Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

“SALÃO NOBRE PARA O FORRÓ” REÚNE ESTUDANTES NO TEATRO DE SANTA ISABEL
20:05 Quinta-feira, 18 de Junho de 2009

O salão nobre do Teatro de Santa Isabel, na Praça da República (Santo Antônio), será palco, nesta sexta-feira (19), das 15h às 16h20, da aula de encerramento do projeto “Salão nobre para o forró”, que está reunindo, desde a última segunda-feira (15), 400 alunos de 10 escolas municipais vinculados ao Programa Bolsa Escola Municipal. Serão 80 alunos das escolas municipais Educador Paulo Freire (Ipsep) e Professor Florestan Fernandes (Ibura), na faixa etária dos seis aos 15 anos, que vão acompanhar uma aula concerto sobre as origens musicais dos festejos juninos e suas relações com o erudito e o popular, com a violinista da Orquestra Sinfônica do Recife, Aglaia Costa.

O evento é promovido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, em parceria com a Secretaria de Cultura, e faz parte da programação junina da rede municipal de ensino. “Vamos traçar um paralelo entre as obras de Mozart e Vivaldi, entre outros gênios do clássico universal, com as músicas utilizadas nos folguedos de São João e São Pedro”, explica a musicista.

Durante o concerto, Aglaia vai apresentar aos alunos do Bolsa Escola instrumentos das culturas européia (violino, viola e violoncelo) e popular nordestina (rabeca, zabumba, alfaia, triângulos e pandeiros). “A intenção é promover uma interação com os estudantes, mostrando para eles a concepção da música erudita e da música popular, que harmoniosamente se encontram numa única linguagem musical”, explicou. Para isso, ela vai contar com a colaboração de quatro colegas da Sinfônica.

Para a diretora do Bolsa Escola Municipal, Tereza Sato, o “Salão nobre para o forró” está sendo uma oportunidade única para os alunos vinculados ao programa. “Com eventos como este, nós queremos expandir o acesso dos nossos alunos aos meios culturais da Cidade, ampliando as perspectivas escolares para além da sala de aula”, ressaltou a diretora, lembrando que os pais e mães dos alunos do Bolsa Escola já participam, uma vez por mês, no próprio Teatro de Santa de Isabel, de uma programação cultural gratuita oferecida pela Prefeitura do Recife. Mais informações com Tereza Sato – 9488.6368.

Saiba mais - a Secretaria de Educação investiu em maio um total de R$ 1.885.728,00 com a transferência de recursos sociais às famílias dos alunos inscritos no programa, sendo um salário mínimo integral para quem tem dois ou mais filhos matriculados nas escolas municipais e meio mínimo para quem tem apenas um filho vinculado à rede. Em maio, o Bolsa Escola beneficiou 6.318 famílias e 10.772 crianças e jovens, entre seis e 15 anos incompletos. Na gestão do prefeito João da Costa (de janeiro a maio), já ingressaram no Bolsa Escola 609 famílias. No mesmo período, a Prefeitura investiu um total de R$ 9.123.713,00.

Além da transferência de recurso social, o Programa Bolsa Escola Municipal oferece, desde 2003, espetáculos culturais gratuitos no Teatro de Santa Isabel para mães, pais e alunos beneficiados. A partir de 2006, elas também tiveram direito a educação ambiental, com passeios pelos estuários da Cidade no catamarã da Escola Ambiental Águas do Capibaribe. As famílias também são estimuladas a inscrever-se em cursos profissionalizantes oferecidos pela rede municipal de ensino.

Matérias Relacionadas
- Escola da Mangabeira presta Homenagem ao cantor Santana
- Professores participam de oficinas sobre o uso adequado da voz
- PCR participa de conferência sobre desenvolvimento na 1ª infância
- PCR participa de conferência sobre Desenvolvimento na 1ª infância
- Prefeitura e Marinha encerram Curso de Cuidador de Idosos
- Mostra de teatro encerra semestre letivo da Escola João Pernambuco
- Alunos da Escola Renato Accioly fazem visita à Prefeitura do Recife
- Escola municipal encerra Semana da Matemática
- Estudantes conhecem as origens musicais dos festejos juninos
- Quadrilha matura da rede de Ensino reúne 400 estudantes
- Começam as oficinas do Programa Educando com Voz Saudável
- Escola municipal promove exposição sobre matemática
- PCR inicia oficinas do Programa Educando com a Voz saudável
- Escola Rodolfo Aureliano promove Festival de Cinema
- Prefeitura abre inscrições para o Futebol Participativo 2009
- Prefeitura inicia preparativos para a 7ª Comude
- ProJovem Urbano recebe a visita de equipe da Prefeitura de Sorocaba
- PCR promove seminário de abertura da 7ª Comude
- Estudantes participam de atividades sobre meio ambiente
- Prefeito assina Pacto pela Valorização da Educação


Enviar    Imprimir