Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MÚSICOS


Luciano Magno - é um dos guitarristas mais solicitados para gravações nos estúdios do Recife, gravando com artistas de todo o país, participando de discos de nomes como Alceu Valença, Dominguinhos, Nando Cordel, Fafá de Belém, Naná Vasconcelos, entre tantos outros.
 
Luciano já dividiu o palco com nomes como Hermeto Pascoal, Roberto Menescal e João Donato. Fez turnês com Elba Ramalho, Naná Vasconcelos e André Rio em vários festivais da Europa como o Tubinguen Festival na Alemanha, o Festival latino americano de Milão e Percpan em Paris.
 
Em 2000, gravou o seu primeiro disco solo Liberdade que lhe rendeu uma apresentação no Montreux Jazz Festival na Suíça. Luciano Magno tem uma vasta experiência internacional tendo se apresentado na França, Alemanha, Holanda, Suíça, Itália, Aústria, Espanha, Portugal, Macedônia e Argentina, Estados Unidos e Dinamarca.  
Além de instrumentista e compositor é também produtor musical atuante na cena nordestina. Foi o vencedor do Festival de Música Carnavalesca do Recife 2010-2011, ganhando o 1º Lugar com o Frevo de Rua “Pisando em Brasa” e o 2º Lugar com o Caboclinhos “Caboclo D´água” em parceria com João Araújo e ainda teve o seu arranjo original transcrito por Edson Rodrigues, ganhando o prêmio de melhor arranjo do festival.
 
Gaspar Andrade
- Chegado e radicado no Recife em pleno 1965, Gaspar passou pela ditadura militar em movimentos teatrais da cidade. No ano de 1972 pode mostrar algumas de suas músicas no 1º Parto Livre da Música Pernambucana, apresentado ainda sob às margens da censura e que reuniu diversas correntes da cultura pernambucana, como Cães Mortos, Tamarineira Vilaje, Flaviola, Ave Sangria, Paulo Bruscky, Luiz Gonzaga e Carmélia Alves. Foi membro do Ministério Público do Trabalho, é doutor em Direito, professor universitário e autor de 20 livros sobre o assunto. Mas essa é outra parte da história. Gaspar vive com intensidade a sugestão do filho, Tiago Andrade (o Zé Cafofinho), de fazer da música parte mais presente na vida.
 
A primeira composição de sua autoria a ser gravada ganhou a interpretação de Silvério Pessoa, em Micróbio do Frevo (2005). No mesmo ano, desemboca a estreia de Gaspar Andrade com Versos, vialejos e quebranguladas, disco que já veio ‘pesado’, com participações de nomes conhecidos da atual cena pernambucana, como Jorge Du Peixe, Bonsucesso Sambaclube, Siba, Silvério Pessoa, Isaar, Karina Buhr e Fernando Catatau.
 
Gaspar costuma dizer que o realejo está para a gaita assim como a rabeca para o violino. “Teve uma época que tentei tocar teclado. Era terrível. Tiago foi bem sincero e disse: “Papai, volte para o seu vialejo”. E assim fez.
 

Matérias Relacionadas
- Filme brasileiro “Amor?” entra em cartaz no cinema Apolo
- Sítio Trindade apresenta o espetáculo Revolta das Chupetas
- Projeto Cultura e Memória recebe quadrilheiros da cidade de Camaragibe
- Festival Som de Casa chega ao Pátio de São Pedro neste sábado
- Seleção de espetáculos para Festival de Dança vai até 10 de junho
- Sábado Danado de Bom aporta no mercado da Boa Vista
- O som da rabeca marca o encerramento do projeto Arraial Sonoro nesta sexta
- Banda Sinfônica apresenta O Barbeiro de Sevilha e outros clássicos
- Pochyua e Cambaçu é o destaque da Terça Negra
- Espetáculo “Os três porquinhos” é a atração do teatro infantil no Sítio Trindade neste domingo (22)
- Cinema Apolo apresenta o drama “Incêndios”
- Noite do forró no Arraial Sonoro deixa público em clima de São João
- Prefeitura apoia participação de nordestinos na Competição Internacional de Dança de Rua Original
- Arraial Sonoro traz o forró para o Pátio de São Pedro
- Semana dos Museus encerra com atração internacional
- Cinema Apolo apresenta o drama “Incêndios”
- Espetáculo “Os três porquinhos” é a atração do teatro infantil no Sítio Trindade neste domingo (22)
- Teatro de Santa Isabel recebe homenagem pelo aniversário de 161 anos
- PROGRAMAÇÃO PALCO GIRATÓRIO
- Palco Giratório apresenta diversos espetáculos nos teatros municipais


Enviar    Imprimir