Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria de Meio Ambiente

BRIGADA AMBIENTAL COMPLETA 12 ANOS REFORÇANDO TRABALHO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE
00:00 Terça-feira, 14 de Junho de 2011

Orientação sobre educação ambiental é apenas uma das ações desenvolvidas pela instituição

Por Mauro Rossiter

Completando 12 anos neste mês - a instituição foi criada no dia 05 de junho de 1999 -, a Brigada Ambiental comemora a data reforçando o trabalho de defesa do Meio Ambiente, por meio de atividades de orientação sobre educação ambiental, e também apoiando as ações dos setores da Prefeitura do Recife que atuam em defesa do Código Ambiental Municipal. Nesta terça-feira (14), a Brigada atuou no Jiquiá, impedindo a devastação das matas do local para a venda de lenha para fogueiras. Na última sexta-feira (10), realizou uma ação no açude de Apipucos.

A ação em Apipucos foi sobre educação ambiental, com orientações para a não utilização de redes de pesca e o não descarte de lixo e materiais como plásticos e garrafas PET dentro do açude, evitando, dessa forma, a agressão ao Meio Ambiente. E hoje pela manhã, os agentes da Brigada foram ao Jiquiá com a finalidade de combater o corte ilegal de árvores para a confecção de fogueiras”, relatou o gerente da Brigada Ambiental, Júlio Mello, afirmando ainda que a instituição realiza monitoramentos constantes, além de receber denúncias da população.

Além do combate aos crimes e infrações ambientais, a instituição também atua na prática da sensibilização por meio de palestras em escolas, faculdades, grupos temáticos, associações e igrejas, sempre abordando a importância da preservação ambiental e do imensurável valor da manutenção do Meio Ambiente equilibrado, na tentativa de garantir um amanhã com mais respeito e equidade ambiental e, com isso, um presente e futuro com mais qualidade de vida. A Brigada Ambiental realiza, ainda, o resgate de animais silvestres (jacarés, serpentes, iguanas, tamanduás, entre outros) por meio de solicitações da população.

Atuação - A Brigada Ambiental é composta por um grupo de 36 agentes e é ligada à Secretaria de Meio Ambiente do Recife. Em seus 12 anos de existência, vem atuando com a finalidade de combater preventivamente e coercitivamente os crimes e infrações ambientais. Para isso, visa cumprir o disposto no Art. 130 do Código do Meio Ambiente e do Equilíbrio Ecológico da Cidade do Recife (Lei 16.243/96) que versa sobre as infrações ambientais, bem como na LCA – Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) que dispõe sobre os crimes ambientais.

Dentre as ocorrências mais comuns atendidas pela Brigada Ambiental podemos destacar: captura de avifauna, captura ou caça de animais da fauna silvestre, cativeiro de animais silvestres, comércio ilegal de animais, construções irregulares em áreas protegidas por leis ambientais, corte de mangue, criatório irregular, desmatamento, disposição irregular de resíduos sólidos, extração mineral, injúria em árvores, maus tratos a animais, movimentação de terras (aterro), pesca irregular, poluição hídrica, queimadas, dentre outras.

 

Matérias Relacionadas
- Recife encerra Semana do Meio Ambiente
- Semana do Meio Ambiente encerra com atividades por toda a Cidade
- Parque 13 de Maio recebe a Mostra Ambiental do Recife
- João da Costa assina Agenda Ambiental na Administração
- Recife discute meio ambiente e sustentabilidade
- Representante da Câmara de Comércio Brasil-Portugal faz visita à Prefeitura
- Gincana encerra as atividades da campanha Praia Limpa
- 1ª Exposição de Orquídeas do Parque da Jaqueira é aberta
- Secretaria do Meio Ambiente é parceira da 1ª Exposição de Orquídeas do Parque da Jaqueira
- Secretaria de Meio Ambiente promove manhã de lazer e aprendizado no JBR
- Dia Mundial da Floresta é celebrado no Jardim Botânico do Recife
- Tartaruga marinha é entregue à Brigada Ambiental e devolvida ao mar
- Dia Mundial da Água é comemorado no Marco Zero
- Jardim Botânico comemora o Dia Mundial das Florestas
- Prefeitura do Recife promove Semana da Água
- Delegados do OP visitam Jardim Botânico do Recife
- 1ª Exposição de Orquídeas é realizada no Parque da Jaqueira
- Prefeitura do Recife promove Semana da Água
- Jardim Botânico do Recife recebe delegação chinesa
- Secretário de Meio Ambiente discute medidas de proteção para desova da tartaruga Cabeçuda


Enviar    Imprimir