Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO DA COSTA PARTICIPA DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
21:49 Segunda-feira, 4 de Julho de 2011

O evento deve reunir mais de 600 pessoas e tem o objetivo de debater as políticas do Plano Municipal de Saúde do Recife
 
Por Tádzio Estevam
 
O prefeito do Recife, João da Costa, participará, nesta terça-feira (05), da abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde, cujo tema será “Recife consolidando o SUS através da participação popular”. O evento, que segue até quinta (07), será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda) e consiste numa organização do Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife. O encontro, que deverá reunir um público superior a 600 pessoas no auditório Tabocas, tem o objetivo de debater as políticas do Plano Municipal de Saúde do Recife 2010-2013, em vigor desde o ano passado, e elencar os delegados que serão eleitos para participarem da etapa estadual.
 
Durante os três dias de conferência, dez grupos vão discutir e avaliar as diretrizes que foram definidas na elaboração do último Plano Municipal de Saúde, que terá vigência até 2013. Estarão em pauta tópicos como expansão da estratégia de Saúde da Família; readequação das Unidades de Atenção Básica; ampliação do Programa Academia da Cidade; consolidação das ações de controle em DST/AIDS; e melhoria dos sistemas de informação e comunicação do setor.
 
A programação da Conferência nesta terça (05) terá início a partir das 16h com a solenidade de abertura. Assim como o prefeito, também estarão presentes o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto; o representante do Ministério da Saúde, Mozart Sales; o deputado federal por Pernambuco, Paulo Rubem; o presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores do Recife, Luiz Eustáquio; o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda; e o pesquisador da Fiocruz/Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Domício Aurélio de Sá.
 
Na quarta-feira (06), as atividades começarão logo cedo, com a mesa que discutirá os temas Financiamento, Emenda Constitucional 29, LRF, Novos Recursos. O foco do debate será os repasses orçamentários do Ministério da Saúde para os municípios. Na quinta-feira (07), último dia do evento, acontecerá a aprovação da plenária final e as moções e a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde.
 
Antes da etapa municipal que começará nesta terça (05), o Município realizou etapas microrregionais e distritais, totalizando 24 encontros. Desses eventos, participaram 1.757 pessoas entre usuários da rede e trabalhadores, sendo escolhidas 489 pessoas para comporem o Colégio Eleitoral da Conferência. Elas foram distribuídas na seguinte ordem: trabalhadores (100), usuários (216), gestores (125) e conselheiros municipais de saúde (48).
 
Pós-graduandos da área de Saúde da Família da Rede Municipal de Saúde serão os relatores da 10ª Conferência. A comissão organizadora do evento também já definiu as atrações culturais: a banda “Força Especial” do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança – CERVAC e os grupos Coco de Pisada e do Programa Academia da Cidade se apresentarão às 17h do dia 05 de julho.
 
Integrantes do projeto Teatro Popular Consultório de Rua da Prefeitura do Recife também participarão da abertura da Conferência, mostrando o trabalho de atender a população em situação de risco e vulnerabilidade social junto à política de enfrentamento ao crack.

Matérias Relacionadas
- João da Costa palestra sobre trânsito e mobilidade em evento dos Diários Associados
- Delegadas do OP se reúnem com a Secretaria da Mulher, Iasc e Codecir
- Audiência discute a legalização do Trabalho Doméstico e as Mulheres Negras
- Prefeitura do Recife promove desobstrução de galerias
- Avenida Beberibe recebe serviços de tapa-buracos com nova tecnologia
- Codecir realiza capinação e coloca lonas no Ibura
- Secretário participa do III Fórum das Cidades-sede da Copa
- João da Costa participa da abertura da XII Fenearte
- Prefeito João da Costa anuncia a outorga definitiva da Rádio Frei Caneca à cidade do Recife
- Turma de 54 guardas municipais do Recife recebe certificados de Agentes de Trânsito
- Mulheres participam de mais duas pré-conferências
- Arrastão do Lazer chega ao Conjunto Habitacional do Jiquiá
- Bienal de São Paulo visita o Recife
- João da Costa entrega certificados do Curso de Formação de Agente de Trânsito para 54 guardas municipais
- Prefeito João da Costa participa da abertura da Fenearte
- João da Costa participa de reunião sobre Políticas de Combate ao Crack em Brasília
- URB recebe visita de representantes do BIRD
- Servidor da PCR pode solicitar metade do 13º salário
- Biblioteca da Prefeitura do Recife amplia acervo e atrai público
- João da Costa anuncia concessão definitiva da Rádio Frei Caneca ao Recife


Enviar    Imprimir