Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Geraldão

PREFEITURA PROMOVE 4º ENCONTRO PRÉ ESPORTE DO MANGUE, NA PRAÇA DO POETA
19:49 Sábado, 21 de Agosto de 2010

Esportes radicais, debates e shows de bandas locais e estão na programação do evento, que acontece na Caxangá
 
Por Jamille Coelho
 
Dezenas de esportistas das seis RPA’S da cidade participaram, neste sábado (21), do 4º Encontro Pré Esporte do Mangue, na Praça do Poeta, na Avenida Caxangá. O evento, que acontece neste fim de semana, está sendo promovido pelo Geraldão, por meio da Diretoria de Esporte e Juventude. Cada encontro tem como objetivo reunir a juventude da Cidade para exercitar e demonstrar as atividades que eles aprendem nas oficinas promovidas nas suas comunidades e, ainda, debater problemáticas relacionadas ao dia-a-dia de cada um destes jovens e adolescentes.
 
As oficinas são oferecidas por monitores do Projeto Círculos Populares, que leva para as comunidades Capoeira, Break, Skate, Le Parkour, BMX (bike), entre outros esportes e atividades físicas. De acordo com a coordenadora geral de Atividades Sistemáticas do Círculos, Katiúcia Moutinho, o encontro acontece periodicamente, para “reunir todas as comunidades de uma só vez e, em cada evento, todos utilizam praças, CSU’S, e outros espaços para praticar as atividades. Além disso, são escolhidos diversos temas que são debatidos com os presentes”, explicou.
 
Outro papel importante do encontro Pré Esporte do Mangue é promover e dar espaço às bandas e grupos artísticos da comunidade. Cada atração é escolhida de forma democrática junto com a população de cada localidade. “O projeto é de extrema importância para a juventude porque integra debate, música e esportes. É muito difícil os governos darem apoio a projetos com uma proposta deste tipo. Além disso, em cada encontro acontece uma seletiva. A melhor banda, escolhida pelo público, se apresenta no último encontro do projeto, que acontece no final do ano, no Marco Zero. É uma excelente vitrine para as bandas”, afirmou Thiago Neto, vocalista da banda Nacho, que se apresenta neste domingo.
 
Quem esteve na Praça do Poeta, na tarde deste sábado, prestigiou crianças, adolescentes e jovens fazendo manobras radicais de skate e bike, dançando break e pulando obstáculos (no caso do Le Parkour). Para o professor do projeto e presidente da Associação Pernambucana de Le Parkour, Adilson Veron, o encontro e as aulas para as pessoas das comunidades são uma excelente forma de promover o esporte. Veron ensina Parkour pelos Círculos Populares, há três anos. Seu público alvo tem idades que variam de 12 a 37 anos.
 
O projeto era o que faltava para apoiar esta modalidade praticada nas ruas, conhecida como esporte urbano. Até então, a sociedade tinha preconceito, mas o Círculos acolheu e oferece aulas com monitores e professores capacitados. Desta forma, os jovens passam a usar as ruas de forma correta e adequada. Isso faz com que a juventude interaja com as coisas boas, sem pagar nada. Quem mais tem interesse em praticar o esporte são os adolescentes e jovens mais enérgicos e hiperativos. E eles se animam ainda mais porque é um esporte novo por aqui”, explicou Veron.
 
Segundo Verón, o esporte, tal como foi reconhecido na França, melhora o equilíbrio, flexibilidade, estresse, resistência e, ainda, ajuda a lidar com o medo e aguça o autocontrole. “Parkour é sinônimo de seguir adiante, superar os obstáculos para conseguir seus objetivos. Na verdade, se usa o corpo para derrubar os obstáculos”, conclui o professor.
 
Neste domingo (22), a partir das 15h, serão realizadas vivências de esportes radicais, Roda de Break, Skate, Patins e capoeira. No final do dia, os participantes vão poder conferir apresentações das bandas Tambores de Lama, Filhos de Rudá, Nacho e Elemento Natural.

Matérias Relacionadas
- Futebol Participativo começa com 98 jogos neste final de semana
- Festival de Basquete e Handebol reúne mais de 350 alunos da Rede no Geraldão
- PCR apoia o 1º Campeonato Pernambucano de Kick Boxing e Muay Thai
- Geraldão recebe o Festival de Ginástica dos Círculos Populares
- Colônia de férias do CSU Bido Krause recebe Festival de Natação neste fim de semana
- Festival de vôlei e colônia de férias agitam o CSU Afrânio Godoy
- Geraldão sedia abertura da 8ª edição do Futebol Participativo
- PCR realiza mais uma edição do Futebol Participativo
- CSU Novaes Filho abriga colônia de férias
- 7º Festival Intercontinental de Taekwondo é aberto oficialmente no Geraldão
- João da Costa participa de Encontro de Formação Continuada em Esporte e Lazer
- PCR convoca alfabetizadores do Programa Lição de Vida
- Batalha pela Solidariedade arrecada donativos para vítimas das chuvas
- José Márcio e Maria de Lourdes vencem a 1ª Corrida Batalha do Riachuelo
- Jovens do Ibura participam de reunião preparatória para o OP da Juventude
- Corrida Batalha do Riachuelo agita o Recife neste domingo
- Geraldão recebe Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Roda
- CSU Bido Krause recebe alunos da rede para Festival de Futsal e Futebol
- PCR participa do I Festival das Juventudes em Fortaleza
- Bebeto e Ricardo Rocha fazem palestra para estudantes no Geraldão


Enviar    Imprimir