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Educação, Esporte e Lazer

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE SOCIALIZA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL COM O MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE
19:46 Quarta-feira, 13 de Julho de 2011

O secretário de educação de Sobral, Júlio César Alexandre, falou das ações educacionais na sua cidade, que alcançou 1º lugar no ranking do IDEB

Por Suzan Vitorino

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) promoveu, nesta quarta-feira (13), o encontro intitulado “A política de educação do município de Sobral (CE) como estratégia para elevação do desempenho escolar”, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire. A atividade teve o objetivo de socializar as experiências, estratégias e ações que elevaram o desempenho escolar do município de Sobral e contou com a presença de cerca de 300 gestores das unidades educacionais do Recife.

A cidade de Sobral (CE), localizada a 235 km de Fortaleza, obteve, na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nota 6,6. Devido ao desempenho apresentado, a secretária de Educação do Recife, Ivone Caetano, convidou o secretário de educação de Sobral para uma troca de experiências na área educacional. “Aprender com o outro constrói novos saberes. É um momento de aprendizagem, de se estudar o que já é realidade e observar essa política de Sobral, que vem dando certo”, observa Ivone.

A atividade começou com a exibição do documentário ‘Paulo Freire Contemporâneo’. Em seguida, a mesa de discussão foi formada por Ivone Caetano; pelo secretário de Sobral; a diretora Geral de Ensino e Formação Docente do Recife, Lenira Silveira; e pelas representantes da Secretaria de Educação de Sobral, Jamile Forteles e Sâmia Cristina. “Fazer educação necessita de planejamento e de tempo. As ações estão sempre acontecendo, mas as mudanças acontecem a longo prazo”, disse Ivone Caetano ao abrir a socialização.

Em seguida, o secretário Júlio César elencou as ações da educação de Sobral, os eixos estratégicos e os indicadores educacionais analisados. Enfatizou a necessidade da criação de um projeto para definição de metas concretas de aprendizagem nas escolas. “Primeiro, as ações precisam ser elaboradas. Nossa primeira meta foi alfabetizar todos os alunos até os sete anos de idade, e hoje alcançamos esse objetivo”, apontou. Segundo o gestor, no início houve muita resistência por parte da escola em assumir a responsabilidade pela deficiência no aprendizado dos estudantes. “Mas fomos desconstruindo mitos e hoje os professores de Sobral têm a consciência de que a escola é o núcleo educacional onde tudo acontece”, concluiu.

Atualmente, todos os alunos de Sobral são avaliados duas vezes ao ano, em junho e em novembro. Além disso, existe uma política de incentivo à leitura e uma política de alfabetização na idade certa, além da criação de uma superintendência para acompanhar e visitar as escolas.

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