Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

FESTIVAL RECIFE DO TEATRO NACIONAL É AVALIADO
19:00 Terça-feira, 1 de Dezembro de 2009

Na noite desta segunda-feira (30 de novembro) a Prefeitura do Recife realizou o evento de escuta sobre o 12º Festival Recife do Teatro Nacional, que aconteceu entre 19 e 30 de novembro. Na ocasião estavam presentes o secretário de Cultura, Renato L; a coordenadora do FRTN, Lúcia Machado; o coordenador de eventos especiais do FRTN, Vavá Paulino; o gerente de Artes Cênicas da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR); e ainda o avaliador convidado, o jornalista Valmir Santos.

O secretário de Cultura abriu a escuta ressaltando que este é um momento de reflexão e avaliação do que foi realizado: “É uma oportunidade de pensar e repensar o trabalho de produção do FRTN, observar onde avançamos e onde precisamos avançar ainda mais. Fazemos questão de manter esta oportunidade democrática de dar voz aos que fizeram e aos que acompanharam de fora, para assim, caminharmos sempre, buscando o aperfeiçoamento”, situou.

A coordenadora do Festival, Lúcia Machado, iniciou sua explanação apontando os avanços em relação ao ano passado e ainda os pontos positivos que foram mantidos. Machado comentou que o FRTN melhorou no que se refere à bilheteria central, que atendeu ao público em horário comercial; na qualidade dos equipamentos locados e ainda na qualidade e diversidade da programação. Também houve um incremento no número de espetáculos apresentados, chegando a 30 montagens e 50 apresentações. A coordenadora assinalou que as dificuldades este ano residiram na articulação para realização dos espetáculos descentralizados e ainda no fato de que a classe artística revelou um interesse abaixo das expectativas pelas oficinas, encontros e palestras, apesar da comprovada representatividade dos convidados para explanações.

SALDO POSITIVO - Valmir Santos, avaliador convidado, colocou que o FRTN tem como grande mérito fazer um retrato equilibrado da produção brasileira atual. Acrescentou que, apesar da redução de orçamento, causada por um ano de crise mundial, a organização e curadoria conseguiram trazer espetáculos para o público recifense.

No que se refere aos pontos que devem ser revistos, o avaliador apontou para alguns problemas operacionais, que foram prontamente anotados pelos organizadores e também sobre a urgência em discutir sobre os motivos da classe artística aproveitar melhor as oportunidades de crescimento profissional através das oficinas, encontros e seminários promovidos pelo Festival.

Santos comentou ainda sobre a positiva iniciativa de realizar a abertura do Festival na Praça do Arsenal, pontuando que o espetáculo escolhido – Till, A Saga de Um Herói Torto, do Grupo Galpão (MG) – foi uma boa escolha para a rua, pois o grupo que o encenou começou com teatro de rua. Quem referendou esta afirmação foi o curador do evento, Kil Abreu, acrescentando que o tema da 12 ª edição do FRTN é O Teatro e a Cidade.

No fim das falas da audiência, formada por profissionais de artes cênicas e ainda representantes da imprensa local e depois das réplicas e tréplicas que esclareceram detalhes sobre o evento, o secretário de Cultura encerrou a escuta agradecendo a todos os presentes e especialmente à equipe de produção e da Secretaria e Fundação de Cultura: “Temos um saldo positivo depois da realização deste Festival. Claro que temos pontos a rever, mas somos vencedores pois o público do Recife recebeu um Festival que primou pela qualidade e pelo fácil acesso à cultura. Apesar de termos passado por uma grande crise financeira mundial, fechamos o ano com o nosso calendário de eventos intacto”, finalizou.

 

Matérias Relacionadas
- Festa do Morro
- Prefeitura abre inscrições para concurso de iluminação natalina
- PCR recebe propostas artísticas para o Carnaval 2010 até sexta
- Orquestra Sinfônica encerra Série Concertos Noturnos de 2009
- Festival de Vídeo de Pernambuco é aberto no Parque
- Seminário sobre Dom Hélder Câmara começa nesta terça
- Concurso de Poesia encerra inscrições na sexta
- Último fim de semana de festival lota teatros do Recife
- Sambista Nélson Sargento se apresenta no Terça Negra
- Festival de Vídeo de PE começa nesta segunda
- V Mostra de Dança Afro movimenta Armazém 14
- Cinema do Parque recebe o 11º Festival de Vídeo de Pernambuco
- “Aquele Querido Mês de Agosto” entra em cartaz no Apolo
- Memorial Luiz Gonzaga realiza último “Sábado danado de bom!” do ano
- Design e grafismo são tema de oficina no Centro de Formação em Artes Visuais
- Núcleo Afro promove palestra sobre negros e veículos de comunicação
- Jazz e funk no Pátio Sonoro desta sexta-feira
- Dom Hélder é tema de seminário gratuito
- Festival Recife de Teatro Nacional continua lotando salas
- Teatros municipais apresentam atrações do XII Festival Recife do Teatro Nacional


Enviar    Imprimir