Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CENA PEIXINHOS LEVA SUA MÚSICA PARA A RUA DA MOEDA
20:03 Quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2011

Evento integra a programação pré-carnavalesca da Prefeitura do Recife. No palco, 7 bandas se apresentam com a participação de músicos como BNegão, Otto e Fred 04
 
Uma das novidades deste ano da programação do período pré-carnavalesco é o evento Cena Peixinhos. Durante a noite, as principais bandas de Peixinhos se encontram com artistas de destaque como BNegão, Otto, Fred 04, Cannibal e Rodrigo Brandão. Os shows acontecem neste sábado (19 de fevereiro), a partir das 19h, na Rua da Moeda, no Bairro do Recife.
 
A partir de uma curadoria da Gerência de Música e do assessor da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, Fred 04, foram selecionadas 7 bandas. O evento traz bandas oriundas dos anos 90, como Elefante Verde, Cefaléia Titânica e Batuque, e bandas formadas mais recentemente como Os Magnatas da Beira-Mar, Contrataque, Rumbanda, Negro Nido e Nação Mulambo. Um pouco antes dos shows, às 18h, terão apresentações de dança como o Balé Afro Majê Mole e o Balé Raízes, e de percussão com o grupo Ação Peixinhos. Dando o tom carnavalesco, o Cena Peixinhos conta ainda com a troça Urso Branco do Zé. 
 
“Peixinhos é um bairro que há mais de uma década tem uma tradição no universo pop da música, um cenário que vai desde o rock até a world music, o mesmo germe de Chico Science e da Nação Zumbi. Mas essa cena é meio obscura. Mesmo as pessoas sabendo da efervescência cultural de Peixinhos, não conhecem as bandas de lá assim como as do Alto Zé do Pinho. Então, esse evento é um marco para promover o conhecimento da diversidade e potencialidade de Peixinhos dentro da música pernambucana”, revela Evandro Sena, gerente de música  da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR).
 
Além dos músicos, as pessoas que trabalham na produção de palco, técnicos, roadies que vão fazer os shows são de Peixinhos, todos foram formados pela Refinaria Cultural”, destaca o músico Gilmar Bola 8, um dos principais articuladores da cena da comunidade.
 
A ideia de fazer o festival surgiu da vontade dos próprios músicos de Peixinhos  junto com Myrian Brasileiro,  gestora do Nascedouro de Peixinhos, pela  Prefeitura do Recife. “Quando a gente cria um filho, a gente tem que criar para o mundo. É esse mesmo pensamento do Cena Peixinhos, não podemos ficar apenas dentro da comunidade”, defende Paulo Oboé, músico que se destaca pela sua atuação na Orquestra Sinfônica do Recife.
 
Nós convidamos produtores de eventos e empresários para assistir os shows, porque queremos inserir o punk rock na economia da cultura. A gente defende as bandas de Peixinhos, achamos que eles têm chances comercias, de fazerem shows fora da comunidade, assim como a banda Devotos do Ódio, do Alto Zé do Pinho, que sai em turnê por aí”, defende Myrian Brasileiro. “A gente quer levar esse evento para São Paulo no segundo semente”, acrescenta o músico Gilmar Bola 8.

SERVIÇO:
Cena Peixinhos
Sábado (19 de fevereiro), a partir das 19h
Rua da Moeda, Bairro do Recife
Acesso gratuito

Matérias Relacionadas
- Pré Amp dá largada para temporada de talentos e ousadia
- Concurso de Rei e Rainha do Baile Municipal da Pessoa Idosa anima Bairro do Recife
- Prévias carnavalescas do Recife têm programação para todos os gostos
- Prefeito prestigia Baile dos Artistas
- Prévias carnavalescas do Recife têm programação para todos os gostos
- Sítio Trindade convida garotada para mais um domingo de lazer
- Mamam inaugura duas exposições fotográficas
- Novidades do mundo reunidas no Rec-Beat 2011
- Pioneirismo da mulher no Carnaval do Recife é tema de exposição
- Cinema Apolo suspende sessões nesta sexta-feira (18)
- Pátio Sonoro Especial com Adryana BB se encerra amanhã
- Pré Amp 2011 anuncia programação e homenageado
- Oficina de Maquiagem é oferecida pela Escola de Frevo e Teatro do Parque
- Afoxé, samba, percussão e coco agitam o Pátio de São Pedro
- Os donos do passo: Concurso de Passistas revela os melhores de 2011
- Invenção de Poesia na Biblioteca Popular de Casa Amarela
- Alunos dos Círculos Populares gravam CD de músicas carnavalescas
- João da Costa participa da prévia carnavalesca do Segura a Seringa
- O Garoto de Liverpool continua em cartaz no Apolo
- Concurso de Passistas inicia eliminatórias


Enviar    Imprimir