Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO RECIFE


A Secretaria de Assistência Social do Recife tem como proposta desenvolver ações de formação continuada que oportunizem aos servidores e funcionários espaços de socialização de informações, visando integrar as equipes que operam os serviços de assistência social no município.

Uma primeira iniciativa adotada é a realização de Fóruns da Assistência Social, envolvendo a Secretaria e o IASC, com a participação de profissionais da área que trazem informações atualizadas para debate e reflexão sobre a prática. Tem o objetivo de aproximar e Integrar servidores, funcionários, terceirizados e estagiários da SAS e do IASC, possibilitando a troca de experiências entre esses profissionais, com base no conhecimento da especificidade dos âmbitos de atuação da Secretaria e do IASC. Portanto, busca-se promover a qualificação dos profissionais que prestam serviços nas duas instituições, oferecendo subsídios teóricos que orientem e fundamentem a prática cotidiana.

Fóruns realizados pela Secretaria de Assistência Social

O I FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO RECIFE aconteceu no dia 02 de março de 2009, no Auditório Capiba da Prefeitura do Recife, com o tema “Sistema Único de Assistência Social - SUAS”, apresentado pela Assistente Social do Programa ProRural, Raquel Bianor da Silva. O Fórum contou com a participação de mais de 300 trabalhadores da SAS e do IASC.

No II FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO RECIFE, realizado em 12 de maio, o tema abordado foi “A Família”, com a apresentação dos seguintes subtemas:

  • “Violência na Família”, ministrado pelo palestrante, psicólogo e professor titular da Faculdade Integrada do Recife e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Walfrido Menezes. 
  • “Abordagem Sistêmica”, com o médico psiquiatra e professor de psiquiatria e coordenador do curso de especialização em terapia familiar da UFPE, Roberto Faustino. 
  • “Reinserção Familiar, com a Psicóloga Katarina Assunção.

No dia 25 de agosto, foi realizado o III FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO RECIFE que teve como tema “NOB-RH/SUAS”, ministrado pela Socióloga/Mestranda em Serviço Social da PUC/SP Stela da Silva Ferreira, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau.

A 4º EDIÇÃO DO FÓRUM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL aconteceu no último dia 17 de dezembro no auditório da Faculdade Maurício de Nassau com a participação dos trabalhadores da Assistência Social. Como programação, o evento contou com a participação na mesa de abertura de Karla Menezes - Secretária de Assistência Social e Presidente do IASC; Tereza Jacinta – Assessora Executiva do IASC; José Ferreira da Crus – Representante do MDS; Representante da UFPE; e Sérgio Murilo – Coordenador Executivo do Instituto Maurício de Nassau.

Tivemos a apresentação de José Ferreira da Crus com o Tema “Gestão do Trabalho como Base Estruturante para Implementação do SUAS”, exposição do Projeto de Extensão da UFPE: “Qualificando o estágio como processo formativo: um diálogo com a Política de Assistência”, por Maria das Graças e Silva, apresentação da Comissão Integrada dos Trabalhadores/as da Assistência Social, o relato da Participação na VII Conferência Nacional de Assistência Social, realizada no período de 30.11 à 03.12, por Valéria Monteiro.



Enviar    Imprimir