Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ASSINA CONTRATO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS DA CAIXA CULTURAL RECIFE
00:00 Segunda-feira, 21 de Setembro de 2009

O prefeito do Recife, João da Costa, participou, na manhã desta segunda-feira  (21), da assinatura do contrato de execução da obra de restauração e reforma do Edifício Arnaldo Dubeux, onde será implantada a Caixa Cultural Recife. Também estiveram na agência da Caixa Econômica Federal, no Bairro do Recife, o Secretário de Cultura, Renato L, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho e o Superintendente do Banco no Recife, João Carlos Sá Leitão.
 
Com orçamento previsto de R$ 11,8 milhões, o projeto de reparo e restauração do prédio onde sediou a antiga Bolsa de Valores de Pernambuco e da Paraíba destaca a recuperação das fachadas (com preservação dos ornatos e das cores originais), e a recomposição de duas torres frontais. No pavimento térreo, serão restaurados todos os elementos originais existentes e o espaço ganhará nova circulação vertical e uma infra-estrutura de acessibilidade. Já no primeiro e segundo pavimentos, serão realizadas intervenções na estrutura original para a implantação do cine-teatro. “Essa é a realização dos que fazem a cultura no Recife, pois, além da preservação arquitetônica e urbanística do prédio onde se localiza, a Caixa abre espaço para a expressão cultural da cidade. O financiamento nacional, com programações nacionais e locais, tem importante influência para a manifestação artística e para os sonhos da nação brasileira”, disse o prefeito.
 
A área total do prédio é de 2.935,05m2. Nos 914,24m2 do térreo, vão ficar três salas de exposições, o museu – com obras do acervo do banco – revistaria e livraria, recepção, guarda-volumes, bilheteria, sanitários e hall de carga e descarga. No mezanino, com 333,74m2, estarão a cafeteria, o escritório administrativo, os vestiários, a copa e o depósito de obras. Um teatro de 148 lugares, com foyer, camarim individual e bastidores, e uma quarta sala de exposição irão compor o primeiro pavimento, com 862,52m2. O segundo piso abrigará salas de oficina e dança, mezanino do teatro, com 54 lugares, camarim coletivo e uma central de ar-condicionado. O espaço se completa com uma cobertura de 142,55m2. Para o secretário de Cultura, Renato L, o espaço contribuirá para a informação e formação dos freqüentadores. “É um local a mais para o fator cultural, onde a população e os visitantes terão acesso a informações precisas”.
 
A expectativa, é que as obras terminem em dezembro de 2010. “Vamos entregar um prédio belíssimo, dentro das comemorações dos 150 anos da Caixa, em janeiro de 2011. O prefeito é pé-quente, pois compramos o prédio em 2006, vamos começar as obras em 2009 e a entregar em 2010”, falou a presidente da Caixa. João da Costa retribuiu: “A Caixa está de parabéns. Conte com a Prefeitura para futuras parcerias”. Ainda de acordo com Maria Fernanda Ramos Coelho, “Recife vai entrar no nosso circuito de apresentações patrocinadas pelo Banco, priorizando as linhas que a Caixa realiza (música, teatro e artes), além de um espaço para treinamento e capacitação da população”.
 
Localizado na Praça do Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, o prédio é fonte de identificação histórico-cultural da cidade. Figura como imóvel de destaque no conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico local, tombado desde dezembro de 1998 pelo Patrimônio Nacional. Foi planejado pelo arquiteto francês Georges Henry Munier, em estilo neoclássico, para abrigar a sede de um banco no inicio do século XX.
 
Caixa Cultural – A Caixa Cultural está presente em cinco cidades brasileiras: Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Além do Recife, dois novos espaços estão sendo construídos: Fortaleza e Porto Alegre. As principais atividades são: teatro, musica, dança, fotografia, mostras de cinema e artes plásticas. Além dessas atividades, a Caixa mantém e expõe acervo artístico próprio composto por obras de diversos artistas como Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. O processo de seleção é feito por meio de edital público.

Matérias Relacionadas
- Prefeito visita Centro de Treinamento do Clube Náutico Capibaribe
- João da Costa vistoria obras da Avenida Arquiteto Luis Nunes na Imbiribeira
- João da Costa visita obras da Av. Arquiteto Luís Nunes
- Prefeitura capacita comerciantes da Orla do Recife
- João da Costa comemora o primeiro aniversário do Mercado do Cordeiro
- Aniversário do Mercado do Cordeiro é marcado por mutirão de serviços
- João da Costa participa de filiação ao PTB de Sílvio Costa e Silvio Costa Filho
- Prefeitura dá apoio total a 8° Parada da Diversidade
- Prefeitura realiza manutenção no Cais José Estelita
- Novo Mercado do Cordeiro comemora aniversário
- Prefeito assegura R$ 5 milhões para financiamento de habitacional no Jiquiá
- João da Costa faz palestra sobre mobilidade urbana em Brasília
- Crianças do Habitacional Abençoada Por Deus participam de gincana educativa
- PCR possibilitará acesso ao crédito para os comerciantes da Orla do Pina e de Boa Viagem
- João da Costa almoça com Tarso Genro e dá palestra na Câmara dos Deputados
- Prefeito participa de apresentação de pesquisa sobre o Pronasci em Brasília
- Catadores recebem aulas de negócios e empreendedorismo
- Mostra itinerante do Mix Brasil chega ao Recife
- PCR realiza II Gincana de Educação Ambiental em Abençoada por Deus
- Prefeito apresenta programas municipais a representantes da Microsoft Brasil


Enviar    Imprimir