Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

DESFILE DAS BANDEIRAS ANIMA CENTRO DO RECIFE
21:40 Segunda-feira, 22 de Junho de 2009

Nem a forte chuva, que começou a cair no final da tarde desta segunda-feira (22), atrapalhou o animado cortejo do Desfile das Bandeiras, que há 15 anos percorre as ruas do Centro do Recife. A concentração começou por volta das 17h30, na Rua Nova, e reuniu cerca de 13 bandeiras de santos representativos das festas juninas. Ao som de quatro bandinhas, cinco trios de forró e quatro grupos de Coco de Roda, as famílias que mantém a tradição de produzir os estandartes e sair pelas ruas reverenciando com festa os santos São João, São Pedro, São José e Santo Antônio, misturando o religioso com o profano, saíram em direção ao Pátio de São Pedro, onde o desfile terminou com muito forró. Oito quadrilhas vencedoras do concurso no ano passado também acompanharam o trajeto, acrescentando mais brilho e cor ao espetáculo.

“É verdade que quase todo ano chove, mas a chuva de hoje foi muito forte. Pensei em cancelar o desfile, mas acho que era capaz de levar uma pisa de fizesse isso, tamanha é a vontade desse pessoal de se mostrar e de preservar a tradição”, brincou o organizador do encontro das bandeiras e assessor técnico da Fundação de Cultura do Recife, Marcelo Varela. E ainda bem que o cortejo aconteceu. Centenas de pessoas, de diversas faixas etárias, vinda de vários bairros do Recife e Região Metropolitana, como Água Fria, Várzea, Brasília Teimosa e Casa Amarela, dançaram, cantaram e festejaram lindamente o São João da nossa capital.

As manifestações das bandeiras estavam cada vez menores, quando a Prefeitura do Recife resolveu fazer um levantamento das famílias que ainda mantinham a tradição e resolveu juntá-las em um só cortejo. “Começamos com poucas bandeiras e uma bandinha. Hoje, conseguimos colocar toda essa gente na rua”, vibra Varela. Para comemorar os 15 anos do desfile, o forró até cedeu espaço e uma valsa que foi tocada para comemorar o debute. O frevo também teve espaço, tocado ao final, para encerrar mais um ano da festa.

Festa essa que será mantida por muitos anos, pelo menos se depender da animação de Fernanda Toberi, com nove anos de idade e cinco de desfile. “São João não é São João sem chuva”, afirmou a menina sem parar de dançar e completamente molhada. A tia de Fernanda, Ivonete Oliveira, faz questão de levar a criançada para a festa, junto com a menina estavam mais quatro outras, todas entre 6 a 10 anos. “Terminamos misturando tudo: religião com festa e tradição com diversão, assim eles aprendem se divertindo”.

Matérias Relacionadas
- Luiz Gonzaga é tema de palestra no São João
- Forró e salsa animam Pólo de Jardim São Paulo
- Quadrilhas animam o domingo em Jardim São Paulo
- Clima junino alegra pacientes do Hospital Cravo Gama
- Espetáculo musical desperta curiosidade no Sítio
- PCR presta serviços à população no Sítio da Trindade
- Concurso de quadrilhas infantis emociona público no Sítio da Trindade
- Noite de domingo teve Silvério Pessoa na Praça do Arsenal
- Cristina Amaral brilha no São João da Praça do Arsenal
- Inovação e qualidade marcam show da Flor do Muçambê
- Praça do Arsenal recebe Exposição de Culinária Afro-Brasileira
- Crianças se divertem na Praça do Arsenal neste domingo
- PCR oferece teste rápido de HIV durante São João
- Genival Lacerda leva forró e humor ao Sítio da Trindade
- Forró anima o domingo no Pátio de São Pedro
- Azabumba e Zé de Tetê levantam público do Sítio da Trindade
- Santana coloca o Sítio da Trindade para forrozar
- Arquibancadas do Sítio ficam lotadas para assistir as quadrilhas juninas
- Sítio da Trindade oferece serviços durante o São João
- Festejos juninos de Jardim São Paulo animam público


Enviar    Imprimir