Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

DIA DO FREVO DE BLOCO ATRAI GRANDE PÚBLICO AO PÁTIO DE SÃO PEDRO
07:51 Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009

O lirismo dos velhos carnavais tomou conta do Pátio de São Pedro na noite deste domingo (01). Centenas de pessoas foram comemorar o Dia do Frevo de Bloco, que contou com uma programação especial, preparada pela Prefeitura do Recife. Músicos, compositores e amantes do carnaval compareceram à festa, que encheu de cores e brilho o local, em reverência a uma das mais belas expressões culturais da nossa cidade.
 
O Dia do Frevo de Bloco tem origem na lei nº 17.026/2004, instituída pelo ex-prefeito João Paulo. A data relembra o nascimento do compositor Edgard Moraes, fundador de vários blocos líricos e um dos grandes nomes do carnaval recifense. Desde então, o dia 01º de novembro é sempre lembrado com muita festa. “Para nós, é uma data muito importante, por ser o Frevo de Bloco uma das manifestações mais expressivas que nós temos e também por isso aqui já ser um aquecimento pro Carnaval do próximo ano, que, tenho certeza, será um dos mais lindos que nós já tivemos”, afirmou o secretário de Cultura do Recife, Renato L., que acompanhou de perto a festa.
 
Quem abriu a noite foi o Coral Edgard Moraes, acompanhado da orquestra de Pau e Corda do Bloco das Flores, que já se prepara para as comemorações dos seus 90 anos de existência, em 2010. Grandes composições foram rememoradas, levando à platéia a um clima de alegre nostalgia. Logo em seguida, subiu ao palco o compositor Getúlio Cavalcanti, que, na ocasião, lançou o seu sétimo CD, “Banhistas do Pina Cantam Getúlio Cavalcanti”, regravação de um LP da década de 70, que contou com a participação dos maestros Duda e Spok. “Neste trabalho, eu trago o carnaval de rua, do povo, assim como é o Frevo de Bloco, que está sendo comemorado hoje. E essa festa é uma prova inconteste de que o Frevo de Bloco é o nosso verdadeiro carnaval de rua”, contou Getúlio , um dos homenageados do Carnaval do Recife em 2010.
 
Enquanto os artistas se revezavam no palco do Pátio de São Pedro, o espetáculo também podia ser visto no chão, por onde passaram 28 blocos líricos, num belíssimo encontro, que já antecipa o que é realizado toda Segunda-feira de Carnaval, no Marco Zero. “Esta é uma celebração espontânea, em que convidamos vários blocos para participarem dessa festa. Aqui, eles já começam a aquecer os instrumentos pro ano que vem”, comenta o coordenador executivo do Carnaval Multicultural do Recife, André Brasileiro.
 
A festa foi uma prova de que, apesar de exaltar os velhos carnavais, o Frevo de Bloco atravessa gerações, despertando o encanto também nos jovens. A estudante universitária Bianca Silva, 19 anos, foi prestigiar a festa acompanhada da tia, Zuleide, e da avó, Maria das Graças. “Eu cresci ouvindo essas coisas. Minha família sempre foi muito carnavalesca e a gente foi acostumado desde pequeno a participar também. Eu sempre adorei”, declarou Bianca. “Tem coisa mais bonita do que isso? Sinceramente, eu acredito que não. Por isso, que essas coisas lindas a gente tem que passar pros filhos, pros netos”, afirmou Maria das Graças.

Matérias Relacionadas
- Sexta-feira de bom humor e reflexões no Festival Internacional de Dança do Recife
- Diversidade é a palavra de ordem do Festival de Dança nesta quinta-feira (29)
- PCR comemora Dia do Frevo de Bloco neste domingo
- Murillo La Greca sedia exposição Vida Longa ao Vila Longuinhos
- Mix de temáticas é destaque na programação do Festival de Dança
- Grupo francês e repentistas regionais animam Pátio
- Bloco Rabo do Boca realiza festa neste domingo
- Gerência de Literatura oferece curso sobre ficção contemporânea no Estado
- Biblioteca Popular de Afogados doa livros para alunos da Escola de Frevo
- Programa Multicultural abre inscrições para oficinas na RPA5
- Festival Internacional de Dança continua em cartaz nos teatros municipais
- O Solo do Outro movimenta Mercado de São José
- Dança toma conta da segunda-feira no Apolo-Hemilo
- Bibliotecas promovem Semana Alternativa Recifense de Arte Literária
- Cinema do Parque oferece programação especial para o Festival de Dança
- Núcleo afro apóia evento sobre saúde da população negra
- Mineiro leva espetáculo Interferência Inacabada ao Parque 13 de Maio
- XIV Festival Internacional de Dança movimenta o Recife
- Memorial Chico Science abre espaço para ficção científica
- Terça Negra abriga última eliminatória da Jornada de MCs


Enviar    Imprimir