Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

TEATRO DE SANTA ISABEL RECEBE HOMENAGEM PELO ANIVERSÁRIO DE 161 ANOS
00:00 Quinta-feira, 19 de Maio de 2011

Público lotou a casa para prestigiar o concerto especial da Orquestra Sinfônica do Recife

Na última quarta-feira (18), o Teatro de Santa Isabel completou 161 anos de existência. Para marcar a data a Orquestra Sinfônica do Recife fez um concerto no local, que atraiu grande público. A apresentação lembrou também os 100 anos da morte do compositor austríaco Gustav Mahler.

Antes de dar início ao concerto, o maestro Osman Gioia conversou com a platéia e contou um pouco da história de cada peça. O repertório escolhido inclui o “Adagietto da 5ª Sinfonia”, de Gustav Mahler, que ficou famoso graças à sua utilização na trilha sonora do filme “Morte em Veneza”, de Luchino Visconti. A segunda peça da noite foi “Sheherazade”, de Rimsky-Korsakov, uma suíte sinfônica composta em 1888, baseado no livro das Mil e Uma Noites.

“O Adagietto da 5ª Sinfonia de Mahler é uma declaração de amor que ele fez para a mulher da sua vida, foi um pedido de casamento. Enquanto Sheherazade também conta uma história de amor, só que mais sinuosa e cheia de suspense. É considerada a obra mais popular do compositor e foi apontada para homenagear o Teatro de Santa Isabel por ter grande representatividade para música mundial, as artes cênicas e dança”, explicou o Osman. A peça é composta por 4 movimentos e contou com a participação da solista de violino Renata Simões.

“Admiro muito a música erudita e assisto aos concertos da Orquestra Sinfônica sempre que posso. Como hoje é também o aniversário do Teatro de Santa Isabel, eu fiz questão de estar presente”, comenta o administrador de empresa, Rafael Mendes.

Teatro de Santa Isabel - é hoje um dos 14 teatros-monumento do país, reconhecidos como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, título que ganhou em 1949. Sua trajetória tem páginas repletas de óperas, dramas, concertos, comédias, torneios de oratórias, solenidades cívicas e políticas, bailes, festas e jantares. O Santa Isabel é testemunha da história do Recife, sendo palco de eventos políticos, sociais e culturais, além de eventos marcantes para a Cidade, como a Rebelião Praieira, a Campanha Abolicionista e a Campanha pelo advento da República.

O monumento representa o primeiro e mais expressivo exemplar da arquitetura neoclássica em Pernambuco e foi idealizado por Francisco do Rego Barros, o Barão da Boa Vista, que foi presidente da Província de 1837 a 1844. O projeto foi elaborado e dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier. Foi construído pelo trabalho não-escravo, uma inovação na época, e com recursos financeiros provenientes de loterias, da companhia de acionistas e do tesouro provincial.

Às vésperas de sua inauguração, o Teatro de Pernambuco, como até então era chamado, passa a se chamar Teatro de Santa Isabel. Foi o nome com que, antes de deixar o cargo no final de 1849, o presidente da Província, Honório Hermeto Carneiro Leão, pretendeu homenagear a Princesa Isabel. Finalmente, em 18 de maio de 1850, o teatro é inaugurado, com a encenação do drama O Pajem D´Aljubarrota, de Mendes Leal, escritor português dos mais encenados na primeira metade do século.

Saiba mais sobre os compositores:

Gustav Mahler (1860 – 1911) - Compositor e regente austríaco, nascido na Boêmia - A música de Mahler, misteriosamente romântica e moderna com sua escrita inovadora, exerceu grande influência na geração seguinte de compositores. Depois de passado por períodos de relativo esquecimento sua obra ressurge com toda força a partir da década de 1950. Há Exatamente 100 anos, no dia 18 de Maio de 1911, morre o compositor deixando inacabada a sua Décima Sinfonia.

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908) – Compositor russo, passou os primeiros anos de sua infância em uma mansão rural, onde se familiarizou com as canções folclóricas russas e a música de igreja que iriam influenciar sua obra. Sobrinho de um almirante ingressou aos 12 anos na Academia Naval de São Petersburgo; treis anos depois começou a estudar seriamente piano e composição. Em 1871 foi nomeado professor de composição e orquestração do Conservatório desta cidade cargo que manteve durante toda a sua vida. Em 1874 foi também nomeado diretor da Escola de Música Livre de São Petersburgo. Rimsky-Korsakov é considerado o fundador da escola russa de composição e suas obras propiciaram considerável avanço na música nacional russa.

Matérias Relacionadas
- Espetáculo “Os três porquinhos” é a atração do teatro infantil no Sítio Trindade neste domingo (22)
- PROGRAMAÇÃO PALCO GIRATÓRIO
- Palco Giratório apresenta diversos espetáculos nos teatros municipais
- Atrações
- Virada Recife Antigo encerra edição
- Paulinho Leite lança “Floresta de Xaxados” na Praça do Arsenal
- Teatro Apolo recebe aula-espetáculo do artista Antonio Nóbrega
- “História de Pingos e Chuva” é a atração do teatro do Sítio Trindade neste domingo (22)
- Arraial Sonoro traz o forró para o Pátio de São Pedro
- Reggae agita o Mês de Bob Marley na Terça Negra
- Cinema Apolo entra em cartaz com o drama “Incêndios”
- PROGRAMAÇÃO
- Prefeitura do Recife oferece programação especial na Semana de Museus
- Núcleo de Cultura Afro abriga mostra de orixás femininos no Pátio de São Pedro
- Cinema Apolo entra em cartaz com o drama “Incêndios”
- Programação Especial na Semana de Museus
- Prefeitura do Recife oferece programação especial na Semana de Museus
- Banda Ataque Suicida lança CD no Pátio Sonoro neste sábado (14)
- Noite do coco no Arraial Sonoro desta sexta (13)
- Exposição “Montez Magno: 55 anos de arte” é inaugurada no MAMAM


Enviar    Imprimir