORA MAIS UM ANO DO GETERÊ

Para comemorar os três anos do Grupo de Trabalho em Educação das Relações Etino-Raciais (Geterê), a Prefeitura do Recife promove, nesta quinta-feira (16), através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, o Seminário de Promoção da Equidade Racial na Educação do Recife. Participam do evento, que aconteceu no auditório G-II, da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, na Boa Vista, cerca de 400 pessoas, entre professores, coordenadores, pedagógicos, mediadores de leitura e animadores culturais, além de convidados, de todas as RPAs.

“Estamos buscando o fortalecimento dos grupos nas unidades de ensino. Trabalhamos questões sobre a discriminação racial, históricas e culturais do índio e do negro, que, junto com os europeus são as bases da nossa população. Dessa forma os professores, os alunos e os funcionários se tornam cidadãos mais igualitários”, disse o secretário de Educação, Cláudio Duarte, um dos participantes da mesa de abertura. Além do chefe da pasta, participaram da primeira parte do encontro, o secretário adjunto de Educação, Flávio Brayner, a coordenadora geral do Geterê, Fátima Oliveira, a representante do GT de Saúde da População Negra, Isabel Almeida, a diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Rosilene Rodrigues e a procuradora do Ministério Público, Maria Bernadete Azevedo.

Inserido no Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), o Geterê tem como principais objetivos promover as relações etno-raciais e combater o racismo. “Esse diálogo entre o movimento e a Prefeitura, por meio de várias secretarias, como as de Educação, Saúde e Direitos Humanos, é muito importante para o sucesso da nossa luta”, afirmou a coordenadora geral do Geterê, Fátima Oliveira.

Entre as outras temáticas discutidas, estão a “Relações Étnico-Raciais: Socializando Práticas” e a “Políticas Públicas para Implementação da Lei 10.639/03”. “Ela é importantíssima porque torna obrigatório o estudo da história e da cultura africana nas escolas de todo o País. E nós buscamos a pôr em prática promovendo cursos, debates, seminários e visitando constantemente as escolas”, explicou a vice-coordenadora do Geterê, Vera Scheidegger.

Os participantes também assistiram a uma apresentação cultural do grupo Arte Negra, da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus.

Matérias Relacionadas
- PCR lança ações 2009 do Programa Educando com a Voz saudável
- Programação cultural do Bolsa Escola reúne teatro e dança
- Seminário discute promoção da equidade racial na educação
- João da Costa inaugura escola e inicia projeto
- PCR conclui Sistema Municipal de Avaliação de rede em 189 escolas
- Secretário inaugura nova biblioteca da Escola Municipal da Iputinga
- João da Costa entrega kits de livros e fardamento escolar
- Prefeito inaugura creche na Iputinga
- Crianças da Creche Albérico Dornelas festejam a Páscoa
- Prefeito inaugura creche e entrega kits de livros e fardamento escolar
- João da Costa entrega kit do Aluno nos Trinques e inaugura creche na Iputinga
- Prefeitura lança o 2º CD Esporte do Mangue
- Arco de Esporte e Lazer do Projovem Urbano promove ação em Três Carneiros
- PCR promove curso gratuito de Libras
- Formação Continuada em Esporte e Lazer se encerra neste sábado
- PCR participa da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente
- Encontro reúne profissionais da Educação no Geraldão
- Encontro de Formação Continuada começa nesta quarta
- Programa Bolsa Escola recebe novas famílias
- Alunos da rede municipal concluem Provinha Brasil


Enviar    Imprimir