Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA REFORÇA ATENDIMENTO EM ÁREAS DE RISCO
00:00 Domingo, 17 de Julho de 2011

Mais de 100 pessoas estão envolvidas na operação, que está sendo comandada pelo prefeito João da Costa

Desde a última sexta-feira (15) quando iniciaram as chuvas mais fortes a Prefeitura do Recife intensificou o atendimento às ocorrências causadas pelas precipitações. Mais de 100 pessoas estão envolvidas na operação, que está sendo comandada pelo prefeito João da Costa, que ficou durante todo o dia na sede da Codecir, acompanhado de secretários e assessores. Além das equipes da Codecir, o trabalho conta com funcionários de todos os órgãos que integram o programa Guarda-Chuva.
 
De acordo com Francis Lacerda, do Lamepe, as chuvas que estão caindo no Recife já ultrapassaram a média histórica para o mês de julho, que é 340 mm. O acumulado do mês já registra 412 mm. Somente entre a sexta-feira (15) e hoje (17), o pluviômetro localizado na Codecir registrou 223,6 mm, mais que o total registrado em todo o mês de julho do ano passado, que foi de 190mm. “A tendência, a partir de agora, é que a chuva diminua, saindo de forte para moderada ou fraca”, afirma Francis.
 
Abrigamento: O Município está com três alojamentos preparados para receber as famílias que ficarem desalojadas e desabrigadas. Eles estão localizados na Várzea, na Imbiribeira e na Avenida Norte e possuem capacidade para 360 pessoas. Até o momento 30 famílias estão alojadas nestes locais. Todos estão recebendo o acompanhamento do Instituto de Assistência Social e Cidadania.
 
Trânsito - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou, neste domingo (17), da 00h até as 16h, um total de 25 ocorrências de semáforos com algum tipo de falha, seja por falta ou variação na tensão da energia elétrica, modificação no sincronismo ou queima de lâmpadas. Desde total, 24 já estavam com o seu funcionamento normalizado até o mesmo horário. Pela central de tele atendimento da Companhia – 0800 081 1078 – foram notificadas mais de 40 demandas informadas pela população, sendo que, 19 relacionadas a acidentes de trânsito (sem registro de vítimas fatais). As demais foram direcionadas a pedidos de fiscalização em geral.
 
Interdição - Por conta de um serviço da Compesa, a Rua Ernesto de Paula Santos, em Boa Viagem, teve um trecho interditado pela CTTU, pois o rompimento do asfalto poderia provocar acidentes. A CTTU desviou a circulação dos veículos, direcionando-os para a Rua Tenente Domingos de Brito, Rua Desembargador João Paes, Av. Visconde de Jequitinhonha, retornando para a Ernesto de Paula Santos. O desvio prossegue até a conclusão dos serviços. A Compesa ainda não determinou um prazo para o término dos trabalhos. Agentes do órgão estão no local monitorando o trânsito. 
 
Ocorrências: Entre as 11h e 17h deste domingo (17) a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) registrou 155 ocorrências entre solicitações de vistorias, lonas plásticas, deslizamentos de barreiras, árvores em risco e queda de muros. No mesmo período os agentes realizaram 189 vistorias.
 
Investimentos - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento, que beneficiarão mais de 2.400 famílias.
 
Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.
 
Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro e ribeirinhas, com a ampliação do número de alojamentos para acolhê-las, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Matérias Relacionadas
- Prefeito reune Comite Monitorame​nto Estado de Alerta e faz balanço dos efeitos da chuva
- João da Costa faz vistorias em áreas afetadas pelas chuvas
- CTTU reforça monitoramento do trânsito nesta segunda (18)
- PCR recebe apoio da Cruz Vermelha nas ações de combate aos efeitos da chuva
- Codecir intensifica atendimento em áreas de risco
- Ibura recebeu reunião preparatória para Conferência de Juventude
- Prefeitura do Recife intensifica ações de combate a alagamentos
- João da Costa reúne Comitê de Alerta
- Prefeito monitora ocorrências das chuvas
- Defesa Civil registra 101 ocorrências durante a madrugada
- João da Costa toma café da manhã com moradores do Jardim Santa Helena
- Prefeito João da Costa vistoria obra de Pavimentação e Drenagem na Iputinga
- Defesa Civil reforça atendimento durante final de semana
- Passeios da Agamenom Magalhães passam por manutenção
- Emlurb realiza limpeza de galerias com jato de sucção
- João da Costa vistoria obras de contenção na Linha do Tiro e Dois Unidos
- Codecir registra 18 ocorrências nesta sexta-feira (15)
- Prefeitura inicia intervenção da Via Mangue na Avenida Sul
- Prefeitura do Recife reúne mulheres durante Pré-conferência
- Iasc recebe novas doações arrecadadas nos mercados públicos


Enviar    Imprimir