Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

HOMENAGEM A GONZAGA ANIMA O DOMINGO NO PÁTIO DE SÃO PEDRO
08:09 Segunda-feira, 3 de Agosto de 2009

O Pátio de São Pedro recebeu neste domingo (2) uma multidão de fãs e apaixonados pela obra do maior nome da música nordestina. O evento que marcou os 20 anos de morte do Rei do Baião e um ano de existência do Memorial Luiz Gonzaga, começou às 9h e só acabou na madrugada da segunda-feira, com muita gente querendo continuar.

Pela manhã o Memorial já abriu as portas mais cedo, recebendo centenas de pessoas que queriam conhecer o acervo, que conta com peças da indumentária que Gonzaga usava em suas apresentações, além de arquivos de música oferecidos para audição no local. Também estava à disposição do público uma série de vídeos com apresentações do Mestre, que foram assistidos com atenção por quem passou por lá.

O comerciante Alersson Lopes, 28 anos, era um dos mais animados. Vestido a caráter, com um belo chapéu de couro, bem no estilo Gonzaga, observava as relíquias do Mestre e relembrava como virou fã: “Meu pai tocava sanfona. Meus irmãos mais velhos também sempre gostaram de Luiz Gonzaga. Cresci ouvindo suas músicas e hoje, sempre venho aqui, olhar, pesquisar. Sou assíduo”, comenta. Mas quem esteve no MLG durante o dia não ficou sem o principal ingrediente da festa: cinco trios de forró já animavam o Pátio, em um palco montado especialmente para a ocasião.

NOITE – Depois da missa, que contou com a presença de vários familiares e amigos de Gonzaga, começou a série de shows dos que ainda fazem do forró a música símbolo do povo. Mas antes de colocar o povo para moer, uma mais que merecida homenagem ao zabumbeiro Quartinha, que tocou com o Mestre Lua desde criança e ainda hoje faz shows com nomes famosos do forró.

A gerente do Memorial Luiz Gonzaga subiu ao palco para entregar a placa alusiva à homenagem e falou sobre a importância do homem que, em 50 anos de carreira, elevou a zabumba à uma categoria que vai muito além de um instrumento de acompanhamento. Pela Prefeitura do Recife estavam ainda Fred Zero Quatro, representando o Secretário de Cultura, Renato L; o diretor de Equipamentos Culturais da Fundação de Cultura do Recife (FCCR), Beto Rezende e o Administrador do Pátio de São Pedro, Fernando Augusto.

No backstage, quem aguardava ansioso para sua apresentação era o pícaro Genival Lacerda, que foi prestigiar a noite: “Homenagear Gonzaga não é mais do que nossa obrigação. Ele foi, é e sempre será o nosso mestre e nosso orgulho”, declarou. Santanna, o cantador, também estava animado com a ocasião e não deixou de fora sucessos de Luiz Gonzaga, como Sala de Reboco. “Este é um acontecimento muito importante para todos nós que sabemos da importância de Gonzaga para a nossa geração e para as próximas”, explicou.

Logo após a homenagem a Quartinha, a festa seguiu do jeito que os cerca de 700 forrozeiros presentes esperavam: muita música e animação ao som dos convidados que deram o ar da graça para lembrar o Mestre Lua. O sanfoneiro Gennaro e a sua Walkíria começaram o arrasta pé, seguidos por nomes como Chiquinha Gonzaga, Camarão, Genival Lacerda, Seu Januário, Cristina Amaral, Nadia Maia, Irah Caldeira, Território Nordestino, Sevy Nascimento e vários outros que não querem e não devem deixar morrer o legado de Luiz Gonzaga.

Matérias Relacionadas
- Biblioteca de Afogados inscreve para Mini Campeonato de Xadrez
- Ensaio Sobre a Cegueira na Biblioteca de Casa Amarela
- Secretário anuncia programação do Festival Recifense de Literatura
- Programação especial marca homenagens ao rei do Baião
- Prefeitura anuncia o A Letra e a Voz em coletiva nesta segunda
- Recitata encerra inscrições nesta sexta-feira
- Andréa Amorim mostra rock-lírico no Estação Arte
- Capiba e Nelson Ferreira são destaques do Santa Isabel
- PCR apoia Embaixada dos Bonecos Gigantes no Bairro do Recife
- BSCR faz concerto em homenagem a Villa-Lobos
- Última semana das oficinas de férias do Murillo La Greca
- Aniversário da Orquestra Sinfônica do Recife lota Santa Isabel
- Monitores participam de Workshop de teatralização
- Orquestra Sinfônica do Recife comemora aniversário com Maratona musical
- Pocilga DeLuxe leva seu “psico” pop ao projeto Estação Arte
- Refinaria apresenta o espetáculo Árvore de Júlia
- Museu da Cidade abre segunda turma para Oficina de Encadernação Artesanal
- Recital de Poesias invade Biblioteca de Afogados
- Concurso de Bolsas de Incentivo do CFAV divulga resultado
- Refinaria sedia Encontro de Mulheres de Terreiro


Enviar    Imprimir