Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

EDUCADORES REALIZAM ÚLTIMA FORMAÇÃO CONTINUADA DO ANO
00:00 Terça-feira, 29 de Dezembro de 2009

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer está promovendo a última formação continuada do ano, direcionada aos educadores da Diretoria de Lazer e Cidadania da autarquia Geraldão. O evento começou nesta segunda-feira (28) e segue até a quarta-feira (30), das 9h às 12h, na quadra principal do ginásio, na Imbiribeira.

A formação continuada reúne 30 professores e monitores que ao longo do ano desenvolvem trabalhos com jovens, adultos e idosos, utilizando as várias linguagens oferecidas pelos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL), como dança, artesanato, percussão, violão, teatro e ginástica. As atividades são realizadas em 107 bairros e comunidades da Cidade.

Esse momento é muito importante para avaliar e construir o trabalho que os educadores desenvolvem. Decidimos fazê-lo de maneira lúdica, resgatando os elementos teóricos através de jogos e dinâmicas, com o objetivo de unir ainda mais o grupo e mesclar as experiências e sugestões de cada um”, disse a coordenadora diária dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL), Andréa Medeiros.

Uma das dinâmicas utilizadas foi o “Jogo do Dado”, onde as peças eram os próprios educadores. Através de perguntas e respostas, foram abordados os quatro princípios básicos do CPEL: Trabalho socialmente útil; desenvolvimento da cultura popular; auto-organização e trabalho coletivo.

Atuando em conjunto com a comunidade, além de proporcionar momentos de lazer, os educadores trabalham o exercício da cidadania e priorizam o diálogo e a troca de experiências. “Sou completamente apaixonada pelo que faço! Aprendi a enxergar as relações humanas de uma forma melhor e mais abrangente e isso ajuda muito a melhorar as minhas atitudes”, disse a educadora Maria do Socorro Pereira, que trabalha com grupos de adultos e idosos do Barro, Vila Tamandaré e Estância.

Em 2009, o projeto Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL) atendeu cerca de 12 mil pessoas. De acordo com o diretor presidente do Geraldão, Eduardo Granja, a avaliação é bastante positiva, pois as metas do projeto foram atingidas e algumas superadas. “Conseguimos cumprir a agenda do programa, tendo todas as linguagens atendidas e grandes momentos de celebração, como os festivais de ginástica e de artes marciais, os espetáculos de dança e os Jogos da Pessoa com Deficiência, da Pessoa Idosa e da Diversidade. Além disso, em dezembro foram realizados os Festivais da Juventude no Ibura e em Santo Amaro, em parceria com o programa Pronasci, do Governo Federal”, explicou.

Matérias Relacionadas
- Atletas apoiados pela PCR vão participar da Corrida da São Silvestre
- Geraldão realiza Seminário Futebol Participativo 2009
- Seleção do Recife enfrenta equipe do Santa Cruz
- Bairro do Ibura recebe Festival da Juventude Pronasci
- Matonense do Ibura é o grande campeão do Futebol Participativo 2009
- Estádio dos Aflitos recebe as finais do Futebol Participativo
- Círculo de Ação Jovem reúne alunos do CPEL na Praça do Poeta
- João da Costa abre Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência
- Finais de queimado e voleibol dos Jogos Escolares agitam o Geraldão
- Matonense e Valência farão a final do aberto masculino do Futebol Participativo
- Finais do futsal dos Jogos Escolares agitam Geraldão
- Finalistas do Futebol Participativo serão conhecidos neste fim de semana
- Geraldão abriga torneio de futsal dos Círculos Populares
- Equipe do Geraldão conquista Campeonato Pernambucano de Karate
- Definidos os semifinalistas do Futebol Participativo
- ProJovem promove ação recreativa na Casa de Acolhida Roda Vida
- Círculos Populares integram programação do mês da Consciência Negra
- Geraldão abriga o 4º Festival de Artes Marciais do Recife
- Professores e administradores recebem orientações sobre tratamento de piscinas
- Usuários do equipamento de lazer da Rua da Aurora se reúnem nesta terça


Enviar    Imprimir