Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Geraldão

BREAK DANCE TOMOU CONTA DO GERALDÃO NESTE FINAL DE SEMANA
00:00 Segunda-feira, 2 de Maio de 2011

PCR foi parceira da etapa regional que reuniu dançarinos de todo o Nordeste

Por Pedro Oliveira

Mais de 3.000 pessoas estiveram no Geraldão durante este final de semana, quando o ginásio se transformou na casa do hip hop nordestino, na eliminatória regional do Jungle Kings – campeonato internacional de dança de rua. A Prefeitura do Recife patrocinou o evento que teve a participação de “B-boys” de todos os estados do Nordeste. Uma pernambucana e um alagoano venceram e garantiram suas vagas na etapa nacional.

No sábado (30), 16 mulheres batalharam pela vaga para a etapa nacional do campeonato, que acontece nos dias 21 e 22 de maio em Belém-PA. A disputa foi acirrada, mas a vaga ficou com a representante de Pernambuco, Tegla Feitosa, 15 anos, que ganhou o pacote com passagem aérea, hospedagem e alimentação para a etapa nacional. “Lá em Belém vai ser muito mais difícil, porque não tenho tanta experiência como algumas, mas só de ter a chance de participar lá já vai ser muito bom”, disse a campeã.

A multidão de B-boys que invadiu o Geraldão no domingo (1º) surpreendeu a organização e também os jurados da competição, que tiveram que avaliar mais de 100 dançarinos na audição para preencher as duas vagas restantes entre os 16 que disputariam o Jungle Kings nordeste. “Me assustei com a quantidade de B-boys que participaram desse evento e com o alto nível que encontramos aqui no Recife”, disse o B-boy Kaká, um dos juízes do campeonato, que veio do Pará.

Depois de algumas horas de avaliação, a competição masculina começou às 17h30, com a as “batalhas” de um contra um. Foram 14 duelos até a final entre Hugo Henrique Santos, o B-boy Xeque-Mate (PE), 22, e Jessé Batista Júnior, o B-boy Junin (AL), 19, que disputaram a preferência dos três jurados. A batalha final foi acirrada e o grande vencedor foi o alagoano Junin, que levou o prêmio deste evento pioneiro no Nordeste. “O movimento hip-hop existe há muitos anos, mas é a primeira vez que conseguimos realizar um evento de caráter regional aqui no Nordeste, então queremos agradecer a Prefeitura do Recife que possibilitou a quebra dessa barreira. Estamos nos sentindo realizados”, afirmou Dom Pablo, um dos organizadores.

O evento também contou com outras atrações além da competição de dança. Nos dois dias o Geraldão abrigou apresentações de bandas e batalhas de MC´s, além de demonstrações de BMX e capoeira. Também fez parte do evento, um grande mutirão de grafitagem, um show da Step Evolution (Grupo de Dança de Rua) e um debate com o tema: Protagonismo juvenil, cultura e cidadania. “A Prefeitura do Recife tem buscado cada vez mais assegurar que todos os cidadãos tenham acesso ao lazer, e o movimento hip-hop também vem sendo contemplado pela gestão do prefeito João da Costa, para que estes jovens também tenham o seu direito garantido”, falou Reinildes Moura, diretor de esporte e juventude do Geraldão.

A eliminatória Nordeste do Jungle Kings foi uma realização da Organização Social em Foco, com o apoio da Associação Metropolitana de Hip Hop e da Ibi Zulubambaataa. A Prefeitura do Recife patrocinou o evento através de uma ação integrada do Geraldão, Secretaria de Cultura e Secretaria Especial de Juventude.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife apoia gincana comunitária de doação de sangue
- Prefeitura patrocina evento regional de dança de rua
- Prefeitura do Recife dá o pontapé inicial para o Futebol Participativo 2011
- Prefeitura do Recife patrocina Campeonato Brasileiro de Taekwondo
- Prefeitura do Recife patrocina Campeonato Brasileiro de Taekwondo
- 1º Open Recife de Jiu Jitsu é sucesso de público
- Prefeitura apoia o 1º Open de Jiu Jitsu
- Milhares de pessoas estiveram no Parque Dona Lindu para a programação esportiva
- Referência do skate nacional visitou o Recife neste final de semana
- Arrastões do Lazer agitam a tarde de sábado em todas as RPAs
- Presidente do Conselho Nacional de Juventude conhece políticas do Recife para o segmento
- PCR lança CD de músicas carnavalescas dos Círculos Populares
- Gestores do Geraldão concluem planejamento para 2011
- PCR abre mais de 800 vagas para escolinhas do Geraldão
- Corredores recifenses partem para mais uma Corrida de São Silvestre
- PCR premia campeões do Futebol Participativo 2010
- Futebol Participativo 2010 acaba com muitos gols
- Final de semana de decisões no maior campeonato de futebol de várzea do mundo
- Goalball e festa no encerramento dos 5º Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência acontecem neste sábado (04)
- Circuito Esportivo dos Círculos Populares termina com balanço positivo


Enviar    Imprimir