Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO AVALIA PROJETOS COM SECRETÁRIO EXECUTIVO DO PRONASCI
19:09 Quinta-feira, 10 de Junho de 2010

O prefeito do Recife, João da Costa, recebeu, na tarde desta quinta-feira (10), o secretário executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Ronaldo Teixeira. Na oportunidade, o gestor municipal e o representante do Governo Federal avaliaram alguns projetos ligados ao Pronasci que são executados na capital pernambucana, além da possibilidade de implementação de novas ações. A reunião foi acompanhada pelo secretário especial da Juventude, Eduardo Granja, e pela secretária de Direitos Humanos, Amparo Araújo.
 
Conversamos sobre algumas ações que são desenvolvidas aqui no Recife. Avaliamos o andamento destas ações e pontuamos algumas pendências. Temos vários projetos em execução, como os Círculos Populares de Esporte e Lazer, o Juventude de Terreiros, o Centro de Referência Margarida Alves... A visita foi bastante proveitosa, pois pudemos acertar detalhes para o melhor funcionamento do Pronasci aqui no Recife”, explicou o secretário Eduardo Granja.
 
Para a secretária Amparo Araújo, o encontro serviu, principalmente, para vislumbrar a possibilidade de novas ações para a Cidade. “Criamos uma força-tarefa com outras secretarias para que pudéssemos elaborar novos projetos. Já estamos na reta final, com a fase de licitações e contratações. Temos até o próximo dia 21 para cadastrar estes projetos e deveremos ter novidades para a próxima etapa do Pronasci”, agregou.
 
Pronasci - Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.
 
Entre os principais eixos do Pronasci, destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o Governo Federal investirá R$ 6,7 bilhões até o fim de 2012.

Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como público-alvo, jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei; presos ou egressos do sistema prisional; e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar.
 
Até o momento, o Pronasci chegou a 150 municípios, ao Distrito Federal e a 22 Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Matérias Relacionadas
- Procon promove palestra destinada a alunos sobre consumo na infância
- Servidores participam de capacitação para melhorar atendimento ao público
- Dia dos Namorados é lembrado com panfletagem de prevenção à violência
- Intérprete em Libras acompanha agenda pública do prefeito
- PCR comemora aniversário do AA nesta sexta
- Secretária da Mulher prestigia audiência pública sobre tráfico de pessoas
- Alunos da rede e dos Círculos Populares participam de Festival de Futsal e Futebol no CSU Bido Krause
- Prefeitura e IPEA lançam livros na Universidade Católica de Pernambuco
- Prefeitura inicia transferência de moradores da Vila Imperial
- João da Costa participa de inauguração de nova emergência do HR
- Feira oferece opções de presentes para namorados e São João
- Quinta parcela do Iptu vence nesta quinta (10)
- Permissionários terão maior participação na gerência dos mercados
- PCR cadastra comerciantes populares do centro da Cidade no EI
- Orçamento Participativo promove plenárias regionais em mais dois bairros do Recife
- Prefeitura firma parceria para combater a poluição sonora e lança Plano de Arborização
- PCR capacita locutores que irão trabalhar durante o São João
- Audiência discute tráfico internacional de pessoas e drogas
- Prefeito sanciona aumento salarial dos servidores
- Secretária de Direitos Humanos representa Prefeitura em encontro sobre tortura


Enviar    Imprimir