Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SALDO POSITIVO: XIV FIDR APROVADO COM LOUVOR PELA POPULAÇÃO E ARTISTAS
11:26 Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009

Segundo Secretário de Cultura avaliação positiva é resultado do trabalho de uma equipe engajada e competente e aumenta desafio para próximo ano

Tarde de domingo véspera de feriado é certeza de praia, certo? Pode ser. Mas para quem a arte como prioridade, e mais precisamente a dança como paixão, um compromisso foi mais importante: a avaliação do XIV Festival Internacional de Dança do Recife. A avaliação trata-se de um instrumento democrático onde a Prefeitura do Recife – realizadora do evento – ouve o que a população, a classe artística, técnicos, público e demais interessados no assunto tem a dizer sobre o Festival que se encerrou no último sábado (31).
 
Na mesa estavam presentes o Secretário de Cultura do Recife, Renato L; o coordenador do XIV FIRD, Arnaldo Siqueira; o avaliador convidado, mestre e doutor em artes pela The Katherine Dunham School of Arts and Research e pela Unicamp, Eusébio Lobo; a curadora do XIV FIDR, Sandra Meyer e ainda Alexandre Macedo, gerente de Dança da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) e José Brito, coordenador de atividades especiais.
 
O processo começou com a leitura de uma detalhada análise feita por Euzébio Lobo, que destacou a diversidade e a qualidade das apresentações como pontos altos dos FIDR este ano. Também se declarou tocado com a comprovação de que a democratização e a descentralização do acesso a cultura ultrapassa o discurso político e materializa-se em ações para a população. “Ficou claro para mim que o Festival cumpriu seu papel essencial no que toca à estética, ao educativo, ao social e na promoção da cidadania. Isso eu pude ver na prática” – testemunhou o avaliador.
 
Outro ponto positivo destacado pelo avaliador foi a interação e a garantia de acesso à informação promovidas pelo blog WWW.dancarecife.blogspot.com . “Lá foi publicado tudo o que aconteceu no Festival. Qualquer informação necessária estava neste endereço. Sugiro que ele continue sendo alimentado durante o ano todo, como um instrumento de informação e até mesmo educativo”- disse Lobo. O avaliador também sugeriu que o material impresso do evento contivesse informações gráficas sobre a localização dos eventos para facilitar o entendimento dos artistas convidados que não conhecem a Cidade e ainda deixar clara a dimensão do FIDR. Sugestão esta que, assim como as outras, foram imediatamente anotadas por Arnaldo Siqueira, coordenador do Festival.
 
Sandra Meyer, curadora do evento, fez questão de frisar a emoção e a responsabilidade de selecionar o que o público vai assistir durante os 10 dias de realização do FIDR: “Já participei do Festival como palestrante e até mesmo como avaliadora, mas fazer a curadoria acarreta uma ansiedade diferente. Antes de cada espetáculo senti o mesmo frio da barriga de quem vai entrar em cena.” – contou. Meyer explicou ainda que na seleção que fez, pensou em uma estratégia de percepção e de fruição que abarcasse a diversidade da dança contemporânea no Brasil, em Pernambuco e no mundo: “Mesmo dentro das suas diferenças, existem pontos de contato entre as obras. Acredito que isso pode ser percebido pelo público”.
 
Da platéia, onde estavam bailarinos, jornalistas, técnicos, estudantes e amantes da dança, vieram inúmeros testemunhos e agradecimentos de gente que participou do FIDR de várias maneiras. O rapper Tyger, foi um dos que fizeram questão de destacar a diversidade e a oportunidade de inclusão geradas pelos eventos do FIDR, que culminaram com encontros de B.Boys e B.Girls em eventos no Parque 13 de Maio, no Ibura e na abertura do FIDR, em frente ao Teatro de Santa Isabel.
 
Terminadas as explanações da plateia e anotadas todas as sugestões, o Secretário de Cultura Renato L encerrou o encontro ressaltando a importância de encontros de avaliação: “Assim podemos mensurar o que está funcionando e o que pode melhorar. Fiquei feliz em ver que a equipe trabalhou tão bem a ponto de recebermos muitos elogios e agradecimentos, mas isso não que dizer que estamos satisfeitos e vamos ficar por ai. Estas declarações só aumentam a nossa responsabilidade de no próximo ano fazer ainda melhor e esse é o nosso compromisso e razão de estarmos aqui” – declarou.

Matérias Relacionadas
- Revela Design 2009 começa no próximo dia 3
- Próxima terça-feira (3) é dia dedicado à luta contra discriminação
- Pátio recebe o Povo dos Terreiros no Mês da Consciência Negra
- Dia do Frevo de Bloco atrai grande público ao Pátio de São Pedro
- Sexta-feira de bom humor e reflexões no Festival Internacional de Dança do Recife
- Diversidade é a palavra de ordem do Festival de Dança nesta quinta-feira (29)
- PCR comemora Dia do Frevo de Bloco neste domingo
- Murillo La Greca sedia exposição Vida Longa ao Vila Longuinhos
- Mix de temáticas é destaque na programação do Festival de Dança
- Grupo francês e repentistas regionais animam Pátio
- Bloco Rabo do Boca realiza festa neste domingo
- Gerência de Literatura oferece curso sobre ficção contemporânea no Estado
- Biblioteca Popular de Afogados doa livros para alunos da Escola de Frevo
- Programa Multicultural abre inscrições para oficinas na RPA5
- Festival Internacional de Dança continua em cartaz nos teatros municipais
- O Solo do Outro movimenta Mercado de São José
- Dança toma conta da segunda-feira no Apolo-Hemilo
- Bibliotecas promovem Semana Alternativa Recifense de Arte Literária
- Cinema do Parque oferece programação especial para o Festival de Dança
- Núcleo afro apóia evento sobre saúde da população negra


Enviar    Imprimir