Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

JOÃO DA COSTA LANÇA CARTEIRA INTERESTADUAL DO IDOSO
00:00 Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010

Nesta quarta-feira (27), o prefeito do Recife, João da Costa, lançou a Carteira Interestadual do Idoso, no Auditório Capiba, no 15º andar da PCR. A carteira dá direito a viagens interestaduais gratuitas ou com desconto de 50% para as pessoas maiores de 60 anos, moradoras do Recife e que possuem renda de até dois salários mínimos. “O nosso compromisso é construir um conjunto de políticas que assegure à pessoa idosa o direito a uma vida mais saudável e com mais qualidade”, disse o prefeito, João da Costa.

Até o momento, foram emitidos 92 documentos. De acordo com a secretária de Assistência Social, Karla Menezes, a expectativa é de que esse número cresça este ano. “Essa é uma conquista muito importante para os idosos. O benefício é assegurado pelo Estatuto do Idoso e o documento é emitido através de um cadastro realizado em parceria com a Prefeitura do Recife e o Governo Federal”, disse.

Na cerimônia, os idosos foram representados por Íris Guerra, 61 anos, moradora do bairro da Boa Vista. “Minha carteirinha foi emitida em 2009. A primeira viagem que fiz foi a Maceió. Depois vieram Salvador e Aparecida. Agora, sempre que posso, utilizo o benefício para conhecer novos lugares”, discursou. Durante a solenidade, Eneida Maria Alves, 61 anos e Iraci Bonfim, 60, receberam suas carteiras. “Para mim, esse documento vale muito, pois não precisarei pagar passagens interestaduais ou pagarei apenas meia passagem”, falou dona Eneida. Já pensando em arrumar as malas, dona Iraci estava bastante empolgada. “Agora vou poder visitar minha irmã, que mora em Santos”, disse.

Para adquirir a Carteira Interestadual do Idoso, as pessoas que não têm como comprovar renda precisam comparecer ao Posto de Gestão de Benefícios do Bolsa Família, localizado na Empresa de Urbanização do Recife (URB-Recife), na Rua Oliveira Lima, s/n, na Boa Vista. É necessário apresentar uma foto 3x4, original e cópia do RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência com CEP. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

A carteira fica pronta dentro de um prazo de 30 a 45 dias, mas no ato da inscrição, o idoso sem renda já recebe uma declaração que assegura o direito de começar a usufruir do benefício. O documento tem validade de dois anos e pode ser utilizado em todo o território nacional. Para mais informações, basta ligar para o 0800-281-0313. Quem possui comprovante de renda abaixo de dois salários mínimos, basta apresentá-lo no guichê rodoviário para a emissão da passagem. Caso o idoso deseje viajar em algum outro horário onde a demanda é maior, a empresa de transporte cobrará o valor de meia passagem, também sendo responsável por informar os horários disponíveis para as passagens gratuitas.

A solenidade também contou com a participação da diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Karina Antunes; do coordenador do Conselho Municipal do Idoso, Jorge Drechsler; do presidente do Conselho Estadual do Idoso, Reginaldo Borges; do promotor da Promotoria do Idoso, Paulo Lapenda; do presidente da Câmara Municipal do Recife, Múcio Magalhães e de representantes de grupos da terceira idade.

Matérias Relacionadas
- Oficinas de adereços carnavalescos movimentam comunidades
- Crianças do Cica II gravam música com Maestro Forró
- Campanha realiza atividades com crianças na Orla de Boa Viagem
- Doação Cidadã é reforçada com outbus em 50 coletivos
- Campanha contra trabalho infantil oferece pólo de atendimento na Orla
- SAS/Iasc promovem passeio ao cinema com moradores em situação de rua
- Assistência irá combater trabalho infantil na orla do Pina e Boa Viagem
- Secretaria de Assistência Social capacita orientadores sociais
- Secretária apresenta política de Assistência Social do Recife ao COP
- Karla Menezes visita turma do programa Lição de Vida
- Usuários do Iasc expõem trabalhos no Shopping Tacaruna
- Iasc realiza mais uma ação de sensibilização no Canal de Setúbal
- Iasc realiza ação de sensibilização com moradores de rua
- Crianças do Peti se confraternizam no Sítio Trindade
- Crianças atendidas pelo Iasc comemoram festas de fim de ano
- PCR inscreve para cursos profissionalizantes em Ilha de Deus e Tibiras
- Crianças e jovens do Peti curtem tarde de Natal no Sítio Trindade
- Iasc promove festas de fim de ano em suas unidades
- Exposição encerra oficinas de Adereços Natalinos
- SAS comemora os 40 anos do CSU Afrânio Godoy


Enviar    Imprimir