Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS HOMENAGEIAM LUIZ GONZAGA
20:00 Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009

A 2ª Semana Luiz Gonzaga, promovida pela Prefeitura do Recife de 09 a 13 de dezembro, vai incluir na sua programação a 2ª Mostra de curtas de animação Luiz Gonzaga, que acontece da próxima quarta-feira (09) ao dia 11, no ginásio de Esportes Geraldão, na Imbiribeira. Serão 87 filmes de cinco minutos, com making off de dois minutos cada, produzidos por cerca de 4,5 mil estudantes de 102 escolas de 1º e 2º ciclos (1ª a 4ª série) e 21 de 3º e 4º (5ª a 8ª série), ligados ao Programa Mais Educação.

A mostra será aberta na quarta-feira (09), das 13h30 às 17h30, prosseguindo na quinta (10), em dois horários (8h às 12h e 13h às 17h30) e se encerrando na sexta-feira (11), entre 8h e 13h. O acesso é gratuito.

Utilizando os recursos da tecnologia digital e com apoio da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (DGTEC), os alunos produziram os curta-metragens tendo como inspiração as principais composições do “Rei do Baião”. O resultado foram pequenas obras-primas que deram vida a músicas como “Xote das meninas”, “Asa Branca”, “Aquarela Nordestina”, “Cintura fina”, entre outras.

De acordo com o coordenador municipal do Mais Educação, Erisvelton Sávio, a elaboração da mostra também envolveu os 240 tutores, monitores e gestores que trabalham no projeto. “A produção utilizou diversas técnicas, com o uso de massa de modelar, desenhos artesanais e computação gráfica. O resultado ficou muito bom”, garante. A expectativa da PCR é que cerca de 11 mil pessoas acompanhem os três dias de mostra, incluindo os alunos, professores e todo o pessoal técnico envolvido. “No dia 10 estará no Geraldão uma pesquisadora do Ministério da Educação, que fez questão de vir assim que soube da iniciativa”, ressalta Erisvelton.

SAIBA MAIS – Uma das principais ações do Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal, o Programa Mais Educação é desenvolvido, desde 2007, nas capitais brasileiras e nas cidades com mais de 200 mil habitantes. O principal objetivo é ampliar a jornada escolar dos alunos do ensino fundamental (seis a 14 anos) da rede pública, aproveitando o contraturno (horário diverso das aulas) para desenvolver atividades recreativas e educacionais nas próprias escolas ou em espaços alternativos.

Com ênfase na questão pedagógica, o programa pretende ocupar o tempo livre das crianças e jovens, motivando a integração entre eles, promovendo a participação cidadã e combatendo a evasão, a repetência e as distorções idade-série.

O Recife é uma das cidades referência na adoção do programa, que foi ampliado, na atual gestão, de 35 para 123 escolas. No total, o programa envolve 17 mil alunos, 680 oficineiros (monitores) e cerca de 100 tutores, o que coloca a capital pernambucana como a primeira do Nordeste e terceira no País na adoção do programa, ficando atrás apenas de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.

 

Matérias Relacionadas
- Estudantes fazem releitura da obra de Francisco Brennand
- Escola Municipal conquista prêmio “Construindo a Nação”
- Escola municipal representa rede pública no Mundial de Robótica
- Jogos da Pessoa com Deficiência são abertos com grande festa no Geraldão
- Show encerra projeto telemática da Escola Córrego da Bica
- Escola Municipal participa de competição mundial de robótica
- Exposição mostra o olhar de crianças das escolas e creches municipais sobre o Recife
- Conexão 17 é aberta com brilho e alegria no Teatro de Santa Isabel
- Conexão 17 leva cultura e lazer para cinco mil professores
- Novos professores participam de semana de formação
- PCR realiza formação de novos professores da rede
- Alunos do ProJovem realizam Feira de Conhecimentos Afrobrasileiros
- Escola municipal fica em 3º lugar em concurso nacional
- Projeto escolar é encerrado com aula-show de Cristina Amaral
- Desfile, apresentações e homenagens no penúltimo dia do 4º Festival de Artes Marciais do Recife
- Alunos de escolas municipais participam de caminhada no Dia da Consciência Negra
- Bueirão e CSU Bido Krause recebem as quartas-de-final do Futebol Participativo
- Famílias do Morro da Conceição participam de passeio de Catamarã
- Prefeitura dá início ao Curso de Formação de Gestores da Educação Infantil
- Secretaria de Educação realiza capacitação de gestores da rede


Enviar    Imprimir