Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

COMEÇAM AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE BURLE MARX
13:47 Terça-feira, 4 de Agosto de 2009

Foi lançada na manhã desta terça-feira (04), no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel, a cartilha “Os Jardins de Burle Marx no Recife”. A obra é de autoria das pesquisadoras Ana Rita Sá Carneiro, Fátima Mafra e Aline Figueirôa, do Laboratório de Paisagem da UFPE, com patrocínio da Prefeitura do Recife. Também estiveram na cerimônia representantes da Fundarpe, do Iphan e os vereadores Luciano Siqueira e Jurandir Liberal.

O lançamento dessa cartilha ressalta a importância e permanente atualidade da obra de Burle Marx. Ele antecipou grandes preocupações ecológicas, tão atuais no novo milênio. Além disso, seu trabalho ajuda a preservar a identidade nacional”, disse o secretário de Cultura, Renato L, que representou o prefeito João da Costa.

Na ocasião, foi feito o anúncio do deferimento do processo de tombamento do conjunto de sete obras de Burle Marx, que compreende a Praça da República e o jardim do Campo das Princesas, Praça de Casa Forte, Praça Euclides da Cunha, Praça do Derby, Praça Faria Neves (Praça de Dois Irmãos) e Praça Salgado Filho (Praça do Aeroporto). “Preservar esse bem tombado de Pernambuco consolida a nossa luta. E o fato dessa publicação ter acontecido na data em que se comemoram os 100 anos de Burle Marx é um grande presente”, comemorou o presidente do Iphan, Frederico Almeida.

A comemoração segue durante o mês de agosto e foi organizada pelo Comitê do Centenário de Burle Max, que reúne representantes da Prefeitura do Recife, Câmara de Vereadores, Laboratório de Paisagem da UFPE, Iphan, Fundarpe, CREA, Instituto de Arquitetos do Brasil e do Conselho Estadual de Cultura. O comitê foi criado para garantir o reconhecimento do valor histórico e cultural das praças assinadas pelo paisagista e assegurar a sua preservação.

Na sexta-feira (07), a Praça de Casa Forte será o palco para a apresentação do Grupo Sá Grama. O evento começa às 9h e irá contar com a presença de alunos de escolas públicas e privadas. “Iremos distribuir a cartilha, que tem tiragem de cinco mil exemplares e estará à disposição de todos, para que possam nos ajudar nesse movimento de defesa de um patrimônio cultural tão rico e importante”, ressaltou o vereador Luciano Siqueira.

Burle Marx considerava o jardim um instrumento de educação e o nosso objetivo é que a cartilha sirva de esclarecimento para a população, a começar pelas crianças, para que saibam a importância da preservação desses espaços”, complementou Ana Rita Sá Carneiro, coordenadora do Laboratório de Paisagem da UFPE e uma das autoras da cartilha.

No dia 12 de agosto, às 20h, será a vez do CREA prestar uma homenagem a Burle Marx, com a solenidade de entrega da comenda Ordem do Mérito Manoel Antônio de Moraes Rego. Encerrando as comemorações, no dia 17, às 9h, acontece um debate sobre as obras do paisagista, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Turismo - Através do projeto Recifense Praticante, da Secretaria de Turismo do Recife, será realizado um passeio ciclístico por praças projetadas por Burle Marx em comemoração ao centenário do paisagista. O passeio está programado para o fim de outubro. O percurso contemplará as praças Euclides da Cunha (Derby), Arsenal da Marinha (Bairro do Recife), Vitória Régia (Casa Forte), Euclides da Cunha (Dois Irmãos), além de outras.

Matérias Relacionadas
- Prefeito prestigia posse do novo Conselho Municipal de Cultura
- Prefeitura do Recife patrocina inscrições em Seminário de Dança
- Orquestra Sinfônica do Recife faz Concerto Noturno com convidados
- Prefeitura anuncia festival A Letra e a Voz
- Novo Conselho Municipal de Cultura toma posse
- Biblioteca de Afogados inscreve para Mini Campeonato de Xadrez
- Ensaio Sobre a Cegueira na Biblioteca de Casa Amarela
- Secretário anuncia programação do Festival Recifense de Literatura
- Homenagem a Gonzaga anima o domingo no Pátio de São Pedro
- Programação especial marca homenagens ao rei do Baião
- Prefeitura anuncia o A Letra e a Voz em coletiva nesta segunda
- Recitata encerra inscrições nesta sexta-feira
- Andréa Amorim mostra rock-lírico no Estação Arte
- Capiba e Nelson Ferreira são destaques do Santa Isabel
- PCR apoia Embaixada dos Bonecos Gigantes no Bairro do Recife
- BSCR faz concerto em homenagem a Villa-Lobos
- Última semana das oficinas de férias do Murillo La Greca
- Aniversário da Orquestra Sinfônica do Recife lota Santa Isabel
- Monitores participam de Workshop de teatralização
- Orquestra Sinfônica do Recife comemora aniversário com Maratona musical


Enviar    Imprimir