Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DA ESCOLA RENATO ACCIOLY FAZEM VISITA À PREFEITURA DO RECIFE
15:56 Terça-feira, 16 de Junho de 2009

Vinte e cinco estudantes do 2º ano do 2º ciclo (4ª série) da Escola Municipal Renato Accioly, em Nova Descoberta, estiveram na sede da Prefeitura do Recife, na manhã desta terça-feira (16). Acompanhados da diretora Luisa Albuquerque e dos professores Aline Lourenço e Eli Barbosa, eles vieram conhecer de perto a estrutura de funcionamento do Orçamento Participativo e da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

O objetivo da visita foi colher dados e informações que possam subsidiar o projeto “Administração da cidade no imaginário infantil: mitos e realidade”, que está sendo elaborado desde março dentro das ações dos programas Mais Educação e Escola Aberta.

Na sede do OP, no 8ª andar da Prefeitura, eles ganharam mochilas e bonés e promoveram “uma sabatina” com a participação do coordenador geral, em exercício, Maurílio Muniz, e a diretora Intersetorial, Rosana Soares. Eles explicaram aos estudantes quais os caminhos percorridos pelo ciclo do Orçamento Participativo do Recife para que a população possa escolher, de forma direta e democrática, as prioridades de ações e obras realizadas pelo Município nos seus bairros e comunidades. Até as cédulas de votação utilizadas nas reuniões plenárias para escolha das obras prioritárias e eleição dos delegados e delegadas do OP foram manuseadas pelos pequenos visitantes.

Na segunda etapa da visita, os estudantes foram à Secretaria de Educação, no 4º andar, para um encontro informal com o secretário Cláudio Duarte e o assessor executivo da pasta, Flávio Brayner. Na oportunidade, os estudantes apresentaram trechos de dois cordéis elaborados em sala de aula, um sobre o Orçamento Participativo do Recife e outro sobre a vida do cangaceiro Lampião. O secretário, por sua vez, assumiu o compromisso de construir um site na internet dedicado à escola, semelhante ao que já existe na Escola Padre Henrique, no Derby, e de levar todo o grupo para conhecer de perto o prefeito João da Costa, o que deve ocorrer na próxima semana.

Cláudio Duarte explicou, de forma simples, quais as suas principais atribuições no cargo de secretário. “Meu trabalho é tentar ajudar os dirigentes das unidades de ensino para que tudo funcione bem e que vocês possam estudar de forma adequada e eficiente”, resumiu, lembrando que tudo é feito de acordo com as diretrizes educacionais elaboradas pela gestão do prefeito João da Costa.

O secretário citou pontos importantes de um acordo firmado com os professores para que eles estejam sempre motivados em sala de aula. Ele também quis saber dos estudantes sobre as condições da merenda, do livro didático e da infra-estrutura da escola, frisando que o compromisso da PCR é melhorar cada vez mais a educação da Cidade. “O aluno bom é o aluno que cobra, mas também é necessário estudar com dedicação e colaborar na conservação da escola”, disse.

Para Washington Silva Ribeiro, de 10 anos, as duas visitas foram bastante produtivas. “No OP nós aprendemos, por exemplo, que o prefeito João da Costa não tem dinheiro para fazer tudo de uma vez, é por isso que a população tem que escolher. Já na educação, achei legal como o secretário falou com a gente, de forma simples e com amizade”, explicou.

Matérias Relacionadas
- Escola municipal encerra Semana da Matemática
- Estudantes conhecem as origens musicais dos festejos juninos
- Quadrilha matura da rede de Ensino reúne 400 estudantes
- Começam as oficinas do Programa Educando com Voz Saudável
- Escola municipal promove exposição sobre matemática
- PCR inicia oficinas do Programa Educando com a Voz saudável
- Escola Rodolfo Aureliano promove Festival de Cinema
- Prefeitura abre inscrições para o Futebol Participativo 2009
- Prefeitura inicia preparativos para a 7ª Comude
- ProJovem Urbano recebe a visita de equipe da Prefeitura de Sorocaba
- PCR promove seminário de abertura da 7ª Comude
- Estudantes participam de atividades sobre meio ambiente
- Prefeito assina Pacto pela Valorização da Educação
- Comitiva de Sorocaba (SP) visita o ProJovem Urbano
- Alunos do ProJovem Urbano entram no mercado de trabalho
- Prefeitura fecha acordo com o Sindicato dos Professores
- Robótica ganha pauta em Encontro de Tecnologia da Rede Municipal
- Alunos da Escola Sítio do Berardo realizam recital de poemas
- Alunos do Arco de Esporte e Lazer do ProJovem realizam ação em asilo do Arruda
- Alunos de seis e sete anos promovem recital de poesias


Enviar    Imprimir