Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

LULA CÔRTES É A “VITRINE DO MÊS” DA BIBLIOTECA POPULAR DE CASA AMARELA
20:15 Terça-feira, 21 de Setembro de 2010

Recital Invenção de Poesia há seis anos incentiva o hábito da leitura nos alunos das escolas públicas recifenses

Por Marcos da Silva

O multiartista pernambucano, Lula Côrtes, de 61 anos, é a Vitrine do Mês do recital Invenção de Poesia, na tarde desta terça-feira (21), na Biblioteca Popular de Casa Amarela. O evento - que acontece há seis anos, sempre na 3ª terça-feira de cada mês - é voltado para estudantes das escolas públicas localizadas no entorno da instituição.

“É um estímulo à leitura. Com o recital, esperamos atrair mais visitantes para a Biblioteca”, diz Verônica Farache, gerente de serviços da casa. “Convidamos as escolas das proximidades. Os alunos vêm dos colégios a pé com os diretores e professores em uma verdadeira jornada poética. Poetas se apresentam. É importante que os estudantes conheçam o trabalho de um artista como Lula Côrtes, que há quatro décadas atua no mercado”, acentua o poeta Rogério Generoso, responsável pelo recital Invenção de Poesia.

Lula, o “noitário” – Poeta, cantor, compositor, artista plástico e agora, assessor cultural da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Lula Côrtes, confessa ser hiperativo. Dorme, no máximo, cinco horas por dia e trabalha durante a noite. O artista não tem hora para exercer suas atividades artísticas. Fora a participação como assessor cultural na cidade vizinha, que acontece durante a manhã, desempenha seus múltiplos talentos a qualquer hora do dia. “Algumas pessoas têm diário, eu tenho noitário, já que escrevo a noite. Passei muito mais noites acordado do que dormindo. Daí porque noitário”, disse Lula Côrtes a uma platéia de cerca de 50 pessoas que lotou o miniauditório da Biblioteca Popular de Casa Amarela.

Perguntado como se inspira para escrever seus poemas, Lula Côrtes responde: “Você chega e extrai, sem saber o que escreveu. O meu noitário surge assim. Meus manuscritos quase não têm rasuras. Parecem psicografados”.

“Bom era meu irmão, ele morreu, eu não”, “Hábito ou vício”, “Rarucorp”, “Os tratados da solidão”, O livro das transformações”, “O lobo e a lagoa” e ”Amor em preto e branco” são os livros de poesias publicados por Lula Côrtes até o momento. Mais de 30 discos gravados e shows em todo o território nacional, Lula está de viagem marcada para Minas Gerais, no próximo sábado (25). Em breve, lança a caixa de CD’s “Abre-te Sésamo”, uma coletânea com 40 de suas músicas. No próximo ano, estará no mercado um disco inédito com sua banda, Má Companhia. Parte do trabalho de Lula Côrtes fica em exposição na Biblioteca Popular de Casa Amarela até o próximo mês, quando acontece o próximo recital Invenção de Poesia. Ele é a Vitrine do Mês.

Novos poetas – A 2ª edição de ”Amor em preto e branco” foi disputadíssima pelos estudantes das escolas Dom Vital e Maria Tereza Correa, que assistiram atentamente a palestra de Lula Côrtes. Os exemplares e mais outras obras foram sorteados na ocasião. Aluna da Escola Maria Tereza Correa, Joyce Cristina, 16 anos, recitou seus próprios versos e outros do livro ”Amor em preto e branco”, de Lula Côrtes. “Um poeta deve ser um fingidor. Finjo”, revela a adolescente que adora ler e recentemente descobriu “O primo Basílio”, de Eça de Queiroz.

Outro poeta, Glaydson Melo, 16 anos, também da mesma instituição de ensino acredita que: “A poesia é uma arte do transformar arte e sentimento para outras pessoas”. “O triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto e “O Ateneu”, de Aluísio Azevedo foram os livros lidos pelo jovem recentemente.

Serviço:
Vitrine do Mês: Lula Côrtes
Até o próximo mês
Biblioteca Popular de Casa Amarela
Rua Major Afonso Leal, S/N
Casa Amarela – Recife – PE
Telefone: (81) 3355-3130
Matérias Relacionadas
- Ópera O Barbeiro de Sevilha entra em cartaz no Teatro Santa Isabel
- PCR inscreve para o Festival de Música Carnavalesca do Recife
- Inscrições para 9º Encontro de Xadrez encerram nesta quarta (22)
- Cultura oferece cursos gratuitos à população no Sítio Trindade
- Cine-teatro Apolo abriga Mostra Play The Movie, filmes e documentários inéditos com entrada franca
- SPA das Artes 2010 encerra com festa e saldo positivo
- Maracatu, Afoxé e Reggae embalam a Terça Negra
- Mamam sedia palestra sobre fotografia
- Cinema do Parque exibe esta semana grandes sucessos da sétima arte
- Avenida Guararapes recebe intervenção do SPA das Artes
- Domingo é dia de teatro infantil no Sítio Trindade
- Biblioteca de Afogados promove 9º Encontro de Xadrez
- Mamam abre inscrições para Oficina de Pinhole
- Recital de poesia e campeonato de xadrez na Biblioteca de Afogados
- PCR, Minc e BNB inauguram Sala Nordeste
- Cris Bierrenbach expõe Orange Gardens na 9ª edição do Spa das Artes
- Paulo Nazareth andarilha pelo Recife no SPA 2010
- Ações de diferentes naturezas marcaram o quarto dia do SPA das Artes
- Cearenses pintam ruas do Recife durante a intervenção CicloCor
- Som alternativo e metal na programação do Pátio de São Pedro


Enviar    Imprimir