Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA DO RECIFE REALIZA I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE AMBIENTES LIVRES DE FUMO
00:00 Terça-feira, 31 de Agosto de 2010

Programação conta, ainda, com a publicação do Estudo de Caso da Organização Panamericana de Saúde intitulado Recife Respira Melhor

Por Tádzio Estevam

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, nesta quarta-feira (01 de setembro), o I Seminário Internacional sobre Ambientes Livres de Fumo, a partir das 9h, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano (Ilha Joana Bezerra). Na ocasião, será lançado o Estudo de Caso realizado pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), intitulado Recife Respira Melhor. O evento contará com a presença do secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto; do secretário estadual de Saúde, Frederico Amâncio; do coordenador da Política de Controle do Tabagismo da PCR, Marcus Túlio; e de representantes do Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e da Universidade de Pernambuco (UPE).

De acordo com a Coordenação de Controle do Tabagismo do Município, desde julho de 2001 diversos projetos voltados para a promoção de espaços de convivência saudáveis, os chamados Ambientes Livres do Fumo, foram implantados na Cidade em consonância com as orientações do Instituto Nacional do Câncer – INCA, órgão que coordena nacionalmente as ações de controle do tabagismo e outros fatores de risco de câncer no País, além das políticas nacionais de Promoção da Saúde e de Atenção Oncológica.

Em 2008, a cobertura do projeto subiu para 100% dos bares, boates, restaurantes, hotéis e demais instituições do setor de lazer e hospitalidade cadastrados na Vigilância Sanitária Municipal, totalizando atualmente 7.839 instituições, o que beneficiou mais de 156 mil trabalhadores e mais de 1 milhão de pessoas que circulam por mês nestes ambientes, com 2.325 multiplicadores em Comissões Executivas. Do final do ano de 2007 até 2008, foram capacitados mais de 900 trabalhadores, gestores e lideranças sindicais para trabalhar efetivamente na conscientização da população sobre os ambientes livres de fumo nos estabelecimentos. Foram realizadas visitas de orientação e de fiscalização em 225 locais deste setor nos 6 Distritos Sanitários do Recife. A partir daí, o projeto obteve ótima receptividade dos trabalhadores e do público em geral, fomentado uma ampla discussão na sociedade sobre a questão do tabagismo. A partir do ano passado, a OPAS escolheu o Recife para realizar o Estudo de Caso, cuja autora foi a diretora de Relações Institucionais da Aliança para o Controle do Tabagismo no País (ACT), Daniela Guedes, que estará presente no evento.

O Recife Respira Melhor será lançado dentro da programação do seminário que será composto por duas mesas principais. A primeira, que irá das 10h30 às 12h30, abordará o tema ‘Panorama Internacional e Nacional do Controle do Tabagismo’. À tarde, entre as 14h e 17h, será a vez da segunda temática, que irá discutir a ‘Implantação dos Ambientes Livres de Fumo’.

Confira a programação no anexo.

Matérias Relacionadas
- Programa Qualiescola será estendido para mais seis escolas municipais
- Prefeitura do Recife promove palestra sobre acidentes com ciclistas e motociclistas no trânsito
- Moradores do Ibura comemoram 1º ano do polo do Academia da Cidade no bairro
- Prevenção de acidentes com motos e bicicletas no trânsito será tema de palestra
- Academia da Cidade do Ibura comemora primeiro ano de vida
- Saúde realiza caminhada para usuários e familiares do CAPSad Professor José Lucena
- PCR participa do IX Fórum de Tabagismo
- Vigilância Sanitária capacita comerciantes
- Saúde promove caminhada para usuários e familiares do CAPSad Professor José Lucena
- PCR segue com atividades em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
- Secretaria de Saúde promove 2ª Semana da Família no Distrito Sanitário VI
- Prefeitura promove palestra sobre a dengue em Jardim São Paulo
- Mutirão da saúde realiza ação contra a dengue no bairro de San Martin
- João da Costa participa da reinauguração do Hospital Pedro II
- Saúde do Recife convoca médicos para participar de seleção simplificada
- PCR e Governo do Estado iniciam obras do Academia da Cidade no Parque 13 de Maio
- Prefeito João da Costa lança Programa Saúde na Escola
- Secretário de Saúde participa de encontro em Brasília
- Saúde do Recife capacita profissionais em hipertensão arterial
- Secretário de Saúde participa de reunião no Distrito Federal


Enviar    Imprimir