Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CONEXÃO CULTURAL É ABERTA NO TEATRO LUIZ MENDONÇA, NO PARQUE DONA LINDU
00:00 Terça-feira, 19 de Julho de 2011

Cerca de 5.200 professores assistiram às dezessete atividades entre sessões de cinema, teatro, dança, música e visita a museus

No Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, a Conexão Cultural 2011 foi aberta, na tarde desta segunda-feira (18), pela Secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano. A “Conexão Cultural” chega a sua sexta edição com novo nome – anteriormente chamava-se Conexão 17 – e novidades que prometem incrementar o evento, como a ampliação do número de convidados e o ineditismo de algumas das atividades oferecidas.
 
A secretária recebeu os professores ressaltando a relevância da atividade para a rotina dos docentes e a política de valorização do professor da Rede Municipal de Ensino do Recife. “Os professores também são responsáveis pela difusão da cultura nas escolas com os estudantes. O acesso às artes, como cinema, teatro, dança e música contribui para esse diálogo em sala de aula. A Conexão Cultural faz parte da política de valorização do professor que não se dá apenas com aumento de salário, mas também com compromisso com a qualidade de vida do docente”, finalizou a secretária.

Em seguida, cerca de 300 professores assistiram a apresentação do espetáculo Sons da África, do Grupo Bacnaré, que abriu o evento num show que misturou dança, música e teatro. A apresentação do marcou a homenagem ao Ano dos Afrodescendentes, instituído pela Organização das Nações Unidas ONU.

Além disso, os oitocentos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil –(ADIs) e Agentes Administrativos Escolares (AAEs) e os 5 mil  e duzentos professores, dirigentes de escolas, UTECs, coordenadores de creches, diretores e gerentes puderam escolher entre as dezessete atividades entre sessões de cinema, teatro, dança, visita a museus e equipamentos culturais públicos e privados dos mais diversos tipos, que aconteceram simultaneamente. Entre eles o Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, que acolheu um público de 520 pessoas para assistir aos espetáculos “A Menina do Canto Livre”, no auditório (I), e “Teatro de Cordel”, no II. Já o Teatro de Santa Isabel, na Praça de República, recebeu 750 convidados para a encenação de “Cinco Minutos Para Blackout”, e o Teatro Hermilo Borba Filho acolheu o espetáculo “Os fuzis da Senhora Carrar Jadson”.
 
Para a professora Manuelina Xavier, o encontro é uma oportunidade para conhecer elementos novos da cultura pernambucana “É um momento de alegria o reencontro com os colegas para apreciar as manifestações artísticas do nosso estado e poder dialogar os elementos que formam a cultura pernambucana. Voltamos às aulas renovados”, avaliou a gestora.
 
A “Conexão teve sua apoteose às 17h30, no Pátio de São Pedro, com uma grande festa de confraternização, reunindo todos os participantes para prestigiar o show de encerramento com a Bandinha da Gerência de Animação Cultural da Seel (GAC), Banda Paulo Freire e Mandracatu.

Matérias Relacionadas
- São João do Recife tem 84% de aprovação
- Secretaria de Cultura divulga convocatória de ocupação da pauta do Teatro Luiz Mendonça
- Rap e afoxé na Terça Negra de Oxum
- Invenção de Poesia na Biblioteca de Casa Amarela
- Concurso de Poesia inscreve trabalhos até 30 de julho
- “Trabalho Interno” e “RIO” seguem em cartaz no Apolo
- Museu Murillo La Greca apresenta o projeto “La Olla Comum”
- Teatros municipais abrigam diversos espetáculos neste fim de semana
- Centro Apolo-Hermilo inscreve jovens para projeto O Aprendiz Encena
- Trabalho Interno e RIO seguem em cartaz no Apolo
- Museu Murillo La Greca apresenta o projeto “La Olla Comun” nesta sexta (15)
- Biblioteca de Afogados divulga programação de julho
- Hip hop e reggae na volta da Terça Negra
- Cinema Apolo Exibe “Trabalho Interno” e “RIO”
- Dança, comédia e peça infantil integram a programação dos teatros municipais
- Cinema Apolo Exibe “Trabalho Interno” e “RIO”
- Fundação de Cultura Cidade do Recife abre inscrições para a 6º Recitata
- João da Costa participa de confraternização do São João 2011
- Murillo La Greca oferece oficinas de férias para a criançada
- Dança, comédia e peça infantil integram a programação dos teatros municipais


Enviar    Imprimir