Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

EDUCADORES DO PROJOVEM RECEBEM CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO
21:19 Sábado, 23 de Outubro de 2010

O objetivo do curso foi reforçar e aprimorar a metodologia pedagógica para melhor atender ao público do programa, com idade que varia de 18 e 29 anos.
 
Após quase dois anos cursando a Especialização em Gestão da Educação e Políticas de Juventude, 103 educadores receberam, neste sábado (23), os certificados de conclusão da formação inicial e continuada do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária no Recife (ProJovem Urbano/Recife). O evento aconteceu no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire. A capacitação foi oferecida pelo programa, por meio da Prefeitura do Recife, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
 
Durante agosto de 2008 e março de 2010, o curso foi oferecido pelo Núcleo de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação da UFPE, onde as aulas foram ministradas para professores, assistentes sociais e qualificadores profissionais que atuam dentro do ProJovem, ensinando e, também, no apoio pedagógico. De acordo com a coordenadora executiva do ProJovem, Clara Siqueira, é a primeira vez que a capacitação foi feita no formato de especialização.
 
O principal objetivo do curso foi aprimorar e enriquecer o trabalho dos educadores, que passam seus conhecimentos para cerca de seis mil alunos do ProJovem, no Recife. “O programa tem relevância social porque garante o curso e o certificado do ensino fundamental para os jovens. Nosso maior desafio é elevar a cada ano o nível de educação da população. Essa é uma das maneiras para o desenvolvimento da sociedade em todos os níveis”, argumentou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte.
 
De acordo com a coordenadora executiva do ProJovem, Clara Siqueira, a especialização serviu para os educadores refletirem sobre a prática das políticas públicas da juventude e capacitou melhor os profissionais para trabalhar com os jovens. “É preciso estar qualificado para saber como tratar os alunos que têm idades de 18 a 19 anos. Trazer este público para o programa e mantê-lo estudando é um desafio. No curso, os trabalhos apresentados eram em cima da experiência dos educadores com estes jovens”, explicou a coordenadora.
 
Para a assistente social que atua como apoio pedagógico no ProJovem, Elisana Araújo, o curso ajudou na compreensão do processo didático do programa. “A especialização contribuiu com nossa elevação profissional e, também, para refletirmos a respeito da prática vivenciada pelo programa”, enfatizou a educadora. De acordo com o secretário de Educação, o formato pedagógico do ProJovem está sendo estudado por um grupo de trabalho com o objetivo de adaptar o plano para ser aplicado no programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).
 
O EJA atende 12 mil alunos no Recife. E nosso maior desafio é acelerar o aprendizado destes estudantes fazendo com que eles concluam o ensino fundamental em menos tempo. Atualmente o conteúdo é dado em cinco anos. Estimamos que existem cerca de 300 mil recifenses sem concluir o ensino fundamental e isso interfere na renda dessas pessoas. O Estado está recebendo diversos empreendimentos estruturadores. Para atuar neste mercado é preciso ter, pelo menos, o segundo grau completo”, concluiu Cláudio Duarte.
 
ProJovem Urbano - O Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem Urbano) é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), que pretende unificar as políticas públicas direcionadas à juventude em todo o País. O Programa é direcionado à faixa etária dos 18 aos 29 anos para os que não concluíram o ensino fundamental I e II – 1ª a 8ª série. Os profissionais que atuam dentro do ProJovem Urbano são qualificados por meio de cursos promovidos pelo Governo Federal em parceria com universidades públicas de todo o Brasil.
 
No Recife, os alunos do Projovem Urbano assistem às aulas de matemática, português, inglês, ciências sociais e naturais e informática, além de terem acesso a arcos profissionalizantes e desenvolverem atividades de promoção cidadã nas comunidades onde residem. Os jovens recebem uma ajuda de custo enquanto estão participando do Programa.
 
Em maio deste ano, mais de 6.511 recifenses, na faixa etária dos 18 aos 29 anos, iniciaram a participação na 2ª edição do ProJovem Urbano, com aulas em 33 escolas/núcleos e duração também de um ano e meio. Cada estudante tem direito a uma bolsa mensal de ajuda de custo no valor de R$ 100,00, desde que seja obedecida a frequência mínima de 75% da carga horária mensal em todas as atividades pedagógicas.
 
A 1ª edição no Recife do ProJovem Urbano foi concluída por três mil e quinhentos jovens entre os meses de março e abril deste ano.

Matérias Relacionadas
- Educadores do Projovem Urbano do Recife recebem certificados de especialização
- Professores apresentam experiências na área de ensino à distância no RS
- Famílias de Beneficiários do Bolsa Escola participam de aula-passeio no Capibaribe
- Invenção de Poesia e homenagem ao Dia do Professor
- Escola Octávio de Meira Lins leva o tri da Gincana de Coleta Seletiva
- II Baile do Professor agita Clube Internacional
- Prefeito em exercício do Recife prestigia o II Baile do Professor
- Barreto Júnior exibe Chapeuzinho de Neve Adormecida para alunos da rede pública
- Prefeitura firma parceria com empresa da Microsoft
- Crianças reinventam bumba-meu-boi
- Aula-Concerto leva alunos do Bolsa Escola para o Santa Isabel
- Oficina de fotografia traz registros e uma mini-câmara obscura
- Experiências com o incentivo à leitura e escrita em salas de aula do Recife
- Jessier Quirino e os causos em sala de aula
- Passeio de metrô diverte a criançada
- Os desafios e as conquistas no incentivo à leitura e escrita serão debatidos em festival
- Pais e mães de beneficiários do Bolsa Escola assistem a peça de teatro no Santa Isabel
- Alunos da rede municipal de ensino comemoram o Dia das Crianças
- Começa amanhã (06) o I Festival de Leitura e Escrita
- Novos beneficiários do Programa Bolsa Família recebem boas vindas


Enviar    Imprimir