Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

PREFEITURA DO RECIFE AMPLIA ATENDIMENTO DOMICILIAR DE SAÚDE
19:22 Quarta-feira, 15 de Setembro de 2010

Com a implantação das quatro novas equipes, mais 120 pacientes passam a ser atendidos mensalmente em suas casas.  

A população recifense ganha mais reforço na saúde a partir desta quinta-feira (16). A Prefeitura do Recife vai ampliar o serviço de atendimento médico domiciliar para as pessoas com doenças crônicas que não podem se deslocar até a unidade de saúde. Para isso, a PCR dobrará (de quatro para oito) o número de equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), responsáveis por esta atividade nos Distritos Sanitários II e III, que abrangem bairros das Zonas Norte e Noroeste da cidade. Nesta quinta-feira, às 9h, o prefeito João da Costa lança as novas equipes, em ato na Unidade de Saúde da Família da Macaxeira/Buriti, localizada na Rua Maria Cândida, 87, Macaxeira.
 
“Com as oito equipes em atividade, calculamos agora cobrir 50% da população do município, apta a ser atendida pelo SAD”, disse João da Costa. As novas equipes serão formadas por quatro médicos, quatro enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e motoristas. Além disso, haverá uma equipe multidisciplinar, composta por um profissional de assistência social, um de apoio administrativo, farmácia, um de fonoaudiologia, um de nutrição, outro de psicologia e mais um de terapia ocupacional.
 
A iniciativa é voltada para pacientes com doenças crônicas que precisam de cuidados ambulatoriais mais intensos, mas sem necessidade de internamento hospitalar. Nesses casos, a dinâmica inclui assistência clínica e médica na residência do usuário. A implantação visa a qualificar cada vez mais as ações desenvolvidas pelo PSF, aumentando sua eficiência.  

Os profissionais atenderão tanto ao Distrito Sanitário II, que abrange bairros como Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, quanto ao Distrito Sanitário III, composto por bairros como Aflitos, Alto do Mandu, Apipucos, Derby, Dois Irmãos, Espinheiro, Graças, Jaqueira, Monteiro, Parnamirim e Alto José do Pinho.   

Cada equipe deverá atender a 30 pacientes por mês. A inclusão se dá por meio de solicitação da equipe de Saúde da Família, a partir de critérios como: o paciente possuir incapacidade funcional provisória ou permanente e ter cuidador com capacidade de colocar em prática as orientações dos profissionais. Idosos e doentes neurológicos com seqüelas têm prioridade no programa.  

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, “entre os impactos esperados estão a otimização dos serviços e dos recursos do SUS, a redução dos riscos de infecção hospitalar, a humanização da atenção trazida pela permanência no convívio da família e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital. O serviço foi criado de acordo com as necessidades da nossa população. E uma das conquistas imediatas com a sua implementação é o fortalecimento da rede de atenção primária, que identificará os usuários a serem beneficiados com a iniciativa”, ressaltou. Ainda de acordo com o secretário, foram investidos aproximadamente R$ 120 mil para a implantação do novo serviço e, para a manutenção das equipes, o custo estimado é de R$ 111 mil.  

Para implementar o SAD, a Prefeitura do Recife convidou hospitais conveniados à rede municipal. A parceria desta vez será com o Hospital Maria Lucinda, localizado no bairro do Parnamirim, a exemplo do Oscar Coutinho, o primeiro a confirmar a participação na iniciativa.  

De acordo com o plano de instalação do serviço, os primeiros Distritos Sanitários inseridos na estratégia em março deste ano foram o I e o V – que incluem localidades como Santo Amaro, Boa Vista, Jardim São Paulo e Afogados.  

Pacientes com prioridade para inclusão no programa:   

Idosos portadores de doenças crônicas degenerativas agudas; Portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos; Portadores de incapacidade funcional provisória permanente; Ter cuidador com condições de prestar os cuidados orientados pela equipe do SAD; Ser morador do Recife; Ter condições de moradia adequada ao plano terapêutica.  

Pacientes que não podem participar do programa:  

Que necessitem de cuidados intensivos e monitoramento contínuo; Sem cuidador identificado; Com necessidade de tratamento cirúrgico de urgência; Que façam uso de medicação complexa com efeitos colaterais potencialmente graves ou de difícil administração.  

Serviço:
Entrega de quatro novas equipes do SAD no Distrito Sanitário III Onde: USF da Macaxeira/Buriti (Rua Maria Cândida, 87 – Macaxeira) Horário: 9h30

Matérias Relacionadas
- Saúde promove seminário para trabalhadores da Construção Civil
- Secretaria de Saúde promove mutirão no Conjunto Habitacional Zeferino Agra
- Agentes de Saúde são capacitados sobre necessidades de pessoas com deficiência
- Agentes de Saúde Comunitários recebem capacitação
- Saúde capacita ACS para identificar pessoas com deficiência
- Saúde promove capacitação para iniciar programa Amiga do Peito
- Profissionais de Saúde do NE discutem no Recife questões relacionadas às DST e AIDS na Região
- Servidores do Distrito Sanitário III contam com nova sede
- Saúde alerta população sobre venda clandestina de carne em mercados
- Prefeitura capacita profissionais sobre prevenção ao câncer de mama
- Recife discute DST e Aids durante Macro Nordeste
- Feira de artesanato marca o encerramento do Recicladescoberta
- Pescadores de Brasília Teimosa recebem orientações sobre câncer de boca e de pele
- Programa Saúde na Escola entrega mais 173 óculos aos alunos da rede
- Saúde encerra Recicladescoberta com atividades educativas
- Saúde promove ação de prevenção para pescadores de Brasília Teimosa
- Vigilância Ambiental promove sensibilização da Saúde no Aníbal Bruno
- Prefeitura do Recife promove Feira de Serviços em Conjuntos Habitacionais
- Recife Respira Melhor é lançado durante Seminário
- Prefeitura do Recife realiza I Seminário Internacional sobre Ambientes Livres de Fumo


Enviar    Imprimir