Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA FAZ VISTORIAS EM ÁREAS AFETADAS PELAS CHUVAS
19:51 Domingo, 17 de Julho de 2011

O prefeito do Recife, João da Costa, foi às ruas na tarde deste domingo fazer vistorias e verificar a situação de algumas comunidades afetadas pelas chuvas. O gestor falou com moradores e tomou novas providencias para minimizar os transtornos causados pelo grande volume de água que caiu nos últimos dias. Desde o início da manhã, o prefeito reuniu toda a equipe do Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta na sede da Codecir, em Santo Amaro e voltou para o local, após as vistorias, onde permaneceu reunido com a equipe até o início da noite. 
 
“Estamos estudando a possibilidade de decretar Estado de Emergência a partir do monitoramento que faremos durante toda a noite de hoje. Já determinei a ampliação da presença das nossas equipes no plantão da Codecir, convoquei engenheiros da URB para reforçar as vistorias nas áreas de deslizamento e determinei também à CTTU uma operação especial de trânsito principalmente nas áreas de maior volume de tráfego. Nós vamos estar presentes em todas as frentes, focados em proteger a vida das pessoas, que é o nosso maior compromisso”, afirmou João da Costa.
 
A primeira parada da vistoria foi na Campina do Barreto, nas margens do Canal do Arruda.  A desobstrução de um trecho do Rio Beberibe, executado pela Emlurb, possibilitou que o canal não transbordasse e invadisse casas. “Quando a gente planeja e toma medidas antecipadas como esta, podemos enfrentar melhor o período de chuvas”, disse o prefeito. A moradora Verônica Rodrigues da Silva, que mora há 22 anos no local, falou com o prefeito sobre as melhorias. “Vim aqui pessoalmente agradecer ao prefeito pela limpeza do canal porque ele vivia cheio de lixo e toda vez que chovia era um Deus nos acuda. Ele enchia demais. Desta vez, mesmo chovendo muito, a água não entrou nas casas”, constatou. Em seguida, João da Costa foi até a Ponte do Marajó, em Dois Unidos, e também nas margens do Rio Morno, acompanhar operações de  limpeza nas áreas.
 
O prefeito esteve ainda no bairro do Cajueiro, nas ruas Antônio Tibúrcio e Belo Horizonte, que ficaram alagadas por conta do nível de água elevado no Rio Beberibe. Lá, Costa conversou com os moradores e disse que vai procurar o governador Eduardo Campos para tratar do desassoreamento do rio. “Nós só conseguiremos resolver esse problema aqui quando conseguirmos tratar o Rio Beberibe. Eu vou marcar com o governador uma reunião para a gente discutir essa questão, porque o assoreamento do rio vai além do Recife”. O taxista Jaelson Ferreira, teve sua casa invadida pela água que atingiu  2m de altura. “É a primeira vez que um prefeito vem aqui ver a nossa situação de perto, que é antiga por causa do rio. Agora tenho esperança que isso vai ser resolvido depois do que ouvi aqui dele”, falou.
 
Na avenida Chagas Ferreira, Dois Unidos , o prefeito e equipe conversaram com moradores que tiveram suas casas atingidas pelo deslizamento de uma barreira. Graças ao trabalho preventivo realizado pela Codecir, as famílias foram retiradas no local e encaminhadas para casa de parentes. “Nós estamos trabalhando duro, em regime de alerta, reforçando as vistorias, retirando famílias das áreas de risco, para que nenhuma vida seja posta em risco. Por isso, reforçamos a importância de que as pessoas que moram nessas áreas deixem suas casas a qualquer sinal de alerta”, disse. Na Linha do Tiro, o muro da casa de número 1045 da rua Uriel de Holanda, caiu. O prefeito orientou pessoalmente os moradores que deixassem o imóvel até que um engenheiro faça uma vistoria no local.
 
A equipe foi ainda as ruas Bastos José Ribeiro e Guanabi, na Bomba do Hemetério onde os taludes que vem do Alto do Pascoal, estão cheias de lixo, ameaçando as casas. “Determinei aos engenheiros da Codecir um estudo detalhado da área para que possamos agir com ainda mais eficácia”, disse.

Matérias Relacionadas
- CTTU reforça monitoramento do trânsito nesta segunda (18)
- Prefeitura reforça atendimento em áreas de risco
- PCR recebe apoio da Cruz Vermelha nas ações de combate aos efeitos da chuva
- Codecir intensifica atendimento em áreas de risco
- Ibura recebeu reunião preparatória para Conferência de Juventude
- Prefeitura do Recife intensifica ações de combate a alagamentos
- João da Costa reúne Comitê de Alerta
- Prefeito monitora ocorrências das chuvas
- Defesa Civil registra 101 ocorrências durante a madrugada
- João da Costa toma café da manhã com moradores do Jardim Santa Helena
- Prefeito João da Costa vistoria obra de Pavimentação e Drenagem na Iputinga
- Defesa Civil reforça atendimento durante final de semana
- Passeios da Agamenom Magalhães passam por manutenção
- Emlurb realiza limpeza de galerias com jato de sucção
- João da Costa vistoria obras de contenção na Linha do Tiro e Dois Unidos
- Codecir registra 18 ocorrências nesta sexta-feira (15)
- Prefeitura inicia intervenção da Via Mangue na Avenida Sul
- Prefeitura do Recife reúne mulheres durante Pré-conferência
- Iasc recebe novas doações arrecadadas nos mercados públicos
- Prefeito prestigia ato de assinatura de protocolos de intenções para novos investimentos no Estado


Enviar    Imprimir