Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PROJETO “DIÁLOGOS...” ESTREIA SEGUNDA EDIÇÃO NESTA QUARTA (06), NO MAP
13:17 Quarta-feira, 6 de Julho de 2011

Durante o evento, será apresentada a encenação teatral do cordel “As mais de 100 mortes de Filotéia”

O Museu de Arte Popular (MAP) inicia, nesta quarta-feira (06), às 19h, a segunda edição do projeto “Diálogos…”, que tem como objetivo principal fortalecer e aprofundar os conhecimentos sobre a arte popular brasileira através da pesquisa, mapeamento e divulgação. Dessa vez, o evento explora o universo da Literatura de Cordel, em consonância com a exposição “Teia de Cordéis”, versando sobre a produção portuguesa e brasileira do gênero.

“Teia de Cordéis | Diálogos I… Tecendo os fios dessa teia” será o tema deste primeiro encontro e buscará entrelaçar a trajetória de vida de poetas e colecionadores com a própria história da Literatura de Cordel brasileira. Os convidados são a colecionadora e co-curadora da Teia de Cordéis, Maria Alice Amorim, e os cordelistas Mauro Machado e Meca Moreno.

Para a abertura haverá a encenação teatral do cordel “As mais de 100 mortes de Filotéia” de Mauro Machado, direção de Paulo André Viana e participação da atriz Jerlâne Silva.

Sobre os facilitadores da conversa:

Maria Alice Amorim - Natural de Juazeiro, Bahia, cresceu em Petrolina, Pernambuco. Vive no Recife, onde exerce o jornalismo especializado em reportagens culturais, colaborando em revistas e suplementos e realizando conferências. Dedica especial atenção à poesia popular, à arte figurativa e aos folguedos populares. Da fusão desses temas surgiu o livro “Carnaval – cortejos e improvisos (2002)”, em co-autoria com o pesquisador Roberto Benjamin. Publicou, em 2003, ensaio sobre arte popular na obra Pernambuco: cinco décadas de arte. É autora do ensaio Improviso: tradição poética da oralidade, que integra o livro Literatura e Música, co-edição do Itaú Cultural e editora Senac. Com pesquisa sobre as poéticas tradicionais do Nordeste brasileiro, defendeu dissertação de mestrado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) – “No visgo do improviso ou A peleja virtual entre cibercultura e tradição” –, que saiu em 2009 pela Educ (PUC-SP).

Mauro Machado - Nascido em Brasília (DF) em 21 de dezembro de 1982. Reside no Recife desde 1990. É neto do poeta paraibano Mauro Ananias da Costa, de quem herdou o gosto pelos versos. É autor dos folhetos: “O Pife Encantado” (set. 2004); As Mais de 100 Mortes de Filotéia (set.2007), O Exemplo do Ladrão de Galinha que Findou Botando um Ovo (fev. 2007); O Matuto no Shopping (maio 2002); Exemplo do Padre Pedófilo Capado pelo Diabo (jan. 2003); O Duelo Cibernético de José Honório e Mauro Machado (abr. 2005). Mauro é membro-fundador da União dos Cordelistas de Pernambuco – Unicordel.

Meca Moreno - Estudioso da poesia popular, poeta, compositor, artesão e produtor cultural. Pernambucano de Palmares, escreve poesia desde os 12 anos de idade; tem participado de várias antologias poéticas, além de ter poemas e artigos publicados em revistas e jornais diversos, é autor de vários cordéis e tem dois livros publicados: UNIVERSOS e GIRAMUNDO – O Espectador do Fim & Gêneros da Poesia Popular, o primeiro em co-autoria com o poeta Alfredo Moraes, numa edição independente. O segundo foi lançado pelas Edições Bagaço na V Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em outubro de 2005. É membro da União dos Cordelistas de Pernambuco – UNICORDEL, coordenador do Movimento Cultural Companhia do Cordel, membro do Movimento Poetas Del Mundo. É também um dos organizadores das antologias “Poetas do Pajeú”, “Antologia do cordel de Pernambuco” e “Antologia da Poesia Urbana de Pernambuco”.

Paulo Viana - Ator, Encenador, Arte-educador, Produtor Cultural, Contador de Histórias. Já encenou peças como “Morte e vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto sob a direção de Jader Austragésilo e “Viúva, porém honesta!”, de Nelson Rodrigues com a direção de Rubem Rocha Filho. Dirigiu o “Assombrações do Recife Velho” da obra de Gilberto Freyre, na Fundação Gilberto Freyre. Realizou a oficina de contação de histórias “Vamos Contar Histórias” no projeto “A Incrível Viagem de Contar Histórias” com patrocínio do programa BNB Cultural 2010 em parceria com o SESC Pernambuco para professores do ensino fundamental nos centros educacionais SESC LER de São Lourenço da Mata, Surubim, Belo Jardim, Buíque, Bodocó e Araripina em 2010, entre outros diversos trabalhos.

Jerlâne Silva - Atriz e estudante de Letras. Possui formação em arte-educação, dança popular e teatro para crianças. Atuou em diversos espetáculos no 13º, 14º e 15º Janeiro de Grandes espetáculosem Recife. Foi assistente de produção na 5ª Mostra Brasileira de Dança, nos 60 Anos de Atividade de Claudionor Germano e na homenagem CAPIBA – Madeira que o Cupim Não Rói em 2007.

Serviço
O que: Teia de Cordéis| Diálogos I… Tecendo os fios dessa teia
“As mais de 100 mortes de Filotéia”, de Mauro Machado
Quando: 06 de julho de 2011, quarta-feira, às 19 horas.
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho, Cais do Apolo, s/n
Quanto: Grátis
Informações: 3355.3110
Serão emitidos certificados aos ouvintes

Matérias Relacionadas
- Praia do La Greca lança 2ª temporada da série “Eu quero nadar no Capibaribe”
- Terminam nesta quarta-feira (06) as inscrições para a oficina de Storyboard oferecida pelo CFAV
- OSR visita obra de Mozart e Tchaikovsky
- 9ª Mostra Brasileira de Dança tem início neste domingo
- Terça Negra é adiada para reparos técnicos
- Cinema Apolo exibe os filmes: “Enfim, Viúva” e “Trabalho Interno”
- Exposições no Museu Murillo La Greca reúnem bom público durante abertura neste domingo
- Mamam no Pátio abriga The Lost Park
- Prefeitura do Recife prorroga a exposição "Amor e Solidariedade" na Galeria Janete Costa
- Museu Murillo La Greca recebe exposições de arte em papel ecológico
- Murillo La Greca abre inscrições para o Workshop “Trabalhando com o L Mais”
- Banda Sinfônica do Recife e Terezinha do Acordeon encerram São João do Recife
- Banda Sinfônica encerra festejos juninos do Recife
- Cinema Apolo exibe os filmes: “Enfim, Viúva” e “Trabalho Interno”
- Show dos homenageados do São João com OSR lota o Parque Dona Lindu
- Mamam recebe recorte da Bienal de São Paulo
- Abertura do projeto Laboratório acontece nesta quinta no Teatro Hermilo Borba Filho
- Casa do Carnaval abriga exposição “Festeiros e Devotos”
- Dona Matuta é a grande campeã do Concurso de Quadrilhas
- Parque Dona Lindu recebe show de despedida do Ciclo Junino


Enviar    Imprimir