Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

REPRESENTANTES DO COMUD TOMAM POSSE NA PCR
00:00 Quarta-feira, 15 de Setembro de 2010

Os conselheiros terão a responsabilidade de acompanhar a execução das ações para o segmento da pessoa com deficiência

Quarenta e dois representantes de sociedade civil, do governo municipal e de entidades ligadas à defesa dos direitos da pessoa com deficiência terão a missão de acompanhar e propor novas políticas públicas para o tema na capital pernambucana. Nesta quarta-feira (15), tomou posse a 3ª gestão do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud). As lideranças foram eleitas no último dia 13 de agosto para um mandato de dois anos.

A solenidade foi comandada pela secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, que representou o prefeito João da Costa. Segundo Amparo, o conselho terá importantes desafios a vencer nos próximos anos. “Temos algumas questões importantes a debater, como a ampliação da acessibilidade em postos de saúde e nas escolas. Conto com vocês para que juntos possamos construir um caminho cada vez mais sólido. Isso requer um segmento organizado, para que vocês possam cobrar as melhorias necessárias. O caminho é árduo, mas iremos conseguir”, discursou.

Para a promotora de Justiça Judith Borba, o segmento vive um momento ímpar, pois com a escolha do Recife para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, o conselho poderá alcançar várias conquistas para facilitar a vida das pessoas com deficiência do Recife. “Se o conselho souber aproveitar esta oportunidade, terá uma chance grande de sucesso no que diz respeito à acessibilidade”, ponderou. Para ela, outra importante questão é debater os desafios dentro da discussão orçamentária do Município. “Isto é uma necessidade. Para que haja progresso vocês precisam debater a previsão orçamentária”, agregou.

Para os novos conselheiros, a nova missão traz alegria e uma imensa responsabilidade. “Estou feliz por ser conselheira, porque assim posso discutir o que é melhor para as pessoas com deficiência e o que podemos fazer para que sejamos mais aceitos na vida em sociedade”, contou Marluce Cabral, deficiente visual e representante do setor de Braile da Biblioteca Pública do Estado. Ela foi eleita conselheira como representante da comunidade em que vive, mas participa da Associação de Cegos de Pernambuco e Movimento das Mulheres Cegas do Recife.

Empossados, os novos representantes do conselho terão a missão de realizar reuniões mensais como forma de avaliar as ações desenvolvidas pelo Poder Público. Outra função do Comud será encaminhar solicitações referentes à temática para que as providências sejam tomadas para a resolução. Além da secretária Amparo Araújo e da promotora Judith Borba, participaram da mesa solene o gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Edmilson Silva, o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Paulo Fernando, e os representantes da antiga e da nova gestão do Comud, Paulo Domingos e Fernando Lopes.

Confira a relação dos conselheiros eleitos AQUI.

Matérias Relacionadas
- Boa Viagem é palco da 9ª Parada da Diversidade de Pernambuco neste domingo
- Seminário discute participação das lésbicas nos espaços de poder
- Dia da Visibilidade Lésbica é lembrado no Mercado da Boa Vista
- Prefeitura comemora o Mês da Visibilidade Lésbica e Bissexual com programação diversificada
- Prefeitura realiza mais uma atividade na 10ª Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura abre Fórum de Política Municipal para a Pessoa com Deficiência
- PCR abre a 10ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura promove mais um Fórum Recife De Envelhecimento Ativo
- Prefeitura do Recife inicia projetos do Pronasci
- GGIM e GGIE avaliam os projetos do Pronasci no Estado
- Direito à Aposentadoria é tema do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
- Comud realiza eleição para novos delegados
- Identidade Cidadã chega à comunidade Vila dos Milagres
- SDHSC promove mais uma edição do Quintas da Diversidade
- SDHSC coordena exposição sobre a Ditadura no Brasil
- SDHSC distribui convites a pessoas idosas para Festival no Teatro de Santa Isabel
- Secretaria de Direitos Humanos realiza edição do Projeto Identidade Cidadã
- Fórum de Envelhecimento Ativo debate sobre nutrição e cuidadores de idosos
- SDHSC realiza reunião preparatória com jogadoras e técnicos de futebol feminino
- Prefeitura participa de debate promovido pela Federação Ibura Jordão


Enviar    Imprimir