Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ENTREGA CERTIFICADOS AOS TRABALHADORES QUE PARTICIPARAM DO PLANTEQ
13:54 Quinta-feira, 17 de Março de 2011

Foram formadas 39 turmas nas seis RPAs da capital pernambucana

Por Marcela Sotero

Na manhã desta quinta-feira (17), 827 trabalhadores que participaram do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) receberam os certificados de conclusão do programa. Para marcar a conquista, o prefeito do Recife, João da Costa, entregou os documentos em uma solenidade realizada no Auditório Senac, na Boa Vista.

Na solenidade, o prefeito entregou simbolicamente o certificado aos concluintes Joseane Carmo da Costa (Cozinha Básica), Wendeson José Barbosa Lima (Torneiro Mecânico), Elza Maria Santos (Cozinha Chinesa), Fábio da Silva Tavares (Torneiro Mecânico), Manoel Arthur Cavalcanti da Silva (Torneiro Mecânico), Alisson Lima e Silva (Auxiliar Administrativo), que representaram suas respectivas turmas.

“Este é um momento de oportunidade e esperança para os jovens que lutam pelo primeiro emprego e àqueles que não tiveram chances há alguns anos e hoje buscam a requalificação. Mas é apenas o primeiro passo, afinal não bastam novos postos de trabalho, se as pessoas não têm qualificação”, disse o prefeito João da Costa.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, essa nova geração de trabalhadores representa tanto o crescimento de cada profissional, quanto o desenvolvimento do Estado. “É preciso haver mão de obra qualificada para assumir esses postos de trabalho. Caso contrário, eles serão ocupados por pessoas de outros estados. Mas os concluintes já fazem parte do grupo apto a assumir espaços nesse cenário”, afirmou.

Já o Superintendente Regional do Trabalho, André Negromonte, deu a dica: “Há anos, o trabalho era metódico, mas hoje tão importante quanto teoria é a qualidade. Portanto, continuem lutando e estudando. Conheço ex-pescadores e ex-cortadores de cana que atualmente são auditores fiscais e todos podem chegar lá também”, incentivou Negromonte, que fez questão de elogiar a gestão municipal. “Tenho um carinho pela maneira de administração de João da Costa que tem nota dez na aplicabilidade de verbas e de resultados”, disse.

Para os alunos, essa é uma oportunidade ímpar. “Graças ao PlanTeQ posso crescer ainda mais, pois aprendi a diagramar, fazer convites, e penso em abrir o meu próprio negócio. Sem o curso, não poderia pensar assim a essa altura da minha vida”, falou Wagla Fernandes, que concluiu Informática, aos 40 anos. Já o representante dos estudantes, Alisson Oliveira, agradeceu. “Obrigado pela chance de nos deixar em situação igualitária na luta por um espaço no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente; e pela escolha de professores competentes para nos ensinar”, disse.

A solenidade foi prestigiada pelo secretário de Educação Esporte e Lazer, Cláudio Duarte; pela representante da Comissão Municipal de Emprego, Mauricéia Oliveira; pelo representante do Sebrae, Isabel Noblat; pela diretora Regional do Senac, Ligia Leite; e pelo vereador Almir Fernando.

PlanTeQ – A carga horária média do curso no Recife foi de 200 horas/aula, sendo 20% de conteúdos básicos (Cidadania e Ética, Português e Matemática) e 80% de específicos. Foram formadas 39 turmas nas seis Regiões Político-Administrativas da capital pernambucana.

Foram oferecidos os seguintes cursos: auxiliar administrativo, almoxarife, cabeleireiro, camareira, cozinha básica, chinesa e típica, costura, modelagem, depilação, manicure, pedicure, design de moda, eletricista industrial, eletricista predial, NR 10, informática básica (Windows - Linux, manutenção de micro), mecânica de auto, mecânica de moto, monitor e recreador de cultura e lazer, recepcionista de hotel, soldador em geral, telemarketing, operador de micro, operador de telemarketing, torneiro mecânico.

O público alvo do PlanTeQ foi de trabalhadores autônomos ou  desempregados que estavam cadastrados no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. Os que estavam à procura do primeiro trabalho também puderam participar. A escolaridade mínima exigida foi Fundamental completo.

+ FOTOS:

  João da Costa entrega certificados aos trabalhadores que participaram do PlanTeQ por recifeweb CONFIRA A GALERIA DE IMAGEM, AQUI

   
Matérias Relacionadas
- Prefeito João da Costa prestigia comemoração pelo sucesso do Carnaval 2011
- João da Costa entrega obras no bairro do Caçote e lança pedra fundamental da Academia da Cidade na Estância
- Prefeito João da Costa inaugura sede do Programa Escola que Protege
- Milton Botler faz palestra na Emprel
- Secretária da Mulher ministra palestras em homenagem ao sexo feminino
- Prefeito entrega certificados do PlanTeQ
- Prefeito João da Costa lança 8ª edição da Corrida das Pontes
- Codecir capacita homens do Exército para atuar na Operação Inverno
- Prefeito João da Costa inaugura obra de pavimentação e drenagem no Caçote
- João da Costa lança pedra fundamental da Academia da Cidade na Vila Tamandaré
- João da Costa envia à Câmara Projeto de Lei que visa à reformulação na estrutura administrativa da Prefeitura
- Procon-Recife comemora Dia do Consumidor com ação educativa
- Centro de Formação em Artes Visuais promove workshop
- Secretária Especial da Mulher é homenageada pelo Comando Geral da PM-PE
- Debate sobre mobilidade urbana tem participação do Instituto Pelópidas Silveira
- Prefeitura interdita bar e pousada no bairro de Setúbal
- Secretária da Mulher é homenageada pelo Comando da PM
- Fevereiro - clipping 2011
- Dozembro - clipping
- Emprel apresenta aos servidores o Google Apps


Enviar    Imprimir